Acontece hoje o pagamento do Tesouro Nacional, com um valor de R$79,2 bilhões. Este número representa as aplicações e rendimentos dos títulos atrelados à inflação.

Sobre os investimentos, são eles o Tesouro IPCA+ 2020 e juros semestrais dos títulos IPCA+ que tem vencimento nos anos de 2022, 2024, 2026, 2028, 2030, 2040 e 2050.

Continua após a publicidade:

Saiba mais sobre o retorno dos investimentos. Informações são do Valor Investe.

Pagamento do Tesouro permite reavaliação dos investimentos

Quem tem investimento nesses títulos conta com duas opções. Após avaliar o valor creditado na conta da sua corretora, você pode retirar o dinheiro para usar conforme necessidades pessoais ou fazer um reinvestimento.

Daniel Januzzi, economista da Magnetis ouvido pelo Valor Investe, acredita que usar o valor para comprar mais título IPCA+ não seria a melhor opção.

Continua após a publicidade

Isso acontece por um motivo simples. Quando o investimento foi feito inicialmente, as condições da aplicação estavam mais vantajosas do que nos dias atuais.

A mínima histórica da Selic faz com que investimentos do tipo sejam menos vantajosos do que opções mais arriscadas.

De toda forma, é preciso avaliar suas necessidades e objetivos. Quem está construindo sua reserva de emergência, por exemplo, é aconselhado a permanecer investindo no Tesouro, além de fundos de renda fixa simples.

Ainda na entrevista, Januzzi afirma que “rentabilidade em reserva de emergência é questão secundária”, fazendo com que a segurança seja um fator que deve ser colocado em primeiro lugar.

Continua após a publicidade

E no caso do Tesouro, além do dinheiro poder ser recuperado a qualquer momento, o investimento não sofre bruscamente com as oscilações do mercado.

Títulos IPCA+ oferecem rentabilidade real no momento da aplicação

Títulos prefixados são recomendados para quem quer saber, desde o momento em que a aplicação foi feita, quanto irá receber no vencimento.

Se você comprou um título que vai vencer em 2023, saberá o valor que poderá ser usado para objetivos de médio a longo prazo. É o que recomenda a XP Investimentos em conversa com o Valor.

O prazo é maior justamente porque os vencimentos desse tipo de investimento é longo, contando com opções que vencem até mesmo no ano de 2055.

Continua após a publicidade

Quem busca por opções com maior potencial de retorno em curto prazo, o recomendado para diversificar a carteira é buscar pela renda variável.

Ainda assim, é preciso fazer um estudo minucioso dos seus objetivos com o dinheiro a ser investido, já que podem existir boas opções, mas que contam com um risco muito maior.

Quer continuar acompanhando as novidades do pagamento do Tesouro? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real. 

Publicidade