Posso Usar o Cartão da Poupança Como Débito?

Será que o seu cartão magnético da poupança pode ser usado para pagamentos na função débito. Veja a resposta para essa dúvida e saiba como usar melhor seu cartão.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Quem abre uma conta poupança costuma receber um cartão magnético para movimentações. Ele pode ser usado nos caixas eletrônicos para realização de consultas, saques, transferências e outros serviços bancários do tipo. Mas será que podemos usar o cartão da poupança para pagamentos do débito?

Para entender um pouco melhor essa possibilidade, é preciso pensar na conta poupança como uma conta bancária. Se as compras na função débito são descontadas diretamente no saldo da conta, também é possível fazer pagamentos usando o catão da poupança.

Continua após a publicidade

Porém, para que o cartão da poupança seja usado em pagamentos, é necessário que ele tenha uma bandeira, responsável pela intermediação da transação. Se o seu cartão tem apenas tarja magnética, ele só poderá ser usado nos caixas eletrônicos do banco. No entanto, isso não é o mais comum.

A maior parte dos bancos oferece aos clientes da conta poupança um cartão magnético com as bandeiras Visa Electron ou Mastercard Maestro (marcas para transações no débito das empresas Visa e Mastercard). Se esse é o caso do seu cartão, isso significa que ele poderá ser usado para transações com débito em conta nos estabelecimentos que operam com essas bandeiras.

Outras bandeiras também podem ser encontradas nos cartões de poupança. Em todo o caso, tendo uma bandeira o cartão será aceito em comércios que tenham parceria com aquela marca. Na dúvida, pergunte sobre a aceitação no estabelecimento ou observe os adesivos de adesão.

Como Usar o Cartão?

O uso do cartão da poupança na função débito é muito simples. Basta seguir os passos abaixo para fazer pagamentos:

  1. Encontre um estabelecimento comercial que aceite a bandeira do seu cartão da poupança;
  2. Apresente o cartão na hora do pagamento;
  3. Espere para que os dados do cartão sejam lidos pela maquininha (tarja magnética ou chip);
  4. Verifique o valor da transação;
  5. Informe sua senha usada para movimentações no caixa eletrônico;
  6. Aguarde a emissão do comprovante de pagamento.
Cartão Poupança Caixa com a bandeira Elo
Cartão Poupança Caixa com a bandeira Elo

As compras e pagamentos feitos na função débito são retirados automaticamente do saldo da poupança. Por isso, é importante ter cuidado ao usar esse serviço, porque você estará correndo o risco de perder a rentabilidade da poupança.

Dica: para quem usa a conta poupança apenas como uma forma de ter conta em banco com tarifas menores, o uso do débito pode ser uma boa opção, desde que se leve em consideração o planejamento financeiro sobre o saldo da poupança.

Poupança É Investimento?

Se você tem um fundo de emergência guardado na poupança e precisa comprar uma geladeira nova porque a velha estragou, o cartão pode ser usado na função débito como forma de pagamento. Porém, se você está guardando dinheiro para a realização de um sonho, será que vale a pena ficar mexendo o tempo todo no saldo da poupança para fazer pequenos pagamentos do dia a dia? A resposta é não.

Antes de usar o saldo da poupança para pagamentos no débito, é fundamental que você pense na questão do rendimento. Mesmo sendo baixa, a lucratividade da poupança pode significar um ganho nos montantes guardados a mais tempo. Esse rendimento não pode ser simplesmente ignorado para que se utilize a poupança simplesmente como conta corrente.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

278 comentários

  1. lindaice da

    Quero um cartao

  2. Elizabete

    Bom dia Eu tenho cartão caixa poupança a anos eu quero um débito e crédito.:
    Qual e o cartão?
    Tem anuidade?
    Qual e o valor ?
    Como debitar em conta?
    O Hipercard da para debitar em conta?

  3. Glathiéle

    Eu tenho o cartão poupança (Débito).
    Eu usava ele normal, quando eu precisava usar o débito funcionava.
    Agora de uns tempos para cá, passei vergonha pq o débito não estava funcionando, sendo que tem dinheiro na conta.
    Eu ligo para reclamar sobre o assunto, pede o meu nome e o CPF, diz que vai passar a ligação e eles desligam na minha cara

  4. Continua após a publicidade

  5. Wislaine Prado

    Até qual valor no dia posso passar débito com o cartão poupança?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.