Como cadastrar no Meu INSS: Passo a passo fácil

Veja neste artigo como acessar informações sobre a Previdência Social e como se cadastro no Meu INSS.

Escrito por Eduarda Fernandes

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Precisa agendar uma perícia médica, atualizar seu cadastro, solicitar a aposentadoria ou pedir um benefício? Saiba que, por meio do portal Meu INSS, você consegue solicitar todos esses serviços (e muitos outros) sem precisar sair de casa, tudo de maneira simples, prática e rápida.

Afinal de contas, o portal Meu INSS surgiu com o propósito de facilitar a vida de quem precisar acessar informações sobre a Previdência Social. Sendo assim, trata-se de um recurso gratuito que viabiliza a realização de diferentes processos pela internet. 

No entanto, se você não tem familiaridade com esse tipo de ferramenta e, por isso, tem dificuldade para se cadastrar ou acessar as informações disponíveis no aplicativo ou no site, não se preocupe. Neste artigo, explicamos de forma prática como você pode se cadastrar no Meu INSS sem qualquer dificuldade. Vamos lá?

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um portal online que disponibiliza mais de 90 serviços do INSS para serem acessados diretamente pelo celular ou computador. Nesse caso, a digitalização dos serviços sociais do INSS tem como objetivo tornar mais prática a vida de quem precisa tratar de assuntos relacionados aos benefícios pagos pelo Serviço Social e, sobretudo, reduzir o fluxo de pessoas presentes nas agências.

Então, por meio do aplicativo, o usuário consegue realizar tarefas simples, como alterar o cadastro, ou solicitar serviços específicos, como a aposentadoria. E o melhor é que, independentemente da sua demanda, você consegue acompanhar todo o processo de forma online sem precisar se deslocar até uma agência. 

Passo a passo para cadastrar no Meu INSS

O cadastro no Meu INSS pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto pelo portal. Mas antes de conferir o passo a passo, é preciso estar ciente de que, para acessar os serviços disponíveis no Meu INSS, é necessário ter uma conta ativa no gov.br

Assim, é possível utilizar os serviços disponíveis nos dois portais. Além disso, para agilizar o cadastro e evitar erros é ideal ter em mãos os documentos pessoais e a carteira de trabalho, pois será necessário fornecer algumas informações sobre seu histórico de trabalho, ok?

Agora, se você quer saber como cadastrar no Meu INSS, confira o passo a passo abaixo:

1. Instale o app “Meu INSS” no seu celular;
2. Ao abrir o aplicativo, clique em “Próxima”;
3. Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”;
4. Informe o seu CPF;
5. Leia os termos de política de privacidade, clique em ok e em “Sou humano“. Feito isso, clique em “Continuar”;
6. Uma nova janela será aberta. Nela, será possível cadastrar sua conta do Meu INSS por meio do seu banco. Mas se você prefere cadastrar utilizando o CPF (opção mais fácil) clique em “Tentar de outra forma”
7. Confirme seus dados pessoais e clique em “Continuar”;
8. Confirme o seu CPF e nome completo e clique em “Continuar”;
9. Escolha se deseja receber o código de ativação da conta por meio do e-mail ou celular;
10. Digite o código recebido e siga para a próxima etapa;
11. Crie uma senha seguindo as regras do Portal e clique em “Continuar”.
12. Pronto! Sua conta foi criada. A partir desse momento, o login será feito por meio do CPF e senha.

Primeiro acesso no Meu INSS

Vale ressaltar que ao acessar o Portal Meu INSS pela primeira vez após a abertura da conta será necessário confirmar alguns dados, como:

  • o ano que foi admitido no trabalho formal;
  • período que trabalhou com carteira assinada;
  • se recebeu benefício da Previdência Social nos últimos 5 anos;
  • média de salário recebido;
  • último pagamento da guia da Previdência Social entre outras informações relacionadas ao seu histórico de trabalho.

Como cadastrar senha no Meu INSS

O cadastro da senha para o primeiro acesso ao Portal Meu INSS é uma etapa que faz parte do processo de criação da conta. Sendo assim, para criar uma senha válida é necessário seguir as diretrizes do portal. Nesse caso, a senha precisa conter:

  • de 8 a 70 caracteres;
  • letra maiúsculo;
  • letra minúscula;
  • número;
  • símbolo (Ex.: !@#.%)

Para saber se a senha será aceita, basta observar se os requisitos listados estão na cor verde. 

Documentos necessários para o cadastro

Como você pode notar no passo a passo, os documentos necessários para se cadastrar ao Portal do Meu INSS são:

  • CPF;
  • nome completo;
  • e-mail;
  • telefone celular.

Serviços e benefícios disponíveis

Ao acessar o Meu INSS, você pode solicitar qualquer um dos mais de 90 serviços disponibilizados no Portal sem precisar sair de casa. Nesse caso, a ferramenta oferece todos os recursos necessários para você conseguir solucionar sua demanda diretamente pelo celular. 

Assim, é possível enviar documentos escaneados ou fotógrafos e dar sequência ao processo. Ah! E você ainda pode acompanhar o andamento do seu pedido, por meio do número do protocolo de requerimento. Portanto, veja só alguns dos serviços que podem ser solicitados no portal Meu INSS:

  • aposentadoria por idade;
  • aposentadoria por tempo de contribuição;
  • seguro desemprego do pescador artesanal;
  • auxílio-doença;
  • benefícios assistenciais;
  • pensão por morte;
  • salário maternidade;
  • solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • certidão de tempo de contribuição;
  • alterar local ou forma de pagamento;
  • cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • recurso e revisão.

Serviços de Empréstimo pelo Meu INSS 

Você sabia que entre os serviços disponíveis no Portal Meu INSS está o bloqueio e desbloqueio do empréstimo consignado para aposentado? Nesse caso, quem é aposentado ou pensionista do INSS tem a opção de bloquear ou desbloquear a contratação de empréstimo consignado sempre que quiser. 

Esse recurso tem o intuito de reduzir os riscos de fraudes envolvendo contratação de empréstimo não autorizada pelo segurado. Mas vale ressaltar que o primeiro desbloqueio só é possível quando o segurado já recebe o benefício há mais de 90 dias.

Outro serviço bem útil disponibilizado no Meu INSS é o extrato de empréstimo. Por meio desse recurso, você pode conferir todo o histórico de créditos consignados solicitados, além de conferir outras informações relevantes, como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Viu como é muito fácil se cadastrar no Meu INSS? Portanto, se você precisa solicitar um benefício ou conferir informações relacionadas à Previdência Social vale a pena recorrer ao Portal Meu INSS. Além de ser mais prático, você otimiza o seu tempo e, sobretudo, evita o desgaste de ficar horas na fila aguardando atendimento.

Perguntas frequentes sobre Como fazer o cadastro no Meu INSS

  1. Qual a vantagem de se cadastrar no Meu INSS?

    O Meu INSS é um portal online completo que facilita a vida de quem precisa tratar de assuntos relacionados à Previdência Social. Sendo assim, tem como vantagem a maior praticidade, eficiência e agilidade.

  2. O que precisa para fazer cadastro no Meu INSS?

    Para criar um cadastro no Meu INSS é preciso informar os seguintes dados:
    – CPF;
    – nome completo;
    – e-mail;
    – telefone celular.

  3. O que é a senha no Meu INSS?

    A senha de acesso é um recurso que garante a segurança da sua conta. Nesse caso, impede que pessoas não autorizadas tenham acesso aos seus dados. 

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