O sistema de pagamentos PIX terá implementação gradual até o dia 16 de novembro, quando começará a funcionar de maneira oficial. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC), por meio do Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira, 22.
O sistema estará disponível de maneira antecipada para os usuários que já fizeram a solicitação das chaves de acesso nas instituições financeiras que iniciaram o pré-cadastro.
Continua após a publicidade
Alguns bancos como Nubank, C6 Bank e Banco Inter já começaram o pré-cadastro de usuários pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em utilizar o sistema.
PIX terá implementação gradual
Dos dias 21 de outubro a 02 de novembro de 2020, o PIX começará a funcionar para o envio de mensagens e conectividade, das 09h às 18h.
Além disso, os usuários também poderão realizar envio de informações de dados dos responsáveis pela operação de conta dos pagamentos instantâneos.
Já entre os dias 3 e 15 de novembro de 2020, o PIX começará a funcionar para a liquidação de ordens de crédito com horário reduzido.
Sobre o PIX
O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos que será lançado pelo Banco Central com o objetivo de modernizar as operações financeiras no país.
Esse novo sistema estará disponível para pessoas físicas e jurídicas realizarem pagamentos. As operações poderão ocorrer por meio de boletos bancários ou transferências entre contas a qualquer hora do dia, independentemente de feriados ou dias não úteis.
Com o lançamento do PIX, o Banco Central pretende reestruturar a cultura de transferências de pagamentos nos próximos cinco anos.
Inclusive, este modelo de negócios apresentado pelo BC é bastante similar a outros que já funcionam ao redor do mundo, como Índia e Reino Unido.
Quer continuar recebendo atualizações sobre o lançamento do PIX? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para se manter informado.
Continua após a Publicidade