10 perguntas sobre dinheiro que todos deveriam fazer a si mesmos

Essas perguntas ajudarão você a focar em ações positivas desde jovem e a alcançar o sucesso financeiro de maneira muito mais rápida.

Escrito por Ariane Lopes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


10 perguntas sobre dinheiro que todos deveriam fazer a si mesmos

Qual a sua situação financeira atual? Você se preocupa em poupar para o futuro ou coloca todos os esforços (e dinheiro) em viver o presente da maneira mais intensa possível?

Muitas pessoas têm bastante dificuldade até mesmo para responder a primeira pergunta que eu fiz, simplesmente porque não se preocupam como deveriam com o controle financeiro pessoal.

No entanto, você pode reajustar seu modo de pensar sobre o dinheiro aprendendo a fazer as perguntas certas, ou seja, as que o levam por caminhos de ações positivas.

Sendo assim, apresentamos 10 perguntas sobre dinheiro que todos deveriam fazer a si mesmos com mais frequência para ter melhores condições financeiras.

Se o seu desejo é começar a trilhar uma jornada rumo ao sucesso financeiro, não deixe de ler este artigo até o final, os questionamentos sugeridos vão te ajudar a fazer uma reflexão que pode mudar sua vida.

10 perguntas sobre dinheiro que todos deveriam se fazer

1. Qual a melhor maneira de controlar o meu progresso financeiro?

Encontre uma maneira de mapear o quanto você economiza a cada ano e qual é o seu patrimônio líquido. 
Um app de controle financeiro ou uma planilha são opções de ferramentas que podem te ajudar bastante nesse sentido.

O acompanhamento dos seus registros financeiros, das metas de poupança e do progresso (no sentido de pagar suas dívidas ou conquistar suas metas e objetivos) mantêm você concentrado na direção certa.
Além disso, o ajuda a se tornar rapidamente consciente de suas possibilidades em momentos em que as coisas estão estagnando.

2. O que posso fazer essa semana para aumentar minha poupança?

Talvez você possa não tomar um café mais caro e adicionar R$ 10,00 a sua reserva de emergência. Ou pode optar por comprar uma roupa que esteja precisando em um bazar ou outlet. Ou, ainda, aumentar sua contribuição para seu fundo de aposentadoria em 1%.

Se você adotar uma ação por semana para aumentar suas economias, ficará maravilhado com o que pode fazer em um ano. Nesse sentido, algo que pode te ajudar bastante para implementar o hábito de poupar é o desafio das 52 semanas.

No entanto, para que você consiga aumentar sua capacidade de guardar dinheiro no longo prazo, é necessário pensar em formas de incrementar sua renda.

Caso você não saiba por onde começar, uma boa sugestão é ler o nosso artigo: Como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada? Veja 57 formas!

3. Quando devo usar minhas economias?

O objetivo de constituir uma poupança é, primeiramente, ter um fundo de emergência e, posteriormente ter capital suficiente para investir visando outros objetivos financeiros.

O fundo de emergência só deve ser usado em casos de despesas urgentes não programadas.
Portanto, você jamais deve usar sua reserva de emergências para satisfazer desejos de consumo, pois isso pode te trazer grandes problemas financeiros.

Ademais, deve-se evitar ao máximo usar os valores reservados em investimentos que não tenham liquidez diária, principalmente aqueles de longo prazo, sob pena de altas perdas dos valores investidos.

4. Qual carreira devo escolher? Será que minhas habilidades ainda estarão em alta mesmo em uma economia ruim?

Investir na sua carreira é uma jogada inteligente. Por isso, mantenha suas habilidades atualizadas e continue aprendendo novas, como idiomas, por exemplo. Dessa maneira, você terá mais possibilidades de enfrentar uma desaceleração na economia com perda mínima de renda.

5. Qual é a melhor maneira de investir?

Manter-se focado nos objetivos de longo prazo é a chave do sucesso no que diz respeito a investimentos.
Não deixe que determinadas situações (como eleições, por exemplo), mudem radicalmente sua estratégia de investimentos de longo prazo.

Você precisa de um plano que possa se manter independentemente das mudanças políticas.

6. Devo me preocupar mais com as perdas temporárias (volatilidade) ou com mudanças permanentes no meu padrão de vida (ser forçado a viver com menos)?

Ao se estudar as últimas quedas do mercado, você perceberá que as desacelerações do mercado (mesmo aquelas que duram vários anos) são temporárias, quando vistas ao longo de uma ou duas décadas. Foque em seus objetivos de vida e não deixe que nenhuma crise temporária distraia você.

7. Estou maximizando as taxas de retorno dos meus investimentos?

Ao invés de se preocupar com as baixas taxas de rendimento, faça o melhor com o que tiver disponível.

Você está mantendo seu dinheiro em uma conta que te rende muito pouco ou, pior ainda, que não te rende nada, ao invés de estar ganhando algo com ele (leia-se caderneta de poupança e conta corrente, respectivamente)?

Se sim, você tem que aumentar seus conhecimentos sobre educação financeira urgentemente! Adote medidas para tirar o máximo proveito do que você tem e quando tiver os valores necessários para aplicações com rendimentos maiores, você estará pronto.

8. Como investir de uma forma que me traga maiores probabilidades de obter altos retornos ao longo do tempo?

Os investimentos de longo prazo demandam muito mais do que apenas achar uma boa ação para aplicar seu dinheiro.

Para maximizar os ganhos, é importante construir um portfólio diversificado que resista às flutuações do mercado sem colocar suas economias em risco. Aprenda como obter e manter um portfólio diversificado e estará no caminho correto.

De todo modo, vale ressaltar que (quando se pensa no longo prazo) investir em ações é um dos melhores caminhos para ter altos retornos.

Por isso, indico que você leia o texto: Como investir em ações e quais erros você não pode cometer!

9. Quais riscos corro ao investir em títulos de alto rendimento?

Se algum investimento está pagando rendimentos muito acima do mercado, trate como um sinal gigante de “prossiga com cautela”. Pergunte-se quais condições podem transformar esse investimento aparentemente bom em mau.

Se você entender os riscos, e decidir assumi-los, então, continue. Porém, invista apenas uma pequena parte do seu portfólio – não o comprometa todo.

10. Como posso garantir que uma queda acentuada naquilo em que eu invisto não afete minha data de aposentadoria planejada?

As variações do mercado e especificamente de alguns ativos são inevitáveis. Portanto, se todo seu dinheiro estiver investido em um único tipo de investimento muito volátil no ano em que você planeja se aposentar, uma grande variação pode ser devastadora.

Não deixe isso acontecer, aposte na diversificação!

E caso esteja com um grande percentual investido em ativos mais arriscados, certifique-se de que você não precisará desse dinheiro investido para viver pelos próximos dez anos, pelo menos. À medida que a sua aposentadoria for se aproximando, o ideal é que a maior parte do seu patrimônio esteja em ativos menos voláteis, ou seja, que variam menos.

De todo modo, caso queira ter uma aposentadoria sem muitos percalços, sugiro que leia o artigo: 7 dicas para ter uma aposentadoria financeiramente tranquila.

Conclusão

Esse questionário, aparentemente simples, pode fazer uma grande diferença nas finanças pessoais de quem o usa como forma de reflexão e controle de suas decisões financeiras.

Além disso, respondê-lo com frequência também é importante, uma vez que novas informações estão constantemente sendo agregadas ao que sabemos.  

Não se esqueça, ainda, que o primeiro passo de um ótimo planejamento financeiro pessoal é controlar seu dinheiro da maneira correta, só assim você alcançará o sucesso financeiro.

E aí, o que achou do artigo “10 perguntas sobre dinheiro que todos deveriam fazer a si mesmos”? Quer receber outros conteúdos sobre educação financeira diretamente no seu e-mail? Então, assine a newsletter do iDinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp