Posso Ter Duas Contas Correntes no Mesmo Banco?

Você está pensando em abrir uma segunda conta corrente? Veja tudo o que você precisa saber antes de se tornar correntista da mesma instituição bancária.

flaviomariano
Flávio Mariano

Posso ter duas contas correntes na mesma instituição financeira? Essa é uma pergunta feita por alguns correntistas que, por qualquer motivo, desejam abrir uma outra conta no banco onde já são clientes. Na prática, nenhuma lei ou regra bancária impede o cidadão de abrir outra corrente em seu nome. Mas será que vale a pena ter dois contratos com o banco?

Situações como a abertura de conta-salário para recebimento de pagamentos, maior controle financeiro, investimentos ou necessidade de uma conta empresarial pode levar alguém que querer ter duas contas correntes. Para entender melhor essa questão, vamos imaginar o seguinte exemplo:

Continua após a publicidade

O José tem uma conta bancária para movimentar seu salário e fazer as transações do dia a dia. Porém, ele tem alguns imóveis alugados e desejaria ter uma outra conta somente para receber os pagamentos de aluguel dos inquilinos, mantendo a administração desses valores em separado de sua conta pessoal.

Nesse caso, a necessidade de uma segunda conta faz bastante sentido. Como o José não é pessoa jurídica, ele teria que abrir uma nova conta para pessoa física utilizando seu próprio CPF já utilizado para a conta corrente anterior. Se ele tem vontade, por exemplo, de aproveitar as vantagens oferecidas por outra instituição financeira, a conta pode ser aberta em um banco diferente. Porém, se ele está satisfeito com os serviços do banco onde tem conta, nada impede de abrir uma segunda conta na mesma instituição.

Inclusive, a escolha de abrir a conta corrente no mesmo banco pode trazer a facilidade de aproveitar um cadastro único para o usuário naquela instituição. Isso significa mais facilidade de manutenção da conta e aprovação de cadastro.

Abertura da Segunda Corrente

Se você tem a necessidade de abrir uma segunda corrente e quer fazer isso no mesmo banco, o primeiro passo é ir até a agência para conversar com o gerente. Ele poderá te instruir sobre os procedimentos necessários para a contratação, uma vez que cada banco tem formas diferentes de realizar esse tipo de contrato.

Duas contas no mesmo banco é possível?
Duas contas no mesmo banco é possível?

No caso da conta-salário, o empregador deve ser o responsável pela abertura da nova conta. Assim, o cliente precisa apenas assinar a documentação e apresentar os documentos exigidos. Se houver algum problema, você será avisado. É importante destacar que para a conta-salário não existem tarifas, garantindo que o correntista arque somente com os custos de sua primeira conta.

Outra possibilidade é a abertura de um conta PJ para quem já possui conta como PF. Não há nenhum impedimento, até porque a conta será de uma empresa e não de uma pessoa (mesmo no caso dos microempreendedores individuais). Também aqui é necessário consultar na instituição os documentos necessários para abertura de conta. O procedimento pode ser facilitado já que você tem seu cadastro realizado na instituição.

Sobre as Tarifas

Quem tem interesse em possuir duas contas bancárias deve estar atento à cobrança de tarifas. Afinal, a existência de duas contas pode representar o acúmulo de duas cestas de serviços, duas taxas de manutenção, dois cheques especiais e etc. Se a abertura for feita na mesma instituição, esse é um excelente argumento para negociar redução nas taxas cobradas pelos bancos. Tente conseguir com o gerente um desconto ou mesmo a isenção no pacote de serviços da segunda conta.

Veja também se é possível conseguir condições facilitadas de acesso a crédito e outros serviços já que você será o titular de duas contas correntes diferentes.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

149 comentários

  1. Rodrigo amaro

    Tenho uma conta corrente no Bradesco e tenho débitos atrasados posso fazer outra?os débitos atrasados irá passar pra outra conta?

  2. Alexandre barreto

    Posso abrir uma segunda conta corrente na mesma agência e no mesmo banco ( ambas pessoa física )?

  3. Lilia

    Tenho uma conta conjunta no bBanco do Brasil com meu ex marido e agora estou me divirciando. Soube na agencia que preciso de sua autorização para retira-lo da minha conta, mas ele não quer dar essa autorização, se recusando a sair da conta. Acontece que essa conta é também minha conta salario, e ele fica sabendo de toda a minha movimentação. E pode tqmbem mexer na conta. Para ele sair dessa conta conjunta foi pedido na justiça, ja que ele se nega, mas o divorcio esta demorando a sair e enquanto isso ele mexe no meu salario que recebo nessa conta. Fui ao Banco do Brasil abrir uma segunda conta no meu nome entqo, para que eu pudesse transferir o meu salario para essa conta, mas o banco nao permitiu. Como devo proceder?

  4. Continua após a publicidade

  5. Shirley Cristiane

    Tenho uma conta corrente no Itaú mas com pendências, consegui abri uma outra conta corrente só que em outra agência. O banco pode puxar o dinheiro dessa outra conta para quitar a dívida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.