Pedido de revisão da aposentadoria do INSS: veja como proceder para ser bem-sucedido

O primeiro passo para fazer o pedido de revisão da aposentadoria do INSS é entrar em contato diretamente com o Instituto. Entenda.

LilianCH
Lilian Calmon

Se você deseja fazer um pedido de revisão da aposentadoria do INSS, o primeiro passo é entrar em contato diretamente com o Instituto. 

Segundo especialistas, procurar a Justiça antes de tentar a via administrativa pode derrubar o processo logo de início.

Continua após a publicidade

O requerimento pode ser feito no site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h). Após a primeira análise, o pedido segue para a Junta de Recursos. Se o beneficiário discordar da resposta recebida, vai para a Câmara de Julgamento.

Com informações do Agora São Paulo.

Pedido de revisão da aposentadoria do INSS: não é necessária a contratação de um advogado

Não é necessária a contratação de um advogado para fazer o pedido de revisão da aposentadoria do INSS, mas, caso o beneficiário prefira, pode contar com um especialista para defendê-lo. O fundamental é reunir o maior número de provas possível para comprovar o direito que está sendo requisitado.

É indicado buscar as falhas cometidas na contagem das contribuições pelo INSS. Os dados estão no Cnis (extrato de contribuições) e no processo administrativo. Se demorarem para dar uma resposta, é recomendado prestar uma queixa na ouvidoria do INSS.

Os trabalhadores que conseguem a revisão da aposentadoria têm direito a receber a diferença do que deveria ter sido pago na concessão do benefício até cinco anos antes do pedido.

Saiba em quais casos pedir a revisão 

É possível pedir a revisão da aposentadoria caso seja necessária a reanálise do valor do benefício ou do tempo de contribuição. Ela também pode ser solicitada no caso de inclusão, alteração ou exclusão de dependentes.

Por fim, se tiver novos documentos que melhorem a renda mensal, como um processo trabalhistas que comprove mais contribuições, vale apresentá-los.

Para ler a matéria do Agora São Paulo na íntegra, clique aqui.

Quer acompanhar as notícias sobre revisão da aposentadoria do INSS? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.