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Pedido de aposentadoria sem contato poderá ser solicitado por meio de “drive-thru”

Karina Carneiro
idoso em praça, representando pedido de aposentadoria sem contato

WhatsappLinkedInTwitterFacebookCom o fechamento das agências por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a regulamentação […]

Com o fechamento das agências por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a regulamentação de um sistema alternativo para que os brasileiros possam dar entrada na aposentadoria foi autorizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, será possível realizar pedido de aposentadoria sem contato.

Com isso, as pessoas que tiverem direito à aposentadoria, poderão dar entrada na documentação através de postos de exigência expressa, uma espécie de “drive thru”.

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Os postos que serão instalados para o atendimento ao público irão funcionar de segundas à sextas feiras, das 07h às 13h. Por meio desse processo, as pessoas que tiverem dado entrada na documentação poderão depositar cópias simples dos documentos nas urnas instaladas pelo INSS ao redor do país. 

Importante ressaltar que este procedimento estará funcionando apenas para a entrada da aposentadoria. Em casos de antecipação do auxílio-doença, por exemplo, os documentos continuarão sendo enviados e anexados através do site e aplicativo Meu INSS (Android/ IOS).

Como funciona o pedido de aposentadoria sem contato?

O drive thru do INSS permitirá que o processo de entrada na aposentadoria se torne menos complicado. 

E para que a entrega dos documentos seja a mais segura possível, é necessário que a pessoa beneficiária dê entrada na solicitação com antecedência através do site. 

Assim, você poderá levar ao drive thru os seguintes documentos:

  • Cópia do documento de identificação;
  • Formulário de autodeclaração de autenticidade e veracidade;
  • Comprovante de endereço;
  • Demais documentos solicitados na hora do registro do site.

Importante ressaltar que as cópias deverão estar autenticadas em cartório, garantindo assim, a veracidade da assinatura e das informações enviadas ao INSS.

Realizando o agendamento 

Antes de entregar os documentos nos postos do INSS, é preciso realizar um agendamento prévio através do telefone 1355 ou do site Meu INSS.

No lado externo do envelope, você precisará inserir alguns dados, como:

  • Nome completo;
  • Endereço;
  • CPF;
  • Telefone;
  • Email;
  • Protocolo de agendamento.

Após o envio dos documentos, os papéis serão encaminhados e enviados para a análise de liberação do benefício. Os procedimentos internos para a autorização da aposentadoria, continuam os mesmos. 

Qual o objetivo do pedido de aposentadoria sem contato?

A montagem do drive thru para dar entrada na aposentadoria, é o de justamente preservar a vida de colaboradores e beneficiários durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Por fim, apesar das exigências emitidas quando a pessoa solicita o benefício, durante a análise, pode surgir a necessidade do envio de mais documentações, que serão previamente comunicadas pelo INSS.

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