Notícias

PIX pode bancarizar até 30 milhões de brasileiros, dizem especialistas

Ana Júlia Ramos
Ana Júlia Ramos
Imagem de uma pessoa usando o celular para se informar sobre a notícia de que o Pix pode bancarizar até 30 milhões de brasileiros

O PIX pode bancarizar até 30 milhões de brasileiros, segundo apuração feita pelo veículo Valor Investe. Entenda os motivos agora mesmo.

O PIX, novo sistema de pagamentos a ser lançado pelo Banco Central, pode bancarizar até 30 milhões de brasileiros. É o que afirmam especialistas consultados em reportagem do veículo Valor Econômico. O novo meio de pagamentos instantâneos do banco central teria, então, um impacto muito maior no mercado financeiro.

Até o momento, a principal discussão estava ao redor das transações instantâneas e sem barreiras de dia e hora.

Continua após a publicidade

Todavia, outro ponto importante é a inclusão dessa quantidade gigantesca de brasileiros que, até então, não tinham acesso a uma conta bancária.

E isso não será feito pelos bancos. Muito pelo contrário, serão os varejistas e outros negócios menores que estarão na linha de frente.

PIX pode bancarizar até 30 milhões de brasileiros, entenda como

Empresas de energia, varejistas, operadoras de telefonia, redes de postos de combustível e administradoras de condomínio já estão se preparando para operar no novo sistema de pagamentos, como aponta reportagem.

Nesse sentido, esse meio de pagamento estará incluso nas opções tradicionais já oferecidas.

Assim, ao ir até uma loja para comprar uma peça de roupas, por exemplo, o cliente poderá fazer a transação instantânea.

Além de reduzir custos, espera-se que a relação com o consumidor seja melhorada. Nessa construção de “ganha-ganha”, então, cada vez mais pessoas devem perceber os benefícios em adotar o meio de pagamento.

PIX deve ter limite de transações

Agora, existem parâmetros relacionados ao limite em transações do novo sistema de pagamentos, a depender do dia e horário.

De acordo com o Banco Central, antes mesmo da publicação da determinação, os bancos receberam a informação que poderiam estabelecer limites de valor aos clientes.

Esse limite existe com o objetivo único de trazer mais segurança e minimizar riscos de fraude, desde que o teto não seja inferior ao de transferências como DOC ou TED.

Confira as tarifas propostas no nosso conteúdo.

Gostou desta notícia de que o Pix pode bancarizar até 30 milhões de pessoas? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber mais conteúdos do tipo diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *