Como funciona a Poupança Fácil Caixa?

Conhece a Poupança Fácil CAIXA? Saiba como funciona esta modalidade de poupança e como usufruir de seus rendimentos e benefícios sociais como Bolsa Família.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Abrir uma poupança é uma das principais opções para quem quer juntar dinheiro para um objetivo de curto prazo ou fazer uma reserva de emergência. Os custos são baixos e é um investimento seguro, se comparado com o rendimento em outros tipos de conta.

Entretanto, muitos tem dúvidas de como funciona o processo e quais são os pré-requisitos para se abrir uma poupança e acabam desistindo do investimento. Por isso, a Caixa Econômica Federal criou a Poupança Fácil, feita para aquelas pessoas que não querem se preocupar com os processos burocráticos de uma conta, mas desejam ter onde guardar o dinheiro e obter os rendimentos.

Continua após a publicidade

A Poupança Fácil Caixa é simples, pode ser aberta por qualquer um, mesmo aqueles que têm nome sujo e seus rendimentos são exatamente iguais a qualquer outro tipo de poupança da CAIXA ou de outro banco. Confira as regras do rendimento da poupança aqui e, para entender como funciona, é só continuar lendo.

O que é a Poupança Fácil

Trata-se de uma modalidade simplificada da poupança, que possui algumas limitações, mas garante os mesmos benefícios de uma caderneta comum. Aquele que optar por esse tipo de investimento precisa ter em mente que a movimentação máxima mensal não pode exceder o valor de três mil reais. Isso significa que não podem ser feitos depósitos nem débitos maiores que esta quantia, porque o saldo da poupança não pode ser maior do que esse valor, nem mesmo em um centavo que seja.

Qualquer pessoa pode possuir uma Poupança Fácil Caixa, desde que cumpram as solicitações necessárias, que serão explicadas mais adiante.

Outra vantagem desse tipo de conta diz respeito aos beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. As quantias recebidas podem ser depositadas pelo governo diretamente na poupança, tudo que é necessário é ir até uma agência para fazer a solicitação de cadastro, o que é muito útil para quem deseja que o benefício se transforme em um investimento futuro na vida dos filhos, por exemplo. Confira no site da CAIXA as condições.

Poupança CAIXA Fácil - Bolsa Família
Poupança CAIXA Fácil e o cartão ELO para beneficiários do Bolsa Família

Esse tipo de conta oferece algumas vantagens, dentre elas a praticidade de poder utilizar o Internet Banking da Caixa e o aplicativo no celular para consulta e ter maior facilidade no controle de valores. Além disso, o cliente não tem nenhum custo para abrir ou manter sua conta e garantir o investimento que é considerado como o mais forte, seguro e tradicional no mercado financeiro hoje em dia.

Como abrir uma Poupança Fácil

Para realizar a abertura de uma Poupança Fácil Caixa, o processo é bem simples. Basta ir até uma agência do banco mais perto de você ou em qualquer casa lotérica credenciada ao sistema CAIXA Aqui e apresentar documento de identidade com foto e CPF. Podem ter conta todas pessoas físicas, brasileiras, que morem no país, alfabetizadas e de todas as idades.

No caso de menor de 16 anos, a abertura é permitida somente pelos representantes legais da criança ou adolescente, apresentando o documento de ambos. No caso de o titular da conta ter entre 16 e 18 anos, o menor deve se apresentar para abrir a conta junto com os pais.

Após o cadastro, você receberá, em alguns dias, o cartão da poupança em casa e já poderá efetuar saques, depósitos, transferências ou utilizar como cartão de débito em qualquer estabelecimento que aceite cartões de débito. Antes de o cartão chegar, é necessário comparecer à agência de origem ou casa lotérica com os números da conta e identidade para realizar esses procedimentos.

Atenção: Não é possível fazer saques em lotéricas sem este cartão.

Transformação de poupança

Caso os valores comecem a exceder o limite permitido pela Poupança Fácil Caixa, o processo para transformá-la em uma conta comum é bem simples. É necessário ir até uma agência, retirar todo o dinheiro e ir até o gerente para solicitar uma nova conta com seus documentos pessoais e comprovante de residência. A alteração de modalidade acontece é feita na hora da solicitação. Veja como funciona a caderneta de poupança da CAIXA também.

As cadernetas de poupança são livres de taxas e imposto de renda, sendo assim, você não pagará a mais nada por ter uma poupança comum. Inclusive, a rentabilidade é a mesma.

No caso de transformar uma conta Poupança CAIXA Fácil em Poupança CAIXA Pessoa Física, benefício do Bolsa Família já não pode ser creditado automaticamente, portanto é necessário solicitar a disponibilização do cartão para que seja feito o saque normalmente.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

458 comentários

  1. Renata Oliveira

    Sou beneficiará do bolsa família sou obrigada abrir essa conta pra mim continua recebendo?

  2. Brenda

    Eu tinha um conta Caixa Fácil, porém a caixa atualizou (sem eu pedir)para a conta Poupança Caixa Fácil, minha dúvida é se o meu pagamento ainda poderá ser depositado nos dados antigos e se posso estar pegando (mesmo com a atualização dos dados) ,sem ter que entrar dentro de uma agência para receber?

  3. Valsir

    Meu cartão conta poupança fácil esta inválido e abri essa conta em manaus e agora moro em outra cidade posso solicitar aqui outro ou só em manaus mesmo aonde tirei o primeiro? ou posso fazer uma declaração p outra pessoa tirar p mim em manaus?

  4. Continua após a publicidade

  5. Thamyres

    Eu abri esses dias uma conta poupança caixa fácil porém tem quase três mil no cartão mais ainda não fez os dia que tá pra chega porém como que eu faço para fazer o pedido de um cartão que não tenha limites e como faço para pode tira o dinheiro pra fazer um cartão sem limites e coloca nessa conta

  6. Chanaya

    Eu quero abrir uma conta pra mim ir guardando meu dinheiro mais q eu possa ir deixando até conseguir uma boa quantia 3 mil é muito pouco como eu faço? Que tipo de conta posso abrir?

  7. Grasiela

    Boa noite!
    Abri uma conta nas casas lotéricas mais tem OP:013 ela é uma conta fácil? Não me explicaram…

  8. Roger

    Qual a operação da poupança fácil é 023?

  9. Raianne

    Pedi um cartao bolsa família mas veio o cartao poupança … quer dizer que vou receber meu bolsa família nessa conta?

  10. Silvia Marcia

    Se tenho um dinheiro nesta conta que recebo do bolsa família e não quero usar todo,esse dinheiro fica na conta ou volta para o governo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.