Outros

Posso Receber o Auxílio Emergencial na Conta de Outra Pessoa?

Flávio Mariano
Posso Receber o Auxílio Emergencial na Conta de Outra Pessoa?

O Auxílio Emergencial começará a ser pago nesta quinta-feira. Confira aqui se este pagamento pode ser feito na conta de outras pessoas e saiba se o indivíduo pode sacar este dinheiro.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O Auxílio Emergencial é uma medida tomada pelo governo, a fim de prestar assistência aos indivíduos que foram afetados financeiramente pelas medidas de combate ao coronavírus, assim como pela própria doença, que acometeu milhares de pessoas, no mundo inteiro. O auxílio, cujo valor é de R$ 600,00 ou de R$ 1.200,00, dependendo da condição do solicitante, pode ser pago aos indivíduos que se encaixam em uma das situações a seguir: foram inscritas no CadÚnico até o último dia dia 20 de março, são Microempreendedores Individuais (MEIs), são contribuintes individuais ou facultativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão na informalidade ou desempregados e que são inscritos no Bolsa Família.

Ademais, é preciso cumprir alguns outros requisitos, como ter mais de 18 anos e estar dentro da renda média exigida, que é de até meio salário mínimo por indivíduo e de até 3 salários mínimos por família. Os indivíduos que já recebem o Bolsa Família, ou que foram inscritos no CadÚnico, não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Mas, o restante dos interessados precisa realizar a solicitação.

Continua após a publicidade:

O pagamento deste Auxílio Emergencial será feito por meio de transferências eletrônicas para outras contas, que podem ou não ser da Caixa Econômica Federal. A transferência para contas de outros bancos será gratuita, de acordo com o presidente da Caixa. Porém, esta conta indicada para o recebimento deve estar no CPF do beneficiário. Ou seja, não é possível receber o auxílio na conta de outra pessoa. Abaixo, saiba mais sobre isto.

Conta para o recebimento do Auxílio Emergencial

Como mencionado, os indivíduos que não recebem o Bolsa Família ou estão inscritos no CadÚnico devem realizar a solicitação para o recebimento do auxílio por meio do aplicativo ou site da Caixa. Em uma das etapas, nesta solicitação, é pedido que o indivíduo insira como será feito o recebimento do benefício: em uma conta existente ou em uma conta digital que será aberta na hora.

Porém, como pode-se ler nesta etapa, é preciso que seja indicada uma conta já existente no seu CPF ou que seja aberta uma no seu nome. Ou seja, não é possível usar a conta de terceiros para receber o Auxílio Emergencial. A conta deve estar no seu CPF, e, caso não haja uma, a Caixa está se disponibilizando a realizar a abertura imediata de uma conta digital do tipo poupança social.

Esta conta digital deve disponibilizar a todos pelo menos uma transferência gratuita mensal, para que o indivíduo possa enviar o seu dinheiro até mesmo para a conta de terceiros, caso deseje. Ainda, ela não pode ter a cobrança de tarifas de manutenção, está proibida de emitir cartão físico, cheques ou ordens de pagamento e não pode exigir documentos para que seja realizada a sua abertura.

Site Caixa Auxílio Emergencial
Como pode-se ver, no cadastro no site da Caixa, deve-se indicar uma conta bancária no seu CPF.

Ou seja, caso o beneficiário deseje, ele pode transferir o seu Auxílio Emergencial para a conta de outra pessoa, mas só depois de recebê-lo em uma conta de sua própria titularidade. Não há nenhum problema se a conta indicada, já existente, seja de outro banco, além da Caixa Econômica Federal. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, não será cobrado qualquer valor de transferência para que o dinheiro relativo ao auxílio seja depositado na conta de uma outra instituição.

Posso sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial?

Por enquanto, só estão sendo feitos depósitos do Auxílio Emergencial. Logo, o dinheiro pode ser gasto para pagamento de contas, compras no débito, etc. Os indivíduos que precisarem sacar o valor em espécie precisarão esperar o calendário de saques ser divulgado pela Caixa Econômica Federal. De acordo com Pedro Guimarães, o indivíduo, neste primeiro momento, poderá realizar DOCs, TEDs, realizar pagamentos e gastar esse dinheiro do benefício.

Mas, caso ele deseje sacar esse dinheiro, deverá esperar a liberação por parte da instituição. Este impedimento do saque visa evitar a aglomeração em agências, lotéricas, dentre outros locais públicos. E, não é preciso se preocupar em sacar este dinheiro imediatamente para que ele não tenha suas dívidas descontas, uma vez que esta prática não é permitida. De acordo com Paulo Henrique Angelo, vice-presidente da Caixa, o dinheiro do Auxílio Emergencial será protegido, e, por isto, não pode ser usado para realizar o pagamento de débitos já existentes, como do cheque especial.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

113 resposta em “Posso Receber o Auxílio Emergencial na Conta de Outra Pessoa?

  1. Boa noite
    Ja tenho o cadastro unico ha mais ou menos 3 anos, Somos eu e meu esposo desempregados, quero saber se aprovado o auxilio cai em qual conta? Tudo junto em uma conta so ou eu teria que ter a minha e meu esposo a dele. Pq ele nao tem conta em banco nenhum. Como procede pode me explicar?

    1. Ao fazer a solicitação, o dinheiro cai na conta indicada do próprio CPF. Se não tiver nenhuma, há a opção de abrir uma conta digital no ato.

  2. Entendi a resposta. Sei também que não pode editar os dados. Meu namorado colocou as informações da minha conta para receber o auxílio. O que vai acontecer? Vai ser desaprovada?

        1. Veja no app caixa tem. O dinheiro só cai no cartão digital agora. o meu caiu nessa conta digital,embora a primeira parcela caiu na minha conta poupança. porém BAIXEI O APP PICPAY,PARA EU TRANSFERIR O DINHEIRO NA CONTA.

    1. Nao interfere, só que a caixa vendo que ele não possui conta abrirá automática mente uma poupança digital

  3. Continua após a publicidade

  4. Não tenho conta em banco após o depósito do auxílio na conta digital posso transferir para conta do meu marido?

  5. Continua após a publicidade

  6. O meu foi aprovado mais não consigo entrar no aplicativo caixa tem de jeito nenhum diz que tem atualização vou no Apple Store e não tem nenhuma atualização, tem como eu transferir o dinheiro de outro jeito para minha outra conta bancária por favor?

    1. Olá! Eu não conseguia também. Até que desinstalei tudo e comecei pelo Android de novo. Depois que tirou toda a bolinha e coloquei meu cpf e mudei a senha de números. Voltei pro sistema e entrou.

  7. O que acontece com quem indicou a conta de outra pessoa para receber?! A Caixa rejeita o pedido do auxílio?! Poderei refazer o pedido usando minha conta?!

  8. Minha esposa recebeu na conta digital dela o dinheiro , eu posso transferir pra minha conta também da caixa econômica?

  9. Continua após a publicidade

  10. Como transferir pra conta de outra pessoa?
    toda vez que tento diz que o cpf nao esta cadastrado.

  11. Uma pessoa que já recebeu o auxílio, pode dar sua mesma conta para outra pessoa que não tem nenhuma conta transferir o dinheiro? O auxílio pode ser cortado se transferir para uma conta que já recebeu o auxílio?

  12. Continua após a publicidade

  13. Tenho uma conta em outro banco,mas não indiquei pra receber o auxilio, solicitei a do cadastro digital caixa. será que pode ?

  14. Se eu locar o CPF de um membro da família e a conta bancária do mesmo , o meu auxílio emergencial vai cair na conta dele ?

    1. O auxílio é para o titular do CPF. Só se o seu membro da família tiver direito, mas aí, ele estará solicitando o benefício para si próprio.

  15. Meu filho preencheu o cadastro pra mim, com todos os meus dados , mas na hora de por a conta ele colocou a dele por engano, eu corro o risco de perder o auxilio? ou posso refazer e colocar minha conta?

  16. Continua após a publicidade

  17. O dinheiro já está na minha conta digital do Caixa Tem, posso transferir para a conta poupança da minha esposa? Ela é benefiária do auxílio. Pois não tenho conta física e preciso sacar rápido! Teria algum problema transferir para o dela apenas para sacar?

  18. Eu e meu esposo fizemos cadastro em cpf diferentes no caso o meu e o dele mas a conta para receber coloquei a dele tanto no meu cadastro como no dele e agora foi aprovado os dois cpfs mas e agora será que porque coloquei o numero da conta dele foi aprovado somente o cpf dele .
    Se eu fazer o cadastro novamente eu posso interferir no primeiro que ja foi aprovado

  19. Fiz o meu cadastro pelo app na hr que pediram a conta coloquei a do meu marido. Sera q consigo receber pois o beneficio foi aprovado

    1. o meu tbm ta assim coloquei os a conta do meu esposo e fui aprovada ,como faço ,vc conseguiu uma resposta amiga ??

  20. Fiz o auxílio do meu namorado , com minha conta ele foi aprovado , mas n chegou o pagamento ainda na conta .. o.que devo fazer?

  21. O auxílio foi aprovado e já está liberado no Caixa tem… Porém não tenho conta
    Posso transferir para conta de outra pessoa?
    E pra tirar a dúvida essa pessoa pode perder seu auxílio?

  22. Tenho conta na poupança na caixa e já transferi o ouxilio da minha esposa, posso transferir outro auxílio para msm conta?

  23. Pode ser feita a transferencia do saldo aprovada na conta digital pra outra conta da caixa direto pelo aplicativo.

  24. Meu namorado não tem conta, está fazendo a poupança digital. Minha dúvida é se quando cair o auxílio, se ele pode transferir pra minha conta poupança da caixa

  25. Fiz o cadastro para meu irmão e coloquei a minha conta para ele receber. Como posso reverter esse processo?
    Pois foi aprovado, mais como ele não é o titular da conta não caiu o benefício ainda.

  26. Nao consigo baixar o app caixa tem pois meu dispositivo diz nao ser compativel como faço para receber ou vou ter que arrumaoutro aparelho celular

  27. o meu namorado fez a mesma coisa ,colocou na conta de outra pessoa foi aprovado desde dia 17 que estar na conta .Mais nao sei a onde foi depositado sera que ele vai receber ainda

  28. Meu marido foi aprovado, fiz a conta poupança digital, e já está disponível o saldo, eu posso transferir o dinheiro para uma conta poupança de outra pessoa para poder sacar? Tipo transferir para conta poupança da minha mãe ou ele tem que abrir uma para ele mesmo?

  29. Ola , meu auxilio foi aprovado .Minha mãe que é beneficiária do bolsa familia , recebeu o valor de R$ 1200. Há possibilidades de ter caido o meus 600 junto com o pagamento dela ….

  30. Meu esposo foi aprovado no auxílio mas não conseguiu concluir o cadastro no caixa tem, sou casado e estou junto com ele no cadastro único mas sou registrada, eu posso estar indo na agência e sacando o dinheiro ou só pode ser ele mesmo?

  31. Tranferir pra conta do meu tio pra ele me paga pra evita, de eu ir na lotérica, mas meu primo fez o mesmo processo pra conta do tio, mas o meu ainda não caiu, tenho o comprovante e tudo …

  32. Recebi meu auxilio e transferi para um terceiro, só que ele possuía débitos na conta e foi descontado. Consigo o ressarcimento?

    1. Não, foi deliberado. Eles não desconta em conta própria, mas uma vez que foi transferido para outras contas, ele deixa de ser o benefício, digamos assim.

  33. Depois q me cadastrei pro auxilio emergencial perdi minha identidade e carteira trabalho Fui aprovada mas nao tem lugar aberto pra tirar segunda via do rg e nao pude receber. O q eu ainda poderia fazer?

  34. Boa noite, me ajude por favor… Moro como minha mulher mas não somos casados no papel porém no primeiro cadastro á coloquei como cônjuge, e depois do erro eu coloquei como solteiro na segunda vez pq achei que o erro da primeira tinha se dado a isso… Agora deu erro pela seg vez, diz que na primeira vez declarei membro da minha família e na segunda não… E agora, repito a informação da primeira ou segunda ??

    1. Use sempre a informação que pode comprovar. Se não é casado e não foi casado, então é solteiro. Não estou certo se há opção de união estável ou semelhante.

  35. Eu fui aprovada, quando o dinheiro cair na conta poupança digital, que criarem pra mim por eu não tenho nenhuma conta o dia que cair o dinheiro, posso transferido pra conta do meu marido?

  36. Oi fui aprovada no auxílio emergencial, só que ainda não caiu o dinheiro na conta digital. Se eu abrir uma conta na caixa eu consigo receber nela quando o dinheiro sair? Eu fui na lotérica abrir uma conta para poder receber quando liberar, e a atendente disse que não adianta. Que vai cair em conta digital mesmo. Eu estou perdida me ajude.

  37. Meu irmão fez a conta digital mais ele tá precisando rápido do dinheiro posso trasferi para minha conta da caixa,mais eu também sou beneficiada pelo auxilio sou do bolsa familia se eu trasferi posso perde o meu ??

  38. Meu ex marido foi aprovado pois ele não possuí conta em banco nenhum,ele pode indicar minha conta poupança??

  39. Boa noite! Pode transferir o dinheiro do auxílio emergencial, para conta poupança do banco do Brasil?

  40. O auxílio da minha mãe e o meu caíram na conta digital, porém quando fui fazer a transferência para uma outra conta (Banestes) só o da minha mãe deu certo, o meu chega o comprovante de transferência mas não cai na conta, e quando vou olhar o app o dinheiro voltou. Já tentei 4 vezes. Será que o problema é por eu estar transferindo o meu e o da minha mãe p uma mesma conta?

  41. bom dia coloquei a opção para cair na conta Santander do meu marido. e vi aqui que tem que ser da propria pessoa pra eles liberar o auxílio e agora? vou deixar de receber?

  42. Olá minha irmã queria transferir o auxílio dela para minha conta só que eu também recebe o auxilio pelo bolsa familia nessa mesma conta,será q corro risco de perde o auxílio?

  43. Eu tranferi o meu auxílio para a minha conta corrente di Banco do Brasil só que não aparece lá o que aconteceu?

  44. Meu marido recebeu o beneficio dele na conta dele e eu a minha na conta digital … agora posso transferir o meu auxilio pra conta dele pra eu usar o dinheiro ? Ou corre o risco de um de nos perder o auxilio?

  45. Boa noite. Minha mãe foi aprovada no auxílio e caiu já na conta digital. Daí transferi para a minha conta no Bradesco. Porém fui hoje
    Tirei um extrato. Estava lá depósito 600 do auxílio. Mas o banco descontou. Isso pode?
    Como devia umas tarifas lá.

    1. Quando você transfere para outra conta, o dinheiro perde a característica de auxílio, vamos dizer assim, pois o banco “não sabe” que é benefício.

  46. Bom dia, estou ajudando pessoas a receber o auxilio, ja transferi de umas 5 pessoas para minha conta, saquei e entreguei o beneficio elas…isso pode dar problema para mim? Pelo fato de estar transferindo para minha conta…

  47. Boa tarde, sou casado no papel, porém recebi meu auxílio na minha conta do BB, no entanto a minha esposa recebeu na conta digital da caixa abriu pra ela, dai ela transferiu pra uma outra conta poupança minha só que do BRADESCO, inclusive saiu da conta dela e ainda não caiu na minha.
    Será que por eu já ter recebido no BB e ela transferiu pra minha outra do BRADESCO, terá algum problema de alguém perder o auxílio, pois ainda não caiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *