Investimentos, Notícias

Saiba as melhores oportunidades de investimentos em outubro

Amanda Gusmão
Amanda Gusmão
Análise das melhores oportunidades de investimentos em outubro

Conheça as melhores oportunidades de investimentos para o mês de outubro e defina novas estratégias para sua carteira de ativos.

O mês de outubro começou com um cenário econômico que mistura incertezas sobre a deterioração fiscal, manutenção da taxa básica de juros em 2% ao ano e uma leve subida da Bolsa de Valores. Nesse cenário, é importante pensar em como conseguir melhores rendimentos com os investimentos em outubro.

A resposta para o questionamento, segundo alguns economistas e consultores, é que vivemos um momento onde é necessário buscar investimentos mais arrojados para a diversificação da carteira de ativos.

Continua após a publicidade

Assim, algumas opções se destacam em diferentes modalidades.

Confira levantamento, realizado pela revista Exame.

Melhores investimentos em outubro

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é o ideal para recompor ou iniciar a reserva de emergência, já que muitas pessoas precisaram usar seus investimentos nos primeiros meses da pandemia.

É o título de maior liquidez do Tesouro e, mesmo com sua desvalorização, ainda continua sendo considerada uma alternativa interessante para aplicações de curto prazo.

Continua após a publicidade

Tesouro IPCA

Para investidores conservadores que desejam fazer aplicações de longo prazo, o Tesouro IPCA 2035 e 2045 também está com taxas de juros real atrativas.

CRI, CRA e debêntures incentivadas

Algumas debêntures incentivadas são indexadas à inflação e, apesar de não terem o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), estão oferecendo rendimentos melhores que o Tesouro IPCA, por exemplo.

Vale lembrar que elas são isentas de Imposto de Renda e pagam IPCA mais uma taxa como remuneração. Podem, portanto, ajudar na diversificação da carteira.

A dica para investir nessa modalidade é escolher debêntures de segmentos mais sólidos, como frigoríficos, energia elétrica e agronegócio.

Continua após a publicidade

Fundos de Investimentos Imobiliários (FII)

São opções para quem não deseja investir em ações, mas quer um investimento mais arrojado.

Os FII pagam lucros mensais. Uma opção é reinvesti-los ou utilizá-los como renda extra.

Fundos de ações

Os fundos de ações são opções que o mercado adota para investir com cenários econômico como o atual, seja nas bolsas brasileiras, seja em mercados estrangeiros.

Nessa modalidade, deve-se avaliar a performance do gestor e as taxas de administração e performance do fundo.

Fundos multimercados

Fundos multimercados, por essência, são diversificados. No entanto, suas composições não tem restrição de concentração de ativos.

Continua após a publicidade

Além disso, a performance do gestor é o que vai ser determinante para seu retorno.

Vale lembrar que os FII tiveram uma desvalorização nos últimos meses, ou seja, é uma oportunidade de investimento em um bom ativo, porém, com preços reduzidos.

Atenção para o perfil ao escolher investimentos em outubro

O perfil e objetivos do investidor em relação às suas aplicações não podem ser negligenciados, mesmo que as oportunidades de investimentos sejam atrativas.

No entanto, o cenário atual deve ter um papel no momento de ajustar as proporções entre renda fixa e variável na carteira de investimentos

Continua após a publicidade

Conforme Juliana Machado, da Exame Research, “o perfil do investidor não é estático.(…)Tem a ver com o momento de vida, capacidade financeira, idade e também, experiência”.

Assim, uma boa diversificação, usando essas oportunidades de investimentos, pode trazer bons retornos tanto para o investidor conservador como para aquele mais arrojado.

Gostou de saber sobre os investimentos em outubro? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba uma seleção de conteúdos sobre o que é importante para seu dinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *