Para se ter sucesso na administração financeira pessoal, é necessário levar em conta alguns fundamentos importantes, tais como:

  • Comportamento de valorização do dinheiro;
  • Organização e disciplina;
  • Perseverança.

Todos esses fundamentos também são características de pessoas altamente competentes e bem-sucedidas na gestão financeira pessoal e familiar.

Continua após a publicidade:

Essas características podem ser algo que é inato em algumas pessoas, mas podem também ser desenvolvidas em outras; basta querer.

Por isso, preparamos um artigo onde falamos desses fundamentos.

Evidenciando a importância de cada um no desenvolvimento da inteligência financeira e no sucesso das pessoas que resolvem adotá-los em suas vidas.

Continua após a publicidade

Fundamentos da organização financeira pessoal para adotar

 

Comportamento de valorização do dinheiro

Muitas pessoas passam quase toda a vida focadas em ganhar dinheiro apenas para consumir ostensivamente.

Não levando em conta a necessidade de se manter um relacionamento com o dinheiro que proporcione uma vida de maior liberdade e prosperidade.

Esse relacionamento consiste em desenvolver um sentimento de valor pelo dinheiro, possibilitando as conquistas da vida.

Como diz o ditado popular: “O dinheiro é fruto do suor do nosso trabalho”. E isso o torna sagrado.

Continua após a publicidade

Logo cedo, ainda na juventude, sonha-se em arrumar um emprego para se ter liberdade de escolha na hora de consumir.

Quem não se lembra do primeiro emprego? Do primeiro salário? Esse momento é um dos muitos da vida em que ocorre uma transição.

Nesse caso, o jovem passa de um mero dependente dos pais para uma fase já com alguma liberdade financeira.

Na mente desse jovem, agora ele pode comprar aquele objeto que tanto sonhava ter e nunca foi possível devido à condição de total limitação financeira.

Continua após a publicidade

É nesse momento que começa um relacionamento íntimo com o dinheiro e todas as possibilidades que este pode gerar.

A importância de desenvolver um relacionamento de qualidade

Sendo assim, é importante começar a desenvolver um relacionamento de qualidade, embora seja necessário aperfeiçoá-lo por toda a vida.

Do contrário, é iniciar um relacionamento destrutivo e de desvalor, o qual certamente resultará em uma vida de dificuldade e pobreza.

Por isso, defendemos tanto a inclusão da administração financeira pessoal como disciplina para os jovens na fase escolar.

Continua após a publicidade

É disso que realmente depende o sucesso financeiro das próximas gerações, o que consequentemente resultará em uma sociedade mais próspera.

Entender aspectos ligados ao consumo de qualidade e construção de riqueza é fundamental para a vida de uma pessoa.

É preciso desenvolver uma mentalidade voltada à valorização do dinheiro como consequência do esforço despendido no trabalho.

Logicamente, a valorização do trabalho também é muito importante, sendo essencial para uma vida rica em realizações.

Continua após a publicidade

Relação Ganhos x Gastos

Além disso, é necessário também eliminar o ciclo vicioso de ganhar e gastar tudo ou mais do que se ganha em nome do status.

Esse comportamento é uma adesão inconsciente à pobreza.

O dinheiro foi feito, sim, para se gastar. Contudo, esse gasto deve ser feito com qualidade, a serviço da liberdade e felicidade pessoal e das pessoas próximas.

Um consumo de qualidade pressupõe inteligência e planejamento financeiro

A renda auferida deve ser encarada como algo sagrado e não pode ser gasta com futilidades que não levam a lugar algum.

Nesse ponto, é importante estabelecer aonde se quer chegar na vida.

De posse desse norte, o consumo será direcionado sempre levando em conta esse objetivo. Assim, cria-se um ambiente favorável ao consumo de qualidade.

Continua após a publicidade

Por outro lado, quando não se sabe o que se quer na vida, acaba-se atendendo ao impulso do desejo imediatista que quase sempre leva a pessoa a não se desenvolver economicamente.

Organização e disciplina

As pessoas com alto grau de inteligência financeira têm algo em comum: são extremamente disciplinadas na gestão do dinheiro e dos sonhos.

Quando estabelecem suas metas, imediatamente iniciam um planejamento considerando todas as variáveis possíveis que poderão ajudar ou mesmo atrapalhar na conquista dessas metas.

Para alguns, a organização e a disciplina são inerentes às suas existências; não encontram nenhuma dificuldade nesse aspecto, e conseguem, através da organização inata, realizar muitas conquistas.

Continua após a publicidade

Entretanto, para outros, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida.

E isso, ao contrário de que muitos pensam, é plenamente possível, pois se trata de um hábito que, à medida que é implementado, traz muito prazer e uma sensação de conquista e segurança, sustentando esse estilo de vida.

Acredite na possibilidade de mudar seu comportamento

A grande dificuldade para as pessoas com essa limitação é acreditar na possibilidade da mudança de comportamento e nos ganhos que isso traz para vida.

Uma pessoa indisciplinada na condução da própria vida perde, principalmente, em produtividade no que realiza e, consequentemente, tem menos recursos para conquistar os objetivos financeiros rapidamente.

Portanto, um dos fundamentos da gestão financeira pessoal é a capacidade de organização e disciplina.

Continua após a publicidade

Isso é algo que em algumas pessoas é inato e em outras é necessário e possível desenvolver.

Existem muitas formas e métodos para esse desenvolvimento; basta querer mudar e buscar uma vida de maiores possibilidades de realizações.

O primeiro passo é estabelecer uma meta possível e relevante. Os passos seguintes têm a ver com buscar os recursos necessários para a conquista dessa meta.

Entre os mais importantes está a capacidade de organização e disciplina.

Perseverança

Como diz o ditado: “O dinheiro não cai do céu”, é preciso, de alguma forma, oferecer algo em troca dele.

Continua após a publicidade

Logo, não se consegue ganhar dinheiro sem antes investir recursos.

Pode ser: tempo, esforço físico, habilidades, competências ou mesmo o próprio dinheiro investido em um empreendimento.

Ou seja, não é deitado no sofá ou na sombra de uma árvore que se conseguirá ganhar dinheiro.

O tempo também é um fator importante no retorno de um investimento. Dessa forma, quase nunca é possível o ganho antes do esforço.

É necessário, na maioria das vezes, oferecer o esforço para depois receber o ganho.

Pode ser trabalhar 30 dias para depois receber o salário; investir em um produto e depois de 60 dias vendê-lo com lucro; ou mesmo investir um capital em ações ou terrenos para depois de cinco anos vender e auferir lucro.

Continua após a publicidade

É fundamental para alcançar sucesso com o dinheiro ter paciência e perseverança, sendo essas algumas das principais características de um investidor de sucesso.

Muitas pessoas que começam um planejamento financeiro se perdem no momento de aceitar o tempo como um aliado na formação de um capital.

O imediatismo é um problema

A tentação do imediatismo faz com que o investimento seja interrompido e o planejamento desfeito.

Isso vale tanto para um emprego em que é necessário se preparar e esperar as oportunidades de crescimento, como para fazer aplicações financeiras sistemáticas mensalmente para um resgate em dez anos.

Continua após a publicidade

A sede pelo prazer imediato faz com que as pessoas desistam de seus sonhos.

Os juros compostos podem tornar uma pessoa rica, como também podem torná-la pobre e endividada.

Print da Calculadora de juros compostos
Acesse a Calculadora de Juros Compostos e faça simulações

 

Tudo depende do papel que ela está exercendo: investidora ou devedora?

Quando se escolhe acumular o dinheiro ao longo do tempo de forma perseverante, para compra de um bem ou serviço no futuro, assume-se o papel de investidor, “fabricante de dinheiro”.

Quando, do contrário, assumem-se dívidas no sentido de antecipar uma compra, mediante pagamento de juros, a pessoa está, na verdade, diminuindo o valor do dinheiro, isto é, fazendo uma subtração de capital.

A melhor escolha sempre tem a ver com o nível de inteligência financeira e estratégia de aquisição do máximo com o mínimo possível de recurso. Ou seja: “mais com menos”.

Organizador financeiro pessoal

Quer criar seu planejamento financeiro de forma simples e fácil? Há várias opções de organizadores financeiros pessoais disponíveis no mercado. Conheça os melhores apps de controle financeiro!

Continua após a publicidade

Com eles, seu controle de gastos estará sempre à mão em seu smartphone ou computador, para que você possa (em tempo real) atualizar seus gastos e ganhos e, ao final, projetar como empregar seu dinheiro da melhor maneira possível.

Planilha para organização financeira pessoal

Caso você ainda seja meio avesso à tecnologia e opte por realizar seu controle financeiro através de planilhas, também podemos te ajudar.

Acesse o artigo com excelentes opções de planilhas para organização financeira pessoal.

Nele, você encontrará os mais variados tipos de planilha para economizar, visualizar seu fluxo de caixa, fazer orçamentos para reformas, viagens, entre outras.

Conclusão

Ter o controle de suas finanças pessoais é muito importante para você atingir a sua tranquilidade financeira e cuidar melhor do seu dinheiro.

Se você tiver filhos, então, ensine-os (desde cedo) como administrar seu dinheiro (mesada, por exemplo).

A casa precisa estar em harmonia com as finanças para não haver brigas desnecessárias.

Quer continuar recebendo conteúdos relacionados à organização financeira pessoal? Então, assine a newsletter do iDinheiro agora mesmo. 

Publicidade