Notícias

PIX deve ter baixa adesão na Black Friday, consideram especialistas

Heloísa Vasconcelos
Heloísa Vasconcelos
arara de roupas com etiqueta de promoção, representando pix na black friday
A proximidade do lançamento do novo sistema de pagamentos com a data de promoções deve trazer baixa adesão do PIX na Black Friday. Entenda.

O Banco Central lança nesta segunda-feira, 16, o PIX, novo sistema de pagamentos que permitirá transações imediatas e gratuitas. Porém, para especialistas, o PIX deve ter baixa adesão na Black Friday, que ocorre no próximo dia 27.

Apesar de grande parte das maquininhas do Brasil já estarem habilitadas para pagamentos com QR Code, é possível que nem todos os sistemas online estejam preparados para a nova ferramenta devido à proximidade entre o lançamento e a data de promoções.

Continua após a publicidade

A expectativa é que o sistema esteja mais presente nas compras de Natal, quando sistema estará mais consolidado.

Informações são de reportagem da Folha de S. Paulo.

Baixa adesão do PIX na Black Friday

O PIX é vantajoso para os empresários, que terão redução de custos e dinheiro rápido em caixa. Porém, nem todos devem estar preparados para operar o sistema em tão curto prazo.

“A tendência é que os números ainda sejam pequenos na Black Friday, ganhando um pouco mais de força no Natal”, prevê o presidente da Getnet e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Pedro Coutinho.

O presidente Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, concorda com a opinião.

“Apesar de o PIX já entrar mais acelerado por causa da pandemia, as pessoas ainda precisarão se acostumar a trabalhar com ele. O novo sistema é um avanço, mas só vai ganhar mais espaço conforme o tempo passe”, considera.

Dados sobre o PIX

Conforme levantamento feito pela fintech Zoop em parceria com a FGV, 64,1% das pequenas e médias empresas dizem estar preparadas para operar com o novo sistema.

A pesquisa indica que 32,6% delas acreditam que o PIX trará um impacto em todas as modalidades de pagamento, principalmente nas transações com cartão de débito.

Os brasileiros já conhecem o novo sistema de pagamentos, segundo dados. Dentre os entrevistados, 71,9% afirmam que estão bem informados sobre o PIX de uma forma geral. 

Apesar disso, cerca de 31,5% disseram se preocupar quanto a possíveis desvantagens do novo sistema, como a impossibilidade de cancelamento e estorno para transações feitas por engano.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *