Contas Digitais, Notícias

Conta Zap e Oi construirão banco digital para baixa renda

Karina Carneiro
Karina Carneiro
conta zap app pagamentos whataspp

Banco Digital focado e estruturado exclusivamente no público de baixa renda é desenvolvido para que as pessoas deixem as soluções de lotéricas para trás

A fintech Conta Zap e a operadora de telefonia Oi fecharam recentemente um acordo para a criação de um banco digital exclusivo para os clientes da empresa que atualmente, vem sendo o foco do mercado financeiro pela compra de suas cota partes. 

O objetivo da parceria é a de ajudarem o maior número de brasileiros a terem um acesso facilitado às soluções de crédito, além de conseguir fazer com que a maioria dessas pessoas consigam ter sua primeira conta digital, já que milhões de brasileiros ainda não possuem acesso a estes métodos financeiros. 

Continua após a publicidade

Por esse motivo, os dados levantados pelo IBGE mostram que atualmente, existem mais números de linhas telefônicas ativas do que registros de pessoas físicas com domicílio bancário válido. 

Desta maneira, a ideia da parceria é a de reverter esse cenário principalmente pensando em pessoas e famílias de baixa renda. 

Continua após a publicidade

Por conta da forte aproximação com os consumidores através da comunicação via WhatsApp, a Conta Zap acredita que a sociedade une as duas funcionalidades com o mesmo objetivo. 

Inclusive, as duas empresas já assinaram contratos e já estão formatando a operação para ser disponibilizada no mercado o quanto antes, segundo informações oficiais fundador da Conta Zap, Roberto Marinho.

Desenvolvimento do Banco Digital para baixa renda

Na joint venture (unificação de duas empresas), a participação majoritária fica por conta da fintech, responsável por ceder todo o sistema de operação. 

Sendo assim, a Oi disponibiliza toda a base de cliente s e a comunicação com esta carteira de aproximadamente 24 milhões de contas pré pagas e cerca de 05 milhões de pós pagas para a divulgação do banco digital. 

Continua após a publicidade

Mesmo que a Oi esteja em processo da venda de sua parte do negócio relacionada à telefonia móvel, a parceria com a Conta Zap não deve ser incluída nestas negociações.

“Todas as pessoas do país utilizam o WhatsApp durante várias horas do dia, então, temos um processo simples e descomplicado em mãos. Entretanto, muitas dessas pessoas nunca tiveram uma conta bancária para facilitar seus processos de pagamentos e transações financeiras. E o nosso objetivo, é o de popularizar ainda mais este mercado”, disse Marinho.

Estratégias de crescimento

As duas empresas acreditam que, apesar de terem clientes de rendas mais altas, o grande volume de pessoas que serão atingidas pelo lançamento do banco digital são as de baixa renda.

Com um ticket médio de R$ 2 mil a R$ 3 mil reais, o grande desafio da Oi e da Conta Zap será mostrar as vantagens de utilizar um banco digital em seu dia a dia, deixando de lado soluções como lotéricas. 

Continua após a publicidade

Porém, um desafio que a empresa já tem logo em seu início, está no entrave do lançamento dos pagamentos via WhatsApp, algo que deve acontecer em pouco tempo, segundo as negociações entre empresas e Banco Central. 

“Isso não nos amedronta. Acreditamos que temos vantagens competitivas no mercado por simplesmente estarmos a cinco anos atuando neste projeto. Então, sabemos as dores e as necessidades específicas do nosso público alvo, podendo assim, oferecer um banco digital totalmente formulado para essas pessoas”, finalizou. 

Quer continuar acompanhando todas as novidades sobre o universo bancário digital? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro. 

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *