Serviços

Como fazer um Pagamento no Caixa Eletrônico

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Como fazer um Pagamento no Caixa Eletrônico
Veja como pagar um boleto diretamente no caixa eletrônico. Saiba como efetuar o pagamento sem enfrentar filas da agência, apenas com o cartão, senha e código de barras em mãos.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Enfrentar filas de bancos ou lotéricas não é necessário se você costuma utilizar os serviços de sua conta corrente e ter saldo disponível nela. Boletos, fatura, títulos e outros, por exemplo, podem ser pagos diretamente em caixas eletrônicos e o procedimento é bem mais simples do que se parece.

A única diferença é que você será responsáveis pelas informações em um o processo é bastante intuitivo e rápido, bastando ter em mãos o boleto, o cartão do banco e a senha para autorizar a transação. Veja o passo a passo e outras formas de pagar suas contas sem enfrentar filas.

Continua após a publicidade

Como pagar nos caixa eletrônicos

Se você possui um conta corrente com saldo e tem o cartão para transações, poderá usufruir da facilidade de pagamento dos boletos em caixas eletrônicos. Não correrá riscos de andar com dinheiro em mãos, ganhará tempo ao evitar filas desnecessárias e ainda contará com o comprovante salvo em seu histórico da conta corrente.

Basta ir a um auto atendimento de seu banco e seguir os passos abaixo

  • Insira seu cartão do banco na máquina para ter acesso ao sistema do banco.
  • Selecione a opção de “Pagamentos”.

Neste momento, você terá de escolher o tipo de pagamento que fará, se através do leitor de código de barras ou se digitará manualmente o código do boleto. Também poderá existir a possibilidade de escolher o tipo de pagamento como boleto, convênio, títulos, cartão de crédito etc, sobretudo se for digitar o código você mesmo.

Continua após a publicidade

  • Se a opção for usar o leitor da máquina, observe o sinal na tela e procure pela luz vermelha emitida pelo leitor ótico. Então, coloque o código de barras para que o leitor possa ler. Se optar por digitar manualmente, digite os números exatamente como consta no papel ou mensagem, para não ter erros.
  • Confirme a operação para a data atual ou agende para uma data futura caso queira ganhar algum prazo.
  • Digite a senha do cartão e aguarde a confirmação da operação. Imprima o boleto se necessário.
pagar boleto caixa eletronico
O pagamento de boletos pode ser efetuado pelo caixa eletrônico

Em muitos bancos também é possível escolher se o pagamento será efetuado com o saldo em conta corrente, poupança, cartão ou linha de crédito. Se este for seu caso, escolha a opção mais apropriada. Se o pagamento de boletos e faturas com o limite do seu cartão de crédito for a melhor opção porque oferecem prazo e parcelamento do boleto, tome cuidado. As operadoras de cartão cobram taxas para este serviço, e podem ser altas principalmente no parcelado, além disso a cobrança do IOF é obrigatória.

Apesar da facilidade, o pagamento do caixa eletrônico ainda tem o inconveniente de te deslocar até um local onde há a máquina de auto atendimento. Existem opções mais cômodas onde também você poderá efetuar o pagamento sem enfrentar filas utilizando-se da internet banking ou aplicativo.

Boleto vencido

Enquanto a maioria dos boletos podem ser pagos em qualquer banco até a data de vencimento, após o vencimento ainda pode existir alguma restrição, limitando-se ao banco emitente para o cálculo de multas e juros sobre o atraso. Isso tende a acabar em alguns anos e já há determinações do Banco Central nesse sentido, mas enquanto isso não acontece, é necessário recalcular o boleto vencido.

A maneira mais segura de fazer isso é acessando o site do banco. Todas as grandes instituições têm uma página dedicada para recalcular o boleto. Com o número do código de barras atualizado, você pode efetuar o pagamento normalmente nos caixa eletrônicos, internet banking e app do seu banco.

Continua após a publicidade

Atenção aos serviços online que oferecem este cálculo. Eles podem tirar proveito da situação e alterar completamente as informações de pagamento. Assim, você efetuará um pagamento que não é o desejado, enriquecendo o golpista e ficando em débito.

Outras opções de pagamento

Além do caixa eletrônico, os pagamentos podem ser realizados pelo internet banking e app do banco confira.

Internet banking

Para que você acesse a sua conta corrente através do site do banco, no internet banking é necessário cadastrar uma senha específica para o uso na internet, geralmente elas servem tanto para o uso no computador como no app do smartphone.

Além da senha alguns bancos também disponibilizam tokens e outros dispositivos para confirmar transações pela internet. Como apps específicos.

Continua após a publicidade

Ao acessar a sua conta clique em “pagamentos” faça o procedimento da mesma forma que no caixa eletrônico, mas informando manualmente o número do código de barras. Você irá confirmar com o uso da senha da internet e dispositivos de segurança fornecidos pelo banco.

App do banco

Você também pode efetuar o pagamento pelo App do banco e da mesma forma que acessar a sua conta pela internet precisará de senhas e outros app específicos para garantir a segurança.

Ao selecionar a sua conta selecione pagamentos, o pagamento poderá ser realizado com digitando manualmente o número do código de barras ou através da câmera do seu smartphone.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    2 resposta em “Como fazer um Pagamento no Caixa Eletrônico

    1. Desejo efetuar pagamento de minhas faturas através da Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Como devo proceder ?

      1. Para utilizar o caixa eletrônico, precisa ser cliente destes bancos. Após usar o cartão e entrar com seus dados, as opções de pagamento aparecerão.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *