Cartão de Crédito

Como funcionam os programas de pontos de cartão de crédito

Lucas Pavanelli
Foto de cartões simbolizando o tema programa de pontos do cartão de crédito

Entenda o que são os pontos, veja alguns aspectos fundamentais que você precisa saber sobre a pontuação e dicas para acumular mais pontos no cartão de crédito.

Você certamente já ouviu falar dos programas de pontos de cartão de crédito. Mas é possível que tenha dúvidas sobre algumas questões, afinal, cada banco tem suas regras específicas, assim como as empresas aéreas e operadoras.

Neste emaranhado de informações, é preciso ter certeza e responder a algumas perguntas antes de escolher um programa de pontos qualquer.

Continua após a publicidade:

Como saber, então, qual programa vale a pena? E qual taxa compensa pagar para acumular pontos? Qual o momento certo para trocar a pontuação acumulada? 

Neste artigo, além de responder a essas perguntas, vamos explicar o que são os pontos de cartão de crédito e dar algumas dicas para que você possa sair ganhando (e consequentemente, viajando) por aí. Confira!

Continua após a publicidade

O que são os pontos?

Os programas de pontos de cartão de crédito são uma forma de as operadoras compensarem seus clientes pelos gastos feitos ao longo do tempo. Via de regra, o cartão oferece o acúmulo de 1 ponto para cada dólar gasto.

Isso significa que, quanto maior o valor da moeda norte-americana, menos pontos você acumula. E vice-versa. 

Uma forma que costuma ser adotada pelos cartões para melhorar a pontuação e prestigiar os clientes que gastam mais com o cartão de crédito é oferecer maior pontuação conforme o perfil do consumidor.

Cada banco tem uma política específica, mas é comum que clientes Platinum ou Infinite, por exemplo, consigam converter mais milhas a cada dólar gasto. 

Continua após a publicidade

Depois de um tempo, os pontos podem ser trocados por passagens aéreas (ou abatimento no valor final), além de outros benefícios, como aluguel de carros, diárias de hotéis, dentre outros. 

Pontos do cartão de crédito: o que é preciso saber?

Fique de olho nas taxas

Como dissemos, cada cartão possui um programa específico e isso inclui, ainda, a cobrança de taxas diferenciadas. Se o seu objetivo é acumular pontos de cartão de crédito, é preciso escolher o melhor serviço para essa finalidade.

Para isso é preciso levar em conta o valor da anuidade do cartão e quantos pontos por dólar gasto ele te dará. 

Transferência de pontos

Depois de acumular pontos no cartão de crédito você pode transferi-los para algum programa de fidelidade. E, para isso, é preciso pagar uma taxa.

Continua após a publicidade

Exemplo: se você tem 20 mil pontos acumulados no cartão de crédito e já decidiu sua viagem de férias, veja qual companhia aérea te oferece o melhor preço e a possibilidade de pagamento por milhas.

Dessa forma, consulte a taxa de transferência de pontos para que você possa fazer essa operação. 

Clube de fidelidade

As grandes empresas aéreas possuem programas de pontos e podem oferecer cartões de crédito cujas compras são destinadas diretamente para o programa de milhas.

Se você tem uma empresa aérea de preferência, essa pode ser uma boa maneira de encontrar um programa de fidelidade que te dá algumas vantagens interessantes.

Continua após a publicidade

No entanto, como os cartões estão vinculados a uma determinada empresa aérea, não há possibilidade de migração para uma concorrente, ou seja, você não pode fazer a transferência de pontos citada no tópico anterior.

Validade

Os pontos do seu cartão de crédito têm validade e é preciso prestar atenção na data de vencimento para que você não tenha uma surpresa desagradável e perca pontos que custou muito tempo (e dinheiro, claro) para juntar.

4 dicas para acumular mais pontos de cartão de crédito

  1. Pesquise o melhor cartão

Como já vimos, cada cartão de crédito, companhia aérea e operadora tem regras distintas para os programas de pontos.

O ideal é que você conheça qual o seu perfil de consumidor e compare as diversas opções existentes no mercado, por exemplo, na relação dólar por ponto, taxa de anuidade e benefícios.

Continua após a publicidade

  1. Opte por compras pelo cartão de crédito

O cartão de crédito não é uma ferramenta que todo mundo sabe usar. Mas ela é fundamental se o seu objetivo é acumular muitos pontos nos programas de milhas.

Como já vimos, quanto mais você gasta, melhor para juntar pontos e conseguir um cartão que te ofereça mais vantagens na hora da troca.

No entanto, isso não adianta de nada se você viver enrolado com o cartão de crédito. Lembre-se: os juros do cartão são os mais altos do mercado

  1. Compre em lojas parceiras

Alguns programas de fidelidade oferecem alguns tipos de parceria com estabelecimentos comerciais que você deve ficar de olho.

Continua após a publicidade

Sempre que precisar fazer alguma compra, é bom dar uma conferida, porque ela pode ser mais vantajosa e, consequentemente, converter em mais pontos para o seu programa de milhas.

  1. Viaje bastante

Na hora de comprar uma passagem aérea você pode optar por pagar em milhas (se tiver uma boa quantidade acumulada) ou comprando normalmente.

Os programas de fidelidade te estimulam a sempre viajar mais e, para isso, também te dão milhas por passagem comprada, em geral, na proporção de uma milha por real gasto.

Dessa forma, ao pagar no cartão de crédito, você ganha duas vezes, já que o cartão também te ajuda a acumular milhas  

Continua após a publicidade

Conclusão

Os pontos de cartão de crédito podem ser uma boa alternativa se você tem um perfil de viajante e tem um gasto razoável com esse meio de pagamento.

Mas é importante analisar todas as opções disponíveis para que você não fique no prejuízo. Na nossa sessão de cartões de crédito, por exemplo, temos análises completas dos principais cartões com programa de pontos.

Você pode também acessar esse artigo específico: Compra muito no cartão e quer ganhar mais pontos? Descubra quais os melhores cartões de crédito para acumular milhas!

Se você quiser ter acesso a outros conteúdos relevantes como esse, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro. Dessa forma, você recebe, toda semana direto na sua caixa de entrada, conteúdos exclusivos sobre o que realmente importa para o seu dinheiro.  

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *