Corretoras, Investimentos

Pi Investimentos: a fintech do Santander que promete cashback para investidores

Cleonice Evellyn
Cleonice Evellyn
imagem personalizada com a logo da pi investimentos ao centro

A Pi Investimentos é uma fintech pertencente ao Banco Santander que para competir com outras corretores do segmento oferece cashback. Entenda.

Pi Investimentos: a fintech do Santander que promete cashback para investidores.

A empresa é uma entre as diversas corretoras do mercado que pretendem facilitar a vida do investidor.

Como sempre destacamos, antes de fechar qualquer contrato é imprescindível pesquisar bem sobre todas as propostas disponíveis e fazer a comparação.

Continua após a publicidade

Continue a leitura e saiba mais sobre a Pi Investimentos a seguir.

Por que investir? 

Você já deve saber da importância da gestão correta do seu dinheiro, não é? Lidar bem com suas finanças é uma das condições para uma vida equilibrada para você e sua família. 

E está cada vez mais fácil aprender os conceitos de educação financeira. Aqui mesmo, no site, você encontra inúmeras dicas para administrar seu dinheiro da melhor forma.

Continua após a publicidade

Com essas informações cada vez mais acessíveis, mais pessoas se interessam pelo universo das finanças, inclusive em aprender não apenas a economizar, mas também a investir, ou seja, fazer com que seu dinheiro possa render.

Existem ótimos materiais disponíveis, elaborados por especialistas, que podem ajudá-lo imensamente a organizar suas finanças e elaborar os ajustes necessários.

Contudo, não há uma só fórmula para todos. Cada um precisa achar o equilíbrio ideal entre o gastar, poupar e investir, de acordo com seu perfil de personalidade e de gastos. 

No começo, o assunto pode parecer um pouco intimidador. Sobretudo se você ainda não tiver feito uma boa reserva financeira ou mesmo alcançado o equilíbrio do seu orçamento mensal.

Continua após a publicidade

Mas nossa sugestão é que você comece a investir, mesmo que seja um valor muito pequeno. Assim, você começa a se familiarizar com os diversos tipos de investimentos e ganhar cada vez mais confiança para investir valores maiores e passar a  opções mais arrojadas, se assim desejar.

Pi Investimentos 

A Pi Investimentos é a plataforma de investimentos aberta do banco Santander, o que traz credibilidade e confiança aos clientes, já que está ligada a uma instituição financeira bastante sólida e tradicional no mercado. 

Sua proposta é inovar no mercado financeiro, descomplicando a experiência do investidor e tornando acessível a gestão de qualidade das aplicações. 

Os investimentos e o seu acompanhamento podem ser feitos pelo site ou pelo aplicativo, disponível nos sistemas iOS e Android.

Continua após a publicidade

Benefícios de investir com a Pi Investimentos 

A Pi oferece alguns benefícios, incluindo o cashback, ou seja, a devolução ao cliente de uma parte do valor investido, realizado por meio do programa Pontos Pi. 

A empresa afirma que não há conflito de interesses na gestão das quantias investidas, ou seja, a remuneração dos gestores não se dá por comissões sobre recomendações de investimentos. 

Além disso, a Pi realiza sua operação 100% na nuvem, gestão de carteira realizada por especialistas experientes e fundos data-alvo, que são fundos de previdência que têm retorno em um prazo de referência.

O investimento pode abranger os ativos de renda fixa, ações, câmbio, entre outros, e uma de suas características é ser de menor risco, devido ao prazo para a data de referência. 

Continua após a publicidade

A plataforma não possui atendimento segmentado para as diversas faixas de renda, e pode-se começar com um valor muito pequeno: há fundos isentos de taxa a partir de R$ 30. 

Também há disponível para os clientes, de forma semanal, informações atualizadas sobre as aplicações. Assim, o investidor pode acompanhar e se manter informado.

Possíveis desvantagens 

No que diz respeito aos fundos de renda fixa, principal serviço da empresa, eles apresentam uma desvantagem quando comparados ao investimento no título público através do Tesouro Direto: a incidência de come-cotas

Come-cotas é o nome dado a uma antecipação de imposto semestral, que acontece em maio e novembro, mas que no Tesouro só é cobrado quando se resgata o título.

Na maioria dos casos essa questão não atrapalha as vantagens desse tipo de fundo, mas é preciso analisar. 

Continua após a publicidade

Já no site Reclame Aqui, as insatisfações com a empresa giram em torno de: problemas com retirada do dinheiro, falta de cumprimento de promoção, dificuldade em realizar transações, entre outras.

Ainda de acordo com o site, a empresa responde a 100% das reclamações, tendo um índice de solução de 100% e a nota dada pelo consumidor é de 8.8*. 

*Dados coletados em 04 de outubro de 2020. 

Tipos de investimentos

Confira a seguir as opções de aplicação oferecidas pela Pi:

Carteiras

De maneira simples, você garante o investimento diversificado. Por meio do investimento em carteiras prontas, os gestores farão as análises necessárias e irão alocar os recursos. Com o objetivo de obter o melhor rendimento, sem necessidade de acompanhamento contínuo. 

Tesouro Direto

A compra de títulos do Tesouro Direto é o investimento ideal para você que quer começar a investir mas se sente um pouco inseguro.

Continua após a publicidade

Por meio da compra de Títulos Públicos, você empresta dinheiro ao governo, que o devolve com juros. Trata-se de um investimento com altíssima segurança. 

Pi Selic

Gerido pelo Santander Asset Management, é outra opção bastante segura, pois investe apenas em títulos públicos atrelados à taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira).

Rende mais do que a poupança, taxa zero e altíssima liquidez, ou seja, você pode resgatar quando quiser, sendo ideal para colocar sua reserva de emergência ou começar a fazer a sua. 

Renda Fixa

É uma opção segura e ideal para quem quer uma aplicação de rendimento previsível. O investimento de renda fixa mais utilizado pelos brasileiros é a poupança, mas há outras opções mais interessantes. 

Continua após a publicidade

Os investimentos de Renda Fixa possuem regras que estipulam como a remuneração será calculada e paga ao investidor.

Elas podem estar atreladas ao CDI (Certificados de Depósitos Interbancários, que são títulos que os bancos emitem para captar recursos ou aplicar os excedentes) ou à Taxa Selic.

Este tipo de investimento é indicado tanto para quem está começando a investir quanto para quem já possui uma carteira. No entanto, deseja diversificá-la com aplicações de baixo risco. 

mais de 250 opções de investimentos em Renda Fixa na plataforma da Pi.

A renda fixa funciona de seguinte maneira: ao comprar títulos, você empresta dinheiro para a realização das operações de instituições financeiras ou de negócios dos setores imobiliário ou do agronegócio.

Continua após a publicidade

Dessa forma, entre as possibilidades estão:

  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Câmbio (LC);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA); e
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB). 

Fundos de Investimentos

Os fundos são compostos pelo patrimônio de vários investidores, em um conjunto de investimentos administrados por um gestor.

Assim que alguém começa a investir em um fundo torna-se um cotista, e recebe os rendimentos de acordo com a valorização das suas cotas.

O gestor, por sua vez, busca as melhores estratégias para alocar os recursos, com o objetivo de atingir o melhor rendimento. 

Como começar a investir na Pi 

Para abrir uma conta e começar a investir na Pi você não paga taxas.

Primeiramente, é preciso criar uma conta na plataforma, cadastrando seu login e senha.

Depois, realize seu cadastro com um documento de identidade oficial, como o RG, a CNH ou documento de órgãos profissionais como a OAB ou o CRM. 

Continua após a publicidade

Assim que o mesmo for aprovado chegará um comunicado no seu e-mail com o aviso.

Após essas etapas basta começar a transferir os valores para a plataforma e investir. 

Conclusão

A Pi Investimentos é uma tentativa de um banco tradicional, Santander, de disputar com os novos formatos de instituições financeiras atuantes no mercado.

Para quem busca a confiabilidade de uma empresa com anos de experiência no ramo, mas não dispensa a inovação e baixo custo a Pi pode ser uma boa alternativa.

A reputação junto aos clientes também reforça esse ponto de vista, como visto em tópicos anteriores. No entanto, se desejar conhecer mais opções, acesse nossa seção de investimentos e decida pela corretora que melhor se enquadrar nos seus anseios.

Gostou das informações sobre a Pi Investimentos? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre dinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *