Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago: aprenda

Quer saber como pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago? Confira o passo a passo em nosso conteúdo exclusivo e utilize esse recurso.

Karina Carneiro
Karina Carneiro Conteúdo e Jornalismo

Pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago é uma das funcionalidades que a plataforma oferece aos seus clientes. Atualmente, a modalidade de crédito oferece uma série de praticidades para o dia a dia. Por isso, as instituições financeiras estão se adaptando e trazendo novas opções de pagamento.

Pensando nisso, o iDinheiro reuniu tudo que você precisa saber para pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago e quais as vantagens desse recurso.

Continua após a publicidade

Posso pagar boleto com cartão de crédito?

Atualmente, uma série de bancos e aplicativos permitem o pagamento de boletos com o cartão de crédito. No passado, somente agências bancárias e determinados estabelecimentos, como Lotéricas, poderiam quitar essas contas.

Leia também: Pagar boleto com cartão de crédito: aprenda a fazer e veja os melhores aplicativos!

Continua após a publicidade

Com o tempo, aplicativos e internet banking também começaram a oferecer a facilidade, inclusive com a leitura do código de barras pelas câmeras dos smartphones ou aparelhos com conexão USB. No entanto, o valor só podia ser descontado do saldo disponível.

Mas com as novas tecnologias, o usuário já pode saldar suas dívidas diretamente com o cartão de crédito. Dessa forma, pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago é uma das opções que clientes das carteiras digitais possuem. Além disso, correntistas de bancos tradicionais também estão optando por essa funcionalidade.

No entanto, é preciso confirmar se o aplicativo pode realizar essa operação e o contrato do cartão de crédito permite. Qual o tipo de conta que será paga também é importante. É possível quitar boletos de energia elétrica, água e mensalidades, por exemplo. Porém, você não deve conseguir realizar o pagamento de faturas de outros cartões de crédito utilizando essa funcionalidade. 

Quais são as vantagens de pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago?

O Mercado Pago é uma das novas plataformas que estão ganhando o mercado. Sua acessibilidade permite diversas transações financeiras, como pagar boletos com cartão. Sendo assim, confira algumas das vantagens de utilizar essa opção, sendo usuário da plataforma ou de outros bancos:

Continua após a publicidade

Comodidade

De fato, a comodidade de pagar boleto com cartão de crédito é um dos principais benefícios desse recurso. Basta o usuário cadastrar o cartão desejado no aplicativo e solicitar a função. Com apenas alguns cliques, as contas já são pagas.

Não é mais necessário sair de casa e se locomover até as agências, ou até mesmo imprimir o código de barras. Além disso, pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago é ainda mais fácil, pela carteira digital já fazer esse tipo de operação virtual. Assim, o usuário da plataforma tem acesso a uma série de opções de pagamento diretamente no celular.

Segurança

Além da praticidade, pagar boleto com cartão por aplicativos também é seguro. As novas tecnologias fornecem certificados de segurança que garantem a proteção dos dados do usuário. Dessa forma, é possível cadastrar o cartão sem se preocupar com roubo ou fraude das informações.

Ainda, o usuário pode enviar os comprovantes gerados para canais como:

  • e-mail;
  • SMS;
  • mensagem de texto via Whatsapp;
  • salvos em PDF;
  • impressos.

Isso traz uma garantia a mais se for preciso provar o pagamento da conta.

Controle financeiro

Pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago, ou de bancos convencionais, é uma alternativa para pessoas que não têm dinheiro, mas precisam quitar suas contas. O recurso é seguro e permite regularizar a situação mesmo sem saldo disponível.

Continua após a publicidade

Além disso, muitos aplicativos permitem até o parcelamento do boleto, uma das principais funções da modalidade crédito. Dessa forma, valores muito altos podem ser divididos, o que aumenta o controle financeiro. Com pagamentos tradicionais, não existe essa possibilidade.

Desvantagens de pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago

Por outro lado, antes de contratar esse recurso, é preciso atentar-se para alguns pontos menos favoráveis.

Fechamento da fatura

Ao fazer o pagamento da conta com o cartão de crédito, o saldo só será descontado no fechamento da fatura atual. Ou seja, o limite fica reduzido até a última data.

Para algumas pessoas, isso é uma vantagem. Pois permite que elas organizem suas finanças até pagar a fatura. No entanto, é importante lembrar do montante total, incluindo o boleto. Caso contrário, pode acontecer do cliente contar com o limite total e não ter acesso a ele.

Continua após a publicidade

Por isso, é fundamental ter um bom planejamento e anotar o pagamento com o cartão de crédito no futuro.

Limite do cartão

Outro ponto negativo desse recurso é que é necessário ter limite disponível no cartão para efetuar o pagamento. É semelhante a pagamentos tradicionais, que dependem do saldo de dinheiro da conta.

No entanto, caso o usuário não se atente, pode não conseguir realizar a operação, ou estourar o limite do cartão.

Dificuldade de planejamento

Sem um planejamento e controle financeiro adequados, não é difícil se enrolar nas contas e ter dificuldade de acertar tudo depois. Principalmente pessoas que optam pelo recurso por estarem sem saldo disponível.

Continua após a publicidade

No fechamento da fatura, o valor pode ser maior do que o previsto, por conta dos boletos. E, dessa forma, se torna uma grande bola de neve. Por isso, é essencial se planejar antes de escolher essa opção, avaliar e monitorar todos os valores a serem quitados.

Como pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago?

Depois de conhecer mais sobre a funcionalidade, é hora de aprender a pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago. Primeiramente, é necessário ter uma conta na plataforma. Depois de criar o usuário, basta cadastrar o cartão desejado para concluir a conta.

Em seguida, o usuário vai acessar a área “Boletos e tributos”, já no aplicativo. Ele irá apresentar um scanner para ler o boleto impresso. Se você tiver apenas o número do código de barras, basta selecionar para digitar e copiar no espaço indicado.

O aplicativo irá ler o boleto e disponibilizar as formas de pagamento. Confirme todos os dados antes de prosseguir com a transação. Por fim, basta escolher o cartão de crédito e o número de parcelas. A conta já será paga, e o valor debitado para a próxima fatura.

Continua após a publicidade

Além disso, de acordo com o site do Mercado Pago, a plataforma também permite pagar boletos com:

  • saldo da carteira digital;
  • Mercado crédito;
  • cartão de débito virtual Caixa (de recebimento do auxílio emergencial);

O comprovante também ficará disponível para impressão ou encaminhar para outros canais.

No Mercado Pago, é possível pagar até R$ 500 por mês. Acima disso, a plataforma cobra uma taxa de 2,99% sobre o valor excedente. Ainda, é possível ter a cobrança de taxas de IOF e juros. Por isso, confirme com a plataforma antes de solicitar o recurso para pagar seus boletos.

Quais cuidados devo ter ao pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago?

Antes de pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago, verifique alguns fatores essenciais. Primeiro, autorize o aplicativo e faça o cadastro do cartão que deseja usar. Certifique-se que é o aplicativo autêntico da plataforma, que está disponível para Android e iOS.

Em seguida, confirme que possui saldo suficiente para quitar a conta. Se informe sobre tarifas e juros que a operação pode cobrar, e analise o custo-benefício desta opção. Por fim, escaneie o código de barras corretamente, ou copie os números, para que o aplicativo reconheça a conta.

Continua após a publicidade

Como em demais aplicativos, o saldo será descontado no fechamento da fatura do cartão. Procure verificar se a data é vantajosa para você. Lembre-se de guardar o comprovante, para situações futuras onde seja preciso atestar o pagamento.

Quais são outros apps para pagar boleto com cartão de crédito?

Além do Mercado Pago, outras carteiras digitais também oferecem a função de pagamento de boletos com cartão. Por exemplo, o PagSeguro, o PicPay e o RecargaPay.

Esses aplicativos possuem funcionalidade parecida com a plataforma, facilitando a operação. Inclusive, é possível incluir mais de um cartão, pagar diferentes contas e fazer parcelamentos. Enquanto isso, a maioria dos bancos convencionais possuem internet banking, que permite o uso desse recurso.

No entanto, eles são habilitados para o cartão da instituição. Por isso, se você é correntista, vale a pena ficar atento para as possibilidades que o aplicativo oferece.

Continua após a publicidade

Conclusão: vale a pena pagar boleto com cartão de crédito Mercado Pago?

Muitos usuários estão se tornando adeptos do Mercado Pago, por sua praticidade e acessibilidade. Além disso, as novas tecnologias permitem que muitas operações financeiras do cotidiano possam ser feitas diretamente pelo celular.

Dessa forma, o cliente conta com uma facilidade a mais em seu dia a dia, o que não é diferente com o pagamento de boletos com cartão. É uma opção prática e segura, ideal para quem está sem saldo e precisa pagar uma conta.

Por outro lado, é importante ficar atento para os juros e tarifas. Por isso, é necessário que você tenha um planejamento financeiro bem organizado para não se perder nas dívidas. Sendo assim, o recurso é interessante para quem busca agilidade, mas deve ficar atento para o custo-benefício no futuro.

Quer receber todas as novidades sobre cartão de crédito e outros assuntos do universo financeiro? Assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações Push.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.