Postalis: Tudo que você precisa saber sobre a previdência privada dos Correios

A Postalis, previdência privada oferecida pelos Correios a seus funcionários, tem diversas composições e formas de contratar. Entenda mais.

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Postalis: Tudo que você precisa saber sobre a previdência privada dos Correios

Buscando oferecer cada vez mais benefícios e se tornar uma empresa atrativa para os colaboradores, os Correios criaram a previdência privada Postalis.

Aliás, vale mencionar que o fundo é exclusivo para os funcionários da instituição.

A Postalis tem como objetivo, garantir aos colaboradores dos Correios benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Oficial

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E se você quer saber mais sobre o Postalis e quais seus diferenciais para comparar com outras opções do mercado, o iDinheiro preparou este conteúdo completo. Confira agora mesmo.

Sobre a Postalis

A previdência privada é um dos complementos de renda que muitas pessoas fazem a fim de garantir uma quantia extra para a aposentadoria. 

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Por isso, algumas empresas buscam oferecer este tipo de benefícios para os seus colaboradores, inclusive os Correios. 

Assim, analisando as demandas dos colaboradores, em 1981 foi criado o Postalis – Instituto de Previdência Complementar.

Atualmente, a entidade sem fins lucrativos está entre os maiores fundos de pensão do Brasil. 

Com total autonomia administrativa e financeira, os recursos do Postalis são provenientes das contribuições dos empregados e da empresa patrocinadora, os Correios. 

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Todos os valores arrecadados são investidos em fundos que trarão retorno futuro para os participantes. 

Atualmente, a empresa foca no reconhecimento como uma instituição transparente, confiável e sustentável, princípios de governança que são fundamentais no mercado financeiro.

Afinal, eles moldam toda a gestão e estratégia, inclusive da Postalis ao divulgar e liberar o acesso as suas informações detalhadamente.

Principais previdências privadas oferecidas pela Postalis

A Postalis, ao longo dos anos, lançou alguns produtos de previdências privadas a fim de continuar sendo a melhor opção para os funcionários dos Correios e da própria Postalis. 

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Confira abaixo, com maiores detalhes, cada um dos planos disponibilizados pela empresa

Plano BD

O primeiro tipo de previdência privada oferecida pelo Postalis foi o Plano BD. Por meio dele, os participantes e patrocinadora contribuem solidariamente para os benefícios programáveis e de risco. 

Por ser uma modalidade de benefício definido, não possui muitas variações de acordo com as demandas específicas de cada um dos participantes. 

Porém, em 2008 o plano foi saldado e fechado para novas adesões. A decisão ocorreu devido ao fato de que encontrava-se em déficit. 

Isso ocorreu pois as contribuições dos funcionários ativos eram alocadas para o pagamento de previdência dos pensionistas e aposentados.

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Assim, com a insustentabilidade desse modelo, decidiu-se optar por outro mecanismo de rendimentos. 

PostalPrev

A modalidade PostalPrev é a única disponível para contratação atualmente. O plano é feito através da contribuição variável. 

E, para chegar nessa contribuição, uma combinação de valores considera:

  • um plano de contribuição definido na fase de acumulação com valor fixo;
  • um plano de benefício que define quais deles são categorizados como programados de forma vitalícia e de risco, de acordo com as necessidades individuais.

Diferente da previdência pública, o modelo do PostalPrev é de reservas individuais. 

Isso significa que o crédito das contribuições acontece no próprio saldo de contas do contribuinte e não vão para outros participantes. 

Uma das vantagens desse modelo é a co-contribuição. Para cada centavo da sua contribuição básica, a patrocinadora contribui com a mesma quantia. 

Além disso, o rendimento do valor contribuído possui isenção de Imposto de Renda. 

Outra vantagem oferecida por esse plano é a aposentadoria antecipada. Por meio dela os contribuintes podem solicitar a aposentadoria a partir dos 50 anos de idade, de acordo com as condições previstas no regulamento do plano. 

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Como aderir os serviços Postalis?

O primeiro requisito para aderir os serviços oferecidos pela Postalis é ser funcionário dos Correios, podendo ser contratado a qualquer momento, desde que o colaborador ainda esteja exercendo suas funções. 

No entanto, colaboradores que estejam recebendo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, contrato de trabalho suspenso ou interrompido, não é possível fazer a solicitação e aderir aos planos da empresa.

Além disso, outro ponto importante é que a previdência privada Portalis tem a opção de portabilidade.

Com isso, é possível migrar de outras instituições para aderir a Postalis, assim como a situação inversa.

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Assim, aos funcionários aptos a se inscreverem, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 879 0300

É válido ressaltar que, se a contratação foi feita há mais de 30 dias da solicitação, o funcionário deverá apresentar um atestado de saúde.

Postalis na opinião dos clientes

Segundo as avaliações dos participantes do fundo de previdência privada Postalis em sites de opinião pública, como o Reclame Aqui, podemos observar a nota média geral é de 6,6, considerado como regular.

Vale ressaltar que essa avaliação se baseia nos registros de reclamação feitos pelos clientes da própria empresa, ou seja, funcionários dos Correios que optaram por participar da previdência privada oferecida. 

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Inclusive, alguns dados pertinentes acabam chamando a atenção, como:

  • 98,4% das perguntas na plataforma Reclame Aqui estão respondidas;
  • 52,3% das pessoas afirmam que voltariam a fazer negócio com a empresa;
  • 65,9% é o índice de resolução para os casos registrados no site.  

Canais de contato com a Postalis

Para atender os participantes dos seus fundos previdenciários e clientes de outros produtos, a Postalis disponibiliza diversos canais de atendimento. 

Existem desde plataformas digitais e canais telefônicos, até atendimento presencial nas sedes espalhadas pelo Brasil. 

Para facilitar a sua busca por plataformas de contato com a Postalis, listamos seus principais canais de atendimento. 

Postalis Online

Para facilitar o acesso e comunicação com seus clientes, os Correios criaram o Portalis Online que oferece acesso a área do cliente para consulta e abertura de chamados por este link.

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Central de atendimento 

Para contatar a central de atendimento basta ligar para o número 0800 879 0300. O horário de atendimento é de 8:00 às 18:00, segunda a sexta-feira, exceto feriados. 

Contato com a sede

Para os participantes dos fundos Postalis que desejam entrar em contato diretamente com a sede, a linha disponível é 3003-3669, sem a necessidade de inserir o DDD. 

A previdência privada Postalis vale a pena?

Por ser uma opção voltada exclusivamente para os funcionários dos Correios, a Postalis oferece boas condições de contribuição e aposentadoria para os mesmos.

Além disso, a parte da contribuição feita pela empresa patrocinadora também favorece essa opção.

É importante ressaltar que para pessoas que tem o intuito de sair dos Correios, há a opção de continuar com a previdência, no entanto, com total regime de autopatrocínio

Entretanto, vale ressaltar que, para decisões como a escolha da previdência privada a melhor opção sempre é comparar as possibilidades oferecidas pelo mercado.

Por isso, é importante se atentar aos detalhes, condições de contribuição e de aposentadoria.  

Quer saber mais sobre os regimes e opções de previdências privadas como a Portalis?

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