Cartão bloqueado: o que pode ter acontecido? Saiba como proceder em cada situação!

Receber a mensagem de cartão bloqueado pode gerar uma série de dúvidas sobre os motivos. Hoje, falamos sobre os 6 principais.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Já teve o seu cartão bloqueado e não entendeu o que aconteceu? A verdade é que vários motivos podem levar o banco a realizar a ação.

Seja pelo não pagamento das faturas, ultrapassagem do limite ou vencimento do cartão, por exemplo. Existe, ainda, o bloqueio por segurança, que evita a possibilidade de terceiros realizarem fraudes e clonagem.

Continua após a publicidade

Neste post, listamos X motivos que podem levar ao bloqueio do cartão de crédito, além das principais formas de resolver cada um dos transtornos. Dessa forma, fica mais fácil evitar que os problemas aconteçam novamente;

1. Cartão bloqueado por vencimento

Os cartões têm uma data de vencimento que varia conforme sua emissão. Quando o cartão expira, ou seja, passa do vencimento, ele deixa de servir para uso em compras.

Continua após a publicidade

Quase todos os bancos enviam um novo cartão para o cliente antes que ele expire, mas se isso não acontecer, será necessário entrar em contato para solicitar um cartão atualizado. Do contrário, você não poderá usá-lo nem em compras, nem em consultas no caixa eletrônico.

2. Cartão bloqueado para uso

Quando você faz o pedido de um cartão de crédito, o produto chega bloqueado por questões de segurança. Assim, antes de fazer qualquer compra, é preciso que o cliente siga o procedimento de desbloqueio solicitado pela instituição financeira.

Se isso não for feito, as tentativas de uso serão recusadas para compras e demais pagamentos.

Na dúvida, leia novamente a carta que acompanha o cartão ou ligue para o número impresso em sua parte posterior. O desbloqueio costuma ser feito de forma simples pela internet, telefone ou aplicativo, tudo isso em poucos minutos.

Continua após a publicidade

3. Senha digitada errada

A principal causa de bloqueio é a segurança do cliente. Por isso, quando ele digita a senha do próprio cartão errada, os bancos podem tomar a decisão de bloquear o cartão. Isso acontece porque há a suspeita de fraude, roubo ou uso indevido.

Na maior parte dos bancos, é preciso que o titular do cartão vá até sua agência para solicitar o desbloqueio, garantindo que ele mesmo fez o uso equivocado da senha.

Uma dica é ficar sempre atento na hora de digitar a sequência numérica, evitando confusões. Se tiver esquecido a senha, é melhor não digitá-la nos caixas eletrônicos e maquininhas.

icon

Atenção

Geralmente, existem de duas a três chances até que o cartão seja bloqueado por tentativas excessivas. Se você tentou por duas vezes sem sucesso e não acredita que a terceira chance será bem-sucedida, pode valer a pena esperar e solicitar a troca da senha junto ao banco, ao invés de “forçar” por uma terceira ou quarta vez e ter o cartão bloqueado.

4. Cartão bloqueado por segurança: outros motivos

Não é só no caso de senha digitada errada que os bancos efetuam o bloqueio. Outras suspeitas de fraude também podem fazer com que o cartão seja bloqueado.

Continua após a publicidade

Essas “desconfianças” podem surgir em casos como:

  • pagamentos com valor muito acima do seu padrão de gastos;
  • compras no exterior ou em cidades diferentes das que você costuma gastar;
  • várias compras feitas em questão de segundos/minutos.

É possível que o bloqueio do cartão seja feito de maneira imediata ou que haja um aviso antes da efetivação do procedimento. De toda forma, você será avisado e terá a possibilidade de confirmar que a compra foi feita dentro da normalidade, se for o caso.

Se a situação for realmente vinda de algum tipo de tentativa de fraude, o banco segue com o bloqueio do cartão por motivos de segurança e já inicia o processo de emissão de uma segunda via.

5. Não pagamento da fatura

O não pagamento da fatura pode ser usado como motivo para o bloqueio do cartão. Porém, assim como na situação anterior, o cliente deverá ser comunicado antes para não tentar usar o cartão bloqueado.

Se você esqueceu de pagar a fatura, é preciso quitá-la o quanto antes e ligar para administradora para informar o pagamento. Em casos de endividamento, quando o usuário realmente não tem o dinheiro para pagar o valor devido, algumas soluções podem ajudar, como a contratação de um empréstimo com juros menores.

Continua após a publicidade

Quando a instituição financeira não informa antes sobre o bloqueio, o titular pode procurar um órgão de proteção ao consumidor para saber mais sobre os seus direitos. Mesmo assim, é sempre bom tentar resolver tudo com o banco da melhor maneira possível.

6. Fatura contestada

O último problema que listaremos é a fatura contestada. O processo de contestação é aberto quando o cliente não concorda com uma ou mais despesas cobradas em sua fatura.

A administradora poderá fazer uma investigação e, caso haja suspeita de fraude, deve bloquear o cartão para uso até que tudo seja resolvido. Como no motivo anterior, o titular deverá ser comunicado com antecedência sobre o bloqueio.

A solução aqui é um pouco mais complicada, porque depende da investigação. O melhor é aguardar até que qualquer suspeita de fraude seja realmente vetada.

No meio tempo, o que acontece é a emissão e envio de um novo cartão. Dessa forma, o cliente não será lesado durante o período reservado para que o banco faça a análise dos extratos.

Como evitar que o cartão bloqueado seja uma “mensagem comum” na sua rotina?

Se você se depara com frequência com as mensagens que sinalizam o bloqueio do cartão, pode ser a hora de entender como usar esse meio de pagamento ao seu favor. Listamos algumas formas que podem te ajudar a não passar pelo transtorno novamente:

  • se precisar fazer algum tipo de compra maior, comunique o gerente da sua agência com antecedência para evitar o bloqueio automático;
  • nos casos em que a dívida do cartão de crédito já chegou em níveis preocupantes, se organize financeiramente e mostre para o banco que você está em busca de uma boa negociação dos valores em aberto;
  • mantenha as suas senhas em um local de confiança, de preferência tenha cada uma delas memorizadas;
  • ao perceber qualquer tipo de comportamento não usual relacionado ao cartão de crédito, não aguarde: entre em contato nos canais de atendimento do seu banco o mais rápido possível.
icon compare os cartões lado a lado Está em dúvida sobre qual é o melhor cartão para você? Que tal ver os cartões lado a lado?

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

115 comentários

  1. Elizete Mônica

    Quanto bloqueamos por perda ou roubo consegue fazer depósito no cartão bloqueado

  2. Ediclay

    Desbloqueei o cartão, fiz a biometria com o gerente, quando vou ao caixa eletrônico aparece ” cartão pendente de desbloqueio”
    Alguém sabe me informar o porque isso???

  3. Maicon

    Meu cartao foi bloqueado sem eu nem digitar a senha, é brincadeira pelo amor.

  4. Continua após a publicidade

  5. Verônica

    Oq faço minha senha foi bloqueada e já paguei a fatura. me mandaram uma fatura de dezembro 86 reais q eram encargos mas somando com a fatura q paguei em janeiro deu 2 37 o encargo foi pago mas mesmo assim meu cartão está pago e bloqueado ????????

  6. wanice lima

    Boa tarde quando vou consultar meu cartão de crédito no cash do banco do Brasil, aparece a seguinte mensagem: BALANCE CARTÃO e um ZERO.
    Tenho limite o gerente disse que Eu não tenho restrições no nome e parece que o meu cartão está bloqueado. Ou????????

  7. JULIA KLEIN

    Tenho uma dúvida errei a senha do cartão de débito 2 vezes tenho que esperar quanto tempo pra tentar a 3 vez sem correr o risco de bloquear?

  8. Taís

    Cartao bloqueado por falta de pagamento podee ser desbloqueado apos a ftura ser paga???

  9. Marcia Rodrigues

    O meu cartão foi bloqueado quero desbloqueado preciso marcia Rodrigues

  10. JEFFERSON THALYSON

    boa noite, quando vou colocar a forma de pagamento no Google pay aparece a seguinte mensagem, “corrija as informações deste cartão ou use outro”. todas as informações do meu cartão são atualizadas e todas minhas contas também. não sei o por quê ocorre isto. o que devo fazer ?

  11. João

    Meu cartão caixa poupança foi bloqueado do nada oq aconteceu e ele tá todo em dia cartão de débito

  12. Roberto

    Flavio bom dia, o que você mais orienta as duvidas, são; entre em contato com o banco ou vá ao banco, precisa de respostas claras e objetivas, respondendo dessa forma, de qualquer jeito terei de ir no banco, pois não me passou clareza e a única solução foi a obvia, de ir pessoalmente.

  13. Jedaia

    Tentei 3 vezes a senha do meu cartão, será que foi bloqueado.
    E se nao foi bloqueado o com as 3 tentativa com quantos tempo posso tentar novamente sem que ele bloqueia.

  14. Paulo Henrique

    A senha do cartão no app tá bloqueada, mas dá pra passar no débito?

  15. Samuel

    Bom dia esqueci a senha do meu cartão e digitei errado tres vezes na proxima ja bloqueia ou se esperar alguns dias as tentativas erradas zeram?

  16. Miriam

    Oi, meu cartão foi cancelado e estou no exterior, o cartão está no Brasil com um familiar. O que posso fazer daqui para resolver isso?

  17. Franciele Cardoso

    Acabei de contestar uma compra através do app BB que não me lembro de ter feito, então a mensagem ” seu cartão será bloqueado, deseja pedir uma segunda via”
    Diante disso o que eu devo fazer agora?

  18. Lucas

    Meu cartao foi bloqueado por contestação…mas não consigo obter nenhuma fatura nem on line muito menos ligando eles podem me negativa e caso a fatura vença?

  19. Igarí Junqueira

    Fui fazer uma compra e meu cartão do Banco do Brasil está bloqueado. Liguei me informaram para ir na agência. Não entendi, sempre paguei meu cartão em dia e no valor integral. O banco pode fazer isso sem mais nem menos? Passei o maior constrangimento e tive que usar outro cartão de crédito.

  20. José Alef

    Abri uma conta corrente no Itaú mas não quero mais ela não desbloqueei o cartão meu nome pode ir para o SPC ou Serasa?

  21. Eliane

    Oiiii boa noite o fui até a lotérica hoje sacar um dinheiro e e a senha está bloqueada mas usei normalmente a última vez

  22. Hailla

    Olá eu constetei uma compra na qual não me recordava, sendo que depois lembrei que eu havia efetuado, como cancelar minha constatação?

  23. Leonora

    Meu cartão esta funcionando direitinho , mas aparece quando passo na maquininha a mensagem cartão bloqueado ?

  24. Milena

    Minha conta poupança da caixa está bloqueada a mais de 10 dias já fui na agência e nada foi resolvido .

  25. Natália

    Renegociei minha dívida com o Itaú. Se eu pagar a primeira parcela eu já consigo usar o cartão de crédito ?

  26. Ju

    Boa noite!
    Fui fazer uma compra pela máquina, coloquei a senha corretamente (tenho certeza absoluta) e deu senha inválida. Apareceu que se eu tentasse mais uma vez o cartão bloquearia. Desisti da minha compra. Mais tarde, com o mesmo cartão, fiz uma recarga de celular pelo app, e usei a senha correta novamente e deu certo. O que será que houve? Não entendi nada!

  27. Elisangela

    Boa noite,pagueirei menos do mínimo da fatura e em 17 dias meu cartão foi bloqueado por exemplo minha fatura era o valor de 600,00 e eu paguei 500,00_ meu cartão pode ser bloqueado pelo banco?

  28. Aline

    Digitei a senha duas vezes, gostaria de saber quando poderei ter o meu cartão normalizado. Ele não está bloqueado, porém fico reciosa de bloquea lo. Por isso gostaria de saber quando terei as TREs chances novamente. Obrigada

  29. Joquebede

    Hoje ao fazer uma compra errei a senha. Ja havia errado outras duas vezes outro dia. Então meu cartão foi bloqueado. E a senha não confere ao tentar resolver. Porque bloqueou hoje se errei só uma vez?

  30. Flavia martins

    Me ligaram pra fazer uma contratação aceitei falaram que ia ser melhor. E não me avisaram que ia bloquear meu cartão.deixei de pagar achando que ia ser melhor assim o atendente me falou.agora perdi meu cartão.não sei se quando acabar de pagar a contratação eles vão me da outro cartão.

  31. Wfn

    Digitei a senha do cartão três vezes errado e ele bloqueou, posso ealizar saque .esmo assim?

  32. Poliana

    Fizeram mais de uma transferência em minha conta no mesmo dia no outro dia fui sacar deu cartão bloqueado

  33. Luiz

    Oi ..com o cartão bloqueado não é possível fazer nenhuma operação?????

  34. Miriam

    Vendi três celulares de vez e foi feito depósito na minha conta….. agora fui fazer uma compra aparece a mensagem que meu cartão foi bloqueado

  35. Marcelo

    Por que um cartão é bloqueado quando se pede nova emissão? Não pode ser utilizado até o desbloqueio do novo?

  36. Felipe Ferreira

    Eu achei que havia sido roubado e bloqueie meu cartão por medo e por motivos de segurança, mais depois consegui acha-lo mais não estou conseguindo fazer o desbloqueio, como posso fazer ??

  37. Valmira Izidro

    Fui ao caixa eletrônico no Itaú, conta poupança, bastou colocar o cartão e deu a mensagem que o mesmo estava bloqueado. Estou sem dinheiro. A noite não pode usar o cxa eletrônico? Tinha mta gente utilizando… obrigada!

  38. Jose Rodrigues

    Oi minha fatura tava atrasada, quitei tudo ,Mas meu cartão não foi liberado pra fazer novas compra o que devo fazer.? Meu cartão e o Santander fere.???

  39. Jefferson

    Boa tarde, o meu cartão do Itaú é débito e crédito , pensei que estava liberado o crédito porque pago a anuidade, ao que nunca fiz o desbloqueio do crédito , só que tentei usar ele , e coloquei a senha 3 vezes e não foi , logo em seguida na quarta tentiva usei o débito com a mesma senha é passou , será que foi bloqueado meu cartão de crédito mesmo eu não ter desbloqueado ele pelo telefone ou no app ?

  40. Gb

    Olá Boa noite meu cartão conta corrente foi cancelado após eu fazer uma transferência e um saque no mesmo dia. Oque aconteceu?
    Oque devo fazer?

  41. Igpr

    Bom dia, se eu bloquear a senha de internet de 8 números eu ainda consigo usar meu cartão corrente com a outra senha de 6 números?

  42. Rose

    Tenho uma dívida com a caixa fiz um empréstimo foi depositado na conta poupança que tenho também na caixa quando fui retirar no caixa eletrônico veio a mensagem que meu cartão tava bloqueando pelo Banco eles podem bloquear a conta poupança?

  43. Angelica

    Bom dia, meu cartão venceu dia 15/12/2017 e efetuei o pagamento dia 19/12. Tinha ainda disponivel pra compra R$ 500,00. Fui efetuar a compra de um produto no valor de R$ 47,00 e fui informada que meu cartão estava bloqueado. Liguei na operadora e disseram que foi por atraso de pagamento. Eles podem fazer isto?

  44. renata

    oi tentei realizar uma compra pela internet, digitei os dados errados, isso pode ter bloqueado o cartão?

  45. Natalia

    Meu cartao foi bloqueado por que errei a senha e em seguida perdi o cartao consigo fazer uma trasferencia online?

  46. Isabelle

    Meu cartão tem o limite de 20,000
    Vou fazer uma compra de 13 mil e parcelar em 10 vezes
    Corro o risco dele não aprovar a compra?

  47. debora

    Boa noite fiz a tentativa no App Itaú e digitei minha senha errada 3x pois esqueci é possível eles bloquearem meu cartão mesmo sendo em um aplicativo?

  48. Levi

    Bom dia, não paguei a fatura do meu cartão, foi bloqueado, se eu pagar a fatura ele desbloqueia?

  49. Fernanda

    Eu cancelei uma compra de um valor alto logo em seguida veio a msg que o cartão foi bloqueado oq devo fazer??

  50. Everton

    Bom dia! Tenho uma conta no banco Santander, à quase 7 anos, pago à fatura do meu cartão sempre antes do vencimento, ontem fui efetuar um pagamento com o cartão e deu transação não autorizada, logo liguei para a Central de atendimento do banco e foi constatado que meu cartão estava bloqueado para compras, gostaria de saber se o banco pode ou tem total liberdade de optar por bloquear meu cartão sem me comunicar ??
    Acho que pode ter sido bloqueado pq tenho um empréstimo co 2 parcelas atrasadas, no valor de 365 reais.

  51. Crislayne

    Contestei a fatura mais conseguir resolver o problema mais o meu cartão foi bloqueada erro 57, tem como desbloquear lo?

  52. Ana Cristina

    Moro na Alemanha, estava fazendo uma compra num site do Brasil e apareceu a mensagem ” cartão bloqueado por roubo” meu cartão é dá caixa ( pior banco) lembrei que antes de viajar pra cá em fevereiro nós liberamos as compras internacionais por 6 meses e esse período já expirou. Seria por isso o bloqueio? Mas a compra não era internacional… era num site brasileiro. Só de pensar na maratona de ligar pra caixa e tentar resolver já me deixa nervosa.

  53. Maria Madalena

    Fui sacar dinheiro conta poupanca e tinha um aviso que o meu cartao estava bloqueado. Nunca errei a senha e o saque anterior foi normal. Fiquei sem dinheiro e para voltar a agencia vou ter que percorrer 67km. Esta correto? Minha conta nao e conta corrente, e poupanca. E legal?

  54. THAIS MACHADO

    Boa tarde !
    A alguns dias fui pagar uma conta em uma casa Lotérica e a atendente bloqueou meu cartão. (Este ja estava um pouco gasto) Como faço para desbloquear meu cartão?

  55. Viviane

    Tenho conta corrente com o banco da caixa e peguei um empréstimo, mais não estou tendo como pagar corro risco de perder os cartões que eu tenho com o banco , por não pagar o empréstimo.

  56. mary

    Oi , estou com uma duvida . Minha fatura vence dia 28 , mas n chegou na minha casa , esperei ainda uns dias pois as vezes atrasa , mas n chegou . Entao fui tentar tirar pela internete , e dizia que meu cartao estava bloqueado para uso . Paguei a fatura e fui olhar se tinha desbloqueado , pois achei que fosse porque nao havia pagado a fatura ainda , mas ainda diz CARTAO BLOQUEADO PARA USO . O que vc acha seja ?

  57. Juliana Silva

    Boa noite!
    Com a greve dos correios a fatura não chegou , e paguei depois do vencimento e o cartão foi bloqueado, enquanto tempo é desbloqueado?

  58. marta

    Meu cartão foi bloqueado só para os bancos 24 horas o que eu devo fazer

  59. Luana

    Bom dia estou com uma dúvida digitei minha senha três vezes no cartão novo e bloqueou no outro dia consigo colocar novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.