O Banco Central lança nesta segunda-feira, 16, o PIX, novo sistema de pagamentos que permitirá transações imediatas e gratuitas. Porém, para especialistas, o PIX deve ter baixa adesão na Black Friday, que ocorre no próximo dia 27.
Apesar de grande parte das maquininhas do Brasil já estarem habilitadas para pagamentos com QR Code, é possível que nem todos os sistemas online estejam preparados para a nova ferramenta devido à proximidade entre o lançamento e a data de promoções.
Continua após a publicidade
A expectativa é que o sistema esteja mais presente nas compras de Natal, quando sistema estará mais consolidado.
Informações são de reportagem da Folha de S. Paulo.
Baixa adesão do PIX na Black Friday
O PIX é vantajoso para os empresários, que terão redução de custos e dinheiro rápido em caixa. Porém, nem todos devem estar preparados para operar o sistema em tão curto prazo.
“A tendência é que os números ainda sejam pequenos na Black Friday, ganhando um pouco mais de força no Natal”, prevê o presidente da Getnet e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Pedro Coutinho.
O presidente Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, concorda com a opinião.
“Apesar de o PIX já entrar mais acelerado por causa da pandemia, as pessoas ainda precisarão se acostumar a trabalhar com ele. O novo sistema é um avanço, mas só vai ganhar mais espaço conforme o tempo passe”, considera.
Dados sobre o PIX
Conforme levantamento feito pela fintech Zoop em parceria com a FGV, 64,1% das pequenas e médias empresas dizem estar preparadas para operar com o novo sistema.
A pesquisa indica que 32,6% delas acreditam que o PIX trará um impacto em todas as modalidades de pagamento, principalmente nas transações com cartão de débito.
Os brasileiros já conhecem o novo sistema de pagamentos, segundo dados. Dentre os entrevistados, 71,9% afirmam que estão bem informados sobre o PIX de uma forma geral.
Apesar disso, cerca de 31,5% disseram se preocupar quanto a possíveis desvantagens do novo sistema, como a impossibilidade de cancelamento e estorno para transações feitas por engano.
Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.
Continua após a Publicidade