Os cartões de crédito vêm sendo cada vez mais usados nas compras, em todo o mundo. É uma forma mais prática e segura de comprar. Além de evitar que o consumidor ande pelas ruas com dinheiro na carteira, os cartões permitem as compras parceladas, o que é uma grande vantagem na hora de comprar aquele produto mais caro, que não dá para pagar à vista.

Os produtos mais comprados com os cartões são os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, seguidos das roupas e sapatos. Normalmente são produtos mais caros, e os consumidores preferem parcelar a compra ao invés de juntar dinheiro para comprar à vista.

Continua após a publicidade:

Mas muitas pessoas nos perguntam se é possível comprar algo mais caro ainda, como um carro. A resposta é sim! Desde que você tenha esse limite em seu cartão.

Como Parcelar um Carro no Cartão

Para comprar um carro usando o seu cartão de crédito, primeiramente é necessário que ele tenha um limite bem alto, ainda mais se for parcelar o valor total do veículo.

Pense que se você for comprar um carro que custa 20 mil reais, e for parcelar o valor total, é preciso ter um limite igual ou maior que 20 mil reais. Se for dar a metade de entrada, por exemplo, e for parcelar o restante, é preciso ter um limite de pelo menos 10 mil reais. Então, não é tão fácil assim, pois são poucos os cartões que oferecem limites tão altos.

E se você tem esse limite no seu cartão, é preciso pensar também no valor das parcelas. Lembre-se que os cartões de crédito só parcelam em até 12 vezes. Então, o valor será dividido em apenas 12 meses, não é 24, 36 ou 48, como normalmente são financiados os carros pelos bancos. Você precisa calcular se o valor das prestações cabe no seu orçamento, pois se as parcelas se atrasarem, ou se você entrar no crédito rotativo fazendo pagamento mínimo, os juros serão enormes. E a chance de se endividar também será enorme. É preciso ter cautela ao fazer um parcelamento como esse.

Parcelando a Entrada

Algumas pessoas pensam em parcelar a entrada no cartão de crédito e financiar o restante com o banco. Algumas concessionárias permitem esse tipo de compra. Mas também é preciso pensar bastante antes de fazer este parcelamento. Lembre-se que ao mesmo tempo que estará pagando as prestações do financiamento do carro, estará pagando também as parcelas da entrada no cartão. Então, é preciso fazer as contas e ver se as duas dívidas juntas cabem no seu orçamento para evitar dívidas no futuro.

Posso usar o cartão para comprar um carro e parcelar?
Faça contas antes de parcelar um carro no cartão

Vantagens do Parcelamento no Cartão

Se você não tem a certeza de que conseguirá cumprir com o pagamento das parcelas, o melhor é evitar esse tipo de dívida. Mas se tem o limite no cartão, é um bom administrador de suas finanças e tem a certeza de que irá conseguir pagar as parcelas em dia, esse tipo de compra pode ser vantajosa.

Primeiro porque o carro já será seu, e não do banco, como nos financiamentos. Assim que fizer a compra, já poderá passá-lo para o seu nome.

A segunda vantagem são os pontos que você ganhará no programa de relacionamento do seu cartão. As compras maiores dão muito mais pontos.

Então, depende de você avaliar a sua situação para saber se compensa ou não comprar um carro parcelado no cartão.

Publicidade