O sistema de pagamentos do Banco Central (BC), chamado de PIX, será gratuito para pessoas físicas.

Diretor da Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel de Mello, divulgou a informação na última quinta-feira, 20.

Continua após a publicidade:

Além da novidade, ele aproveitou para negar que essa gratuidade possa representar um tabelamento por parte da autoridade monetária.

Informações são da Agência Brasil, em reportagem de Wellton Máximo.

PIX será gratuito para pessoas físicas; entenda

De acordo com o diretor, “há diversos outros pontos do ecossistema abertos a todos os provedores de serviços de pagamento com capacidade de remuneração”.

Nesse sentido, o Banco Central será responsável por editar uma nota que detalhe onde o uso do Pix poderá ser tarifado para pessoas jurídicas.

Até o momento, a regra ainda não tem previsão para ser publicada, mas Mello afirma que a demora na regulamentação está causando certa ansiedade nos operadores de mercado.

Outro ponto discutido foi o fato de haverem outros meios eletrônicos de pagamento que funcionam sem cobrança de tarifa para pessoas físicas.

Dessa forma, a regulação do Banco Central apenas daria tratamento igual aos diversos sistemas de pagamento. O Pix custa R$0,01 para cada dez transações, porém, este valor será assumido pelas pessoas jurídicas que se cadastrarem no sistema.

Convênios estão sendo implementados para aumentar popularidade

Ainda de acordo com o diretor, o BC está fechando convênios para que entes do governo aceitem pagamentos pelo novo sistema.

Conversas com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estariam em fase avançada, e o pagamento de faturas desses serviços básicos seria importante para popularizar o Pix.

Pix pretende democratizar intermediações financeiras no país

O novo sistema de pagamentos terá funcionamento instantâneo, permitindo pagamentos todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Nesse sentido, transações vão ser realizadas em até dez segundos. A ideia é aumentar o acesso nesse tipo de movimentação financeira.

Hoje em dia, ela pode contar com altas tarifas ou limitações de acordo com o dia da semana ou horário comercial.

O que achou da notícia “PIX será gratuito para pessoas físicas: veja novidades do sistema de pagamentos“?

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o tema? Então, assine a newsletter do iDinheiro. 

Publicidade