O que fazer com retalhos de tecidos para ganhar dinheiro: 10 ideias interessantes

Os retalhos de tecidos são extremamente úteis e podem ser utilizados para a criação de diversos acessórios. Veja o que fazer com eles.

lucas proenca
Lucas Proença

Se você está em busca de oportunidades para faturar uma renda extra e gosta de costurar, precisa saber o que fazer com retalhos de tecidos para ganhar dinheiro.

Afinal de contas, quem costura tem o hábito de sempre guardar as sobras de tecidos, mas chega um momento que tem que ser dado um destino para elas, e se esse destino gerar um bom dinheiro, melhor ainda, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Meliuz_Extensao

Sendo assim, para ajudar você nesse processo de criação, preparamos uma lista com 10 ótimas ideias de o que fazer com retalhos de tecidos para ganhar dinheiro. Confira!

1- Tiaras e faixas

Além de prender o cabelo e dar um charme todo especial, as tiras e faixas conseguem passar um ar de personalidade e estão em alta na moda feminina.

Continua após a publicidade

Para criar a base desse acessório, você pode utilizar um arame ou arco de cabelo. Aqui, a dica é criar diferentes tamanhos e modelos de tiaras e faixas, tanto para crianças, quanto para jovens e adultos.

Também é possível usar a criatividade e “brincar” com estampas, criando várias roupagens para o acessório. Outra opção bastante interessante que pode fazer com que você consiga lucrar ainda mais é criar esses itens em versão dupla face, ou seja, que pode ser usado de ambos os lados.

2- Travesseiros e almofadas

Se você possui uma boa quantidade de retalhos, uma outra ideia bastante criativa e interessante é a criação de capas personalizadas para travesseiros e almofadas, que por sinal ficam lindas em qualquer decoração.

Você pode, por exemplo, fazer uma aplicação em crochê com o nome do cliente, o que deixará o produto ainda mais artesanal e consequentemente mais valorizado.

Continua após a publicidade

Não é difícil aplicar essa técnica de patchwork, basta costurar os tecidos de diferentes formatos e tamanhos até que forme um topo no tamanho desejado. Em seguida, faça a parte de trás da capa e se achar melhor coloque um zíper ou faça o fechamento tipo envelope, que fica um charme.

3- Necessaires e bolsas 

A bolsa é um acessório indispensável nos looks femininos e uma ótima forma de reaproveitar retalhos de tecidos, uma vez que pode ser produzida em qualquer estilo, estampa e tamanho.

As versões mais comuns, feitas em patchwork, são produzidas no estilo, baú, totem e carteira. 

As bolsas handmade por serem simples e rápidas de fazer estão ganhando espaço no “streetwear” e estão sempre presente nas passarelas.

Continua após a publicidade

No caso das necessaires, a sua confecção é muito fácil e divertida. Você só precisa de poucos retalhos e pouco tempo de trabalho e seu produto já estará pronto.

Você precisará, ainda, comprar alguns itens para personalizar a necessaire ou bolsa, como zíper ou velcro, por exemplo, que costumam ser bem baratos.

4- Porta-celular

Produzir capinhas para celular é outra maneira inteligente de aproveitar os retalhos. Aqui você precisa ter em mente que a escolha da cor e do tipo de retalho que vão ditar o tom desse acessório.

Ele pode ser colorido, estampado ou ainda em versão minimalista, com cores sóbrias e lisas.

Continua após a publicidade

Para produzir esse acessório, prefira os tecidos mais grossos ou forre a capinha com espumas, uma vez que dessa maneira ela irá de fato proteger o aparelho de possíveis quedas e impactos. 

5- Fuxico

O fuxico é uma peça artesanal que pode ser produzida perfeitamente com retalhos, uma vez que não precisa de muitos materiais para ser feito.

Ele pode ser usado na produção de cortinas, bolsas, capa de almofadas, colchas, tiaras e tudo mais que sua imaginação mandar. Você pode produzi-lo em vários formatos, embora o redondo seja o mais tradicional. Veja como fazer:

  1. Pegue um papelão e faça um molde redondo com o dobro do tamanho que você quer o seu fuxico;
  2. Risque e corte o tecido com o auxílio desse molde;
  3. Dobre uma pequena borda do tecido que foi cortado no formato do molde e alinhave toda a volta dele;
  4. Termine puxando cuidadosamente a linha para não arrebentar até unir as bordas no centro;
  5. O fuxico já está formado;
  6. Em seguida aplique um nó o mais discreto possível para segurá-lo. Se achar melhor, você pode adicionar um botão ou uma pérola no centro.

Tenha em mente que o capricho é o segredo de todo e qualquer trabalho artesanal. Então seja caprichoso nas suas produções.

Continua após a publicidade

6- Chaveiros

Além de úteis, os chaveiros são bastante acessíveis, podendo facilmente ser encontrados em diversos modelos e estilos. Sendo assim, vale a pena apostar na praticidade deste item e confeccioná-lo com retalhos de tecidos de forma personalizada.

Aqui, você precisa entender que ele deve ser facilmente carregado nas bolsas e bolsos.

Os chaveiros também são usados para enfeitar bolsas e mochilas, adicionando um charme especial a essas peças. Os modelos mais tradicionais têm formas simples como flores, animais, corações e pássaros.

Além disso, eles também têm surgido como excelentes opções para lembrancinhas de eventos e festas. Portanto, sem dúvida são uma boa opção para faturar uma grana extra.

7- Tapetes

Certamente você já viu um tapete de retalhos em algum lugar. Eles são adoráveis e nostálgicos e sempre estão presentes nas casas das costureiras.

Continua após a publicidade

Esses tapetinhos de patchwork têm o poder de trazer mais cor, alegria e um certo ar vintage ao ambiente.

Dependendo das padronagens e das cores que mais aparecem nas suas sobras de tecidos, você pode criar tapetes mais sóbrios ou mais coloridos, com diferentes tamanhos e tipos de recortes.

8- Marcadores de página

Todos nós já precisamos marcar a página de um livro ou revista e, por não ter um marcador, acabamos recorrendo a algum outro objeto ou fazendo a famosa “orelha” para marcá-la, não é mesmo?

Isso é prova de que os marcadores podem ser bastante úteis e da mesma forma como os chaveiros, também podem funcionar muito bem como lembrancinhas de festas e eventos.

Continua após a publicidade

Como sua dimensão é reduzida, eles precisam de pouco tecido e algumas padronagens para serem confeccionados em vários estilos diferentes.

Para incrementar o item, uma boa dica é adicionar um pingente em uma das pontas ou criar detalhes em renda.

9- Jogo de jantar americano

Um jogo de jantar americano apresentável pode fazer toda a diferença na decoração da sua mesa, tanto no dia a dia quanto para alguma ocasião especial.

Fugir do óbvio e misturar algumas estampas para criar uma peça bem colorida e sofisticada, vai encantar a todos na hora de fazer as refeições.

Continua após a publicidade

Embora o modelo retangular seja o mais tradicional, você pode experimentar outros formatos nas suas produções, como o redondo, por exemplo, dessa maneira ele fará uma boa harmonização com os pratos.

10- Porta-copos

Os porta-copos nunca são demais, uma vez que ninguém quer correr o risco de manchar os móveis apoiando os copos diretamente neles.

Aqui, você pode testar diversos formatos e padronagens, bem como produzir alguns conjuntos harmônicos para vender em lotes.

Além de proteger os móveis, os porta-copos podem dar aquele toque de requinte que faltava na sua decoração.

Perguntas frequentes sobre o que fazer com retalhos de tecidos para ganhar dinheiro 

  1. Como aprender a fazer patchwork?

    O patchwork é a arte de unir retalhos de tecidos. Esse processo pode ser feito à mão ou à máquina. No caso do artesanato manual, após colocar a linha na agulha, basta aplicar dois tipos de costuras básicas: a simples e a para trás.

  2. Como fazer costura em retalhos?

    Basta unir um retalho no outro e cortá-los com o auxílio de uma régua até formarem um tecido inteiro no tamanho desejado para a produção dos vários itens aqui listados.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.