Novos desafios pedem soluções inteligentes e, é dessa forma como a ferramenta de pagamentos por WhatsApp vai funcionar para os empreendedores brasileiros que precisaram, rapidamente, otimizar a estratégia de seus negócios.

Na verdade, a novidade vai agradar todos os usuários do aplicativo de mensagens instantâneas já que ela pode ser utilizada para transferir valores entre seus contatos, sem custos entre pessoas físicas.

Gostou da ideia? Então vale a pena entender como ela funciona e pode ser aplicada para facilitar suas transações financeiras.

Como vai funcionar?

Os pagamentos por WhatsApp serão uma forma segura para transações financeiras e, para isso, os usuários precisarão cadastrar um cartão de débito no Facebook Pay para ativar a função.

A opção pelo nome Facebook está relacionada a intenção da empresa de Mark Zuckerberg expandir o uso da solução para seus demais serviços, inclusive o Instagram.

Como a segurança é uma das prioridades do aplicativo, será preciso aceitar os Termos de Uso da ferramenta, bem como cadastrar uma senha de 6 dígitos ou o reconhecimento biométrico do smartphone, que serão solicitados em todas as transações.

Para finalizar o processo, também será necessário inserir algumas informações, como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de um dos cartões das instituições bancárias participantes.

O cadastro de empresas é diferente?

O cadastro de empresas também pedirá o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço e conta bancária do negócio que será utilizada para o recebimento de valores. Nesse caso, a habilitação poderá levar até três dias úteis.

No caso das empresas, não é preciso ter conta bancária nas instituições participantes para resgatar os valores recebidos, que levará até dois dias úteis para serem transferidos para a conta indicada.

Pagamentos por WhatsApp: a novidade que pode alavancar seu negócio

Fonte: Reprodução/ Facebook Mark Zuckerberg

Ao enviar esses dados, uma mensagem SMS será encaminhada para o dispositivo para validar o cadastro e, depois de habilitado, o usuário poderá selecionar a opção “Pagamento” no menu de envio de mensagens e inserir o valor de transferência para transferir valores para seus contatos.

Quais as instituições financeiras fazem parte?

Para o lançamento, as instituições de crédito que já fazem parte são:

  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Banco do Brasil;
  • Cielo, que é a responsável pelas transações de crédito e débito dos cartões e será essencial para os pagamentos de empresas.

Inicialmente, apenas cartões de débito ou que possuem as duas modalidades de pagamento podem ser registrados no Facebook Pay.

Além disso, esse não será um serviço exclusivo dessas instituições, o que significa que outros bancos e operadoras de crédito podem ser incluídas posteriormente.

Quais são as regras para os pagamentos por WhatsApp?

Além da necessidade de ser cadastrado no Facebook Pay, existem algumas regras para o uso da ferramenta:

  • limite de 20 operações diárias;
  • máximo de R$1.000,00 por transação;
  • limitação de R$5.000,00 na somatória de transferências por mês.

Esses valores, no entanto, servem para transações entre pessoas físicas! Não existe limitação para o recebimento de valores pelas empresas e, elas também não são obrigadas a terem contas nas instituições financeiras participantes do Facebook Pay.

Então, como a ferramenta se aplica para o WhatsApp Business?

Para os empreendedores que usam o WhatsApp Business como canal de negócios, será necessário ter a conta na Cielo para receber e fazer pagamentos pelo aplicativo. Além disso, terá a cobrança de uma taxa fixa de 3,99% a cada transação.

É importante lembrar que pelos Termos de Uso do WhatsApp convencional, ele não pode ser utilizado para fins comerciais. Para isso, é necessário usar o Whatsapp Business que, inclusive, é oferecido separadamente nas lojas de aplicativos dos smartphones.

Empreendedores que usam esse recurso sabem que, além da legalidade, existem outros benefícios que ajudam a crescer as vendas dos negócios, como é o caso da criação do catálogo de produtos e o link curto que direciona para uma conversa e pode ser inserido na loja virtual.

Também é possível criar mensagens automáticas, criar filtros para organizar os contatos e fazer listas de transmissão segmentadas para estimular as vendas. Ou seja, é uma ferramenta essencial para seu negócio.

Como criar uma estratégia para aumentar suas vendas?

Muitos negócios estão voltando suas estratégias para o mundo online, mas nem sempre podem ou devem fazer grandes investimentos em recursos e ferramentas de vendas, certo?

Usar a solução de pagamento pelo WhatsApp é uma forma de acompanhar as tendências de comportamento de compra dos seus clientes, oferecendo uma tecnologia confiável e que a maioria dos usuários domina.

Em outras palavras, seus clientes estão acostumados a usar o WhatsApp diariamente, não vão precisar “aprender” ou confiar em uma nova ferramenta, o que torna a experiência de negociação e compra muito mais valiosa para eles.

Além disso, o Facebook não escolheu o Brasil para inaugurar a solução de pagamento por acaso, o volume de vendas online, alinhado com as restrições tecnológicas de alguns empreendedores fazem com que esse lançamento tenha alto potencial de sucesso.

Então, você ou seu negócio vão ficar fora dessa novidade? Deixe seu comentário se acredita que essa solução pode melhorar seu processo de vendas e bons negócios.