O cadastro do Pix no Nubank está liberado desde a última quinta-feira, 3, para os clientes do banco digital.

Com isso, clientes já podem cadastrar CPF, e-mail, telefone ou um código aleatório diretamente no aplicativo para a utilização do sistema. Dessa forma, eles poderão receber pagamentos apenas informando essa chave, sem necessidade de agência ou conta.

Continua após a publicidade:

A efetivação do cadastro ocorrerá no dia 5 de outubro. Além do Nubank, outros bancos como o Original já estão permitindo cadastro de chaves. Itaú e Santander também já se posicionaram garantindo pré-cadastro até outubro.

Clientes podem realizar cadastro do Pix no Nubank

A partir de agora clientes do Nubank já podem solicitar o cadastro de chaves para a utilização do Pix. 

“O Pix começa a funcionar em novembro e, para usá-lo da melhor maneira, a partir de hoje (3 de setembro de 2020) nossos clientes podem começar a pedir para registrar suas chaves do PIX no Nubank, no nosso aplicativo”, afirmou o banco em seu blog.

O registro da chave não é obrigatório para a utilização do Pix — ainda será possível receber pagamentos utilizando número de conta e agência. Porém, é uma forma de tornar a transação ainda mais rápida e prática.

Após pedir o registro de chaves no Nubank, os clientes devem esperar até o dia 5 de outubro, quando o banco confirmará o cadastro. Então, será possível editar, apagar ou criar novas chaves que poderão ser utilizadas a partir do dia 14 de novembro, quando o Pix for liberado.

O que pode ser uma chave?

Será possível registrar quatro tipos de chaves Pix:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Ou a chamada “chave aleatória” — uma sequência gerada pelo próprio sistema do Pix que pode ser vinculada a uma conta, nos casos em que não queira compartilhar uma das informações acima para preservar sua privacidade.

Pessoas físicas podem vincular até 5 chaves por conta das quais sejam titulares. No caso de pessoas jurídicas, é possível escolher até 20 chaves.

Só não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta. 

Importante salientar que quem utiliza a chave tem acesso a nome completo, os seis dígitos do meio do CPF, e que a chave é de uma conta do Nubank.

Sobre o PIX

O novo sistema de pagamentos do Banco Central permitirá que os clientes realizem transferências bancárias para empresas e pessoas durante 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A ferramenta terá um mecanismo que guarda dados associados (as chaves) fazendo uma conexão direta com as contas de todas as instituições financeiras.

O sistema também trará vantagens para empresas, que poderão receber pagamentos de cartão de débito sem que o consumidor tenha uma conta em banco.

O PIX promete trazer agilidade e comodidade para as transações financeiras. O sistema funcionará 24 horas por dia e nos 7 dias da semana, e realizará pagamentos e transferências em questão de segundos.

Atualmente, esse tipo de transação pode levar até 48 horas, caso a transferência seja realizada através de um DOC.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o Pix? Então, assine a newsletter do iDinheiro. 

Publicidade