Passo a passo: como tirar CPF nos correios

Saiba como tirar seu CPF nos Correios. Com este passo a passo, tudo está explicado para fazer a solicitação do CPF, a acompanhamento e retirada de seu documento.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O CPF é um documento importantíssimo na vida de qualquer brasileiro. Trata-se de um número único, referente à uma pessoa que serve como registro mantido pela Receita Federal. O principal objetivo do Cadastro de Pessoas Físicas é identificar uma pessoa para fins tributários, mas ele também tem um amplo uso em organizações públicas e privadas. O CPF é utilizado como uma espécie de chave de indicação de pessoas físicas, que é frequentemente usado em agências bancárias, órgãos públicos e empresas privadas como base para um cadastro.

Uma das maneiras mais fáceis e rápidas de obter o documento é tirar o CPF nos Correios. Essa é uma possibilidade oferecida em qualquer agência e muito simples de ser realizada.

Continua após a publicidade

Confira um passo a passo de com tirar o CPF nos Correios:

Documentação necessária

Antes de mais nada, é necessário verificar se você está com toda a documentação em dia. Caso seja uma pessoa com mais de 16 anos, são necessários: carteira de identidade, registro civil de nascimento e número do título de eleitor (caso já tenha e seja obrigado a votar). Em relação à crianças e adolescentes com menos de 16 anos, a solicitação só é feita pelos pais ou responsáveis, ou alguém que tenha procuração reconhecida por cartório. O título não é uma obrigatoriedade nestes casos.

Se um estrangeiro tiver interesse em tira CPF nos Correios, ele deve portar seu documento de identificação, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o passaporte com a autorização de permanência.

Como tirar o CPF

Vá aos Correios

Compareça a uma agência dos Correios e faça a solicitação. Com os documentos em mãos, tudo será feito em menos de 10 minutos.

Você sairá da agência com um comprovante, que deve ser conferido antes de finalizar a emissão. Caso algum erro seja notado após sair do local, é necessário voltar até lá para interromper o processo de emissão. Esse procedimento também é o mesmo para quem deseja realizar alguma alteração em seus dados, como por exemplo, aviso de mudança de nome ou estado civil.

Como acompanhar a solicitação do CPF

No momento em que fizer a operação nos Correios, será entregue um comprovante com um protocolo. Esse número irá servir de código para que você acompanhe a situação e o andamento do pedido no site da Receita Federal. Basta informar o local, o código, a data de nascimento e da solicitação. Observe abaixo.

Receita Federal Consulta Solicitação CPF
Receita Federal Consulta Solicitação CPF

Onde Buscar o documento

Assim que todo o processo já estiver como finalizado no site da Receita Federal, já é possível buscá-lo na agência onde fez a solicitação, dentro do prazo informado. Uma boa dica é ligar para agência e confirmar se o documento já está lá.

Informações importantes: Taxas, Regularização e Uso Indevido

É importante lembrar que para tirar o CPF nos Correios é cobrada uma taxa de serviço no valor de 7 reais, que é paga no local durante a solicitação do processo. Se você quer saber qual a agência mais próxima de você, basta acessar o site dos Correios para verificar.

Também é possível regularizar a situação do CPF para aqueles que não declararam Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Caso se enquadre nessa situação, basta procurar uma agência.

Se você descobrir que seu CPF está sendo utilizado indevidamente, procure a polícia. Não existe a possibilidade de cancelá-lo, exceto por ordem judicial em casos indevidos. Para consultar a situação cadastral, basta acessar o site da Receita Federal.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

160 comentários

  1. wesley

    qual é o documento que precisa pra mim tirar o CPF

  2. anajosefinapereiravieira@gmail.com

    Eu não to conseguir se o CPF do meu filho não ta pronto eu fui no correio e imprimir e agora não sei nao to conseguindo aonde eu posso pega

  3. Gabriella

    Eu fiz 18 anos esse ano ainda não tenho o titulo de Eleitor mesmo assim eu posso tirar o CPF

  4. Continua após a publicidade

  5. Thaissa

    E obrigatório a presença de um menor pra emitir o CPF , sou a mãe , posso somente levar a documentação necessária e fazer o CPF ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.