Confira o que é trader e quais as principais estratégias de trade

Saiba mais sobre essa profissão, quais as principais estratégias e algumas dicas para se tornar um negociador profissional no mercado de ações.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Você provavelmente já ouviu falar em trade ou trader, mas você sabe o que é? Se você está começando na bolsa de valores, é possível que esteja procurando um modo de alavancar seu ganhos e ser trader tem tudo a ver com isso!

Portanto, entender o que é trader e suas estratégias é o primeiro passo para se tornar um especialista em negociação de ações e multiplicar seu patrimônio. No entanto, trata-se de uma profissão que requer estudo, treinamentos e experiência, para garantir resultados positivos nas transações e conseguir acompanhar o mercado.

Além disso, existem diversos perfis desse profissional, de modo que é importante ter um conhecimento mais aprofundado sobre a área antes de começar a investir. Por isso, se você se interessa pelo perfil, ou quer aprender mais sobre esse especialista em ações, confira o conteúdo especial que o iDinheiro preparou sobre o que é trader e como se tornar um.

O que é trader?

O trader é o profissional que pratica o trade. Por isso, para entender o que é trader, é fundamental conhecer o conceito de trade no mercado de ações.

Continua após a publicidade

Esse termo em inglês pode ser traduzido como “comércio” ou “negócio”. Assim, na bolsa de valores, trade, ou trading, representa o negócio realizado nesse ambiente. Ou seja, as operações de compra e venda de ativos financeiros.

Dessa forma, pessoas que atuam com trade são chamadas traders. Trata-se de um negociador especializado no mercado de ações. Além disso, esse profissional também pode desenvolver diferentes estratégias, e se especializar em áreas distintas, como:

  • day trade;
  • swing trade;
  • e position trade.

E agora que você já sabe o que é trader, o próximo passo é entender sobre essas estratégias e como se especializar no segmento. Entretanto, é importante ressaltar que os profissionais que trabalham com trade devem ter experiência e conhecimento apropriados, ou podem ter resultados poucos favoráveis e, até mesmo, desastrosos.

O que é day trade?

Uma das modalidades de trade mais conhecidas é o day trade, também considerado um dos segmentos mais arrojados e movimentados do mercado financeiro.

Continua após a publicidade

Basicamente, trata-se de negociações que ocorrem em um período muito curto de tempo, dentro do mesmo dia. Nesse caso, as operações de compra e venda são feitas rapidamente, por traders experientes que se dedicam para observar a bolsa de valores e conseguir as melhores oportunidades.

Por exemplo, o investidor adquire ações às 10h, mas já as vende às 16h, por um valor superior, o que configura uma porcentagem de lucro no mesmo dia.

Por isso, além de conhecer o que é trader, é importante conhecer os tipos de especialistas, e quais suas funções em cada cenário. Assim, o day trader adquire conhecimentos e habilidades que permitem que ele acompanhe o mercado de ações para realizar as transações em prazos curtíssimos.

Por conta dessa volatilidade e rapidez, o day trade é considerado uma modalidade de alto risco. No entanto, pode trazer uma alta taxa de rentabilidade, caso o trader encontre oportunidades vantajosas de negociação e tenha bom conhecimento de análise técnica e estratégias.

Continua após a publicidade

Day trade em resumo
O que é:operações de compra e venda que começam e terminam no mesmo dia
Quem faz:day trader
Período das operações:1 dia (em geral, algumas horas)
Nível de risco:alto

O que é scalp trade?

O scalp trade, que se trata de uma extensão da modalidade day trade. Enquanto o day trader realiza negociações no mesmo dia, o scalper opera com compras e vendas em questão de minutos ou, até mesmo, segundos.

Ou seja, são operações que acontecem ainda mais rapidamente, mas que demandam um nível superior de conhecimento e experiência para acompanhar cada transação. Além disso, o controle emocional é importantíssimo, já que quanto menor o tempo da operação, maior o seu risco e maiores são as chances de cometer erros.

Geralmente, o scalper atua em setores com cotações voláteis, que se alteram com maior rapidez. Dessa forma, é capaz de buscar mais rendimentos na compra e venda quase instantâneas, aumentando os riscos, mas também a possibilidade de ganhos.

Scalp trade em resumo
O que é:operações de compra e venda que começam e terminam em minutos
Quem faz:scalp trader ou scalper
Período das operações:alguns segundos ou minutos
Nível de risco:altíssimo

O que é swing trade?

Enquanto isso, o swing trade já apresenta um prazo maior de negociações, em comparação ao day trade e scalp trade.

Continua após a publicidade

Em tese, os profissionais dessa modalidade, chamados de swing traders, realizam operações de compra e venda em um período superior a 24 horas. No entanto, é comum que as transações ocorram em prazos mais longos, entre dias, e, até mesmo, semanas.

Com isso, a modalidade conta com um risco médio, apesar de ainda apresentar maior movimentação e requerer uma experiência mais aprimorada do trader, que precisa entender vários conceitos de análise gráfica para identificar boas entradas e saídas das operações.

Swing trade em resumo
O que é:operações de compra e venda que duram mais de 1 dia
Quem faz:swing trader
Período das operações:alguns dias ou semanas
Nível de risco:médio

O que é position trade?

Por fim, ao saber o que é trader, também é importante conhecer o conceito de position trade. Essa é uma das modalidades mais conhecidas no mercado de ações. Isso porque trata-se de negociações com longos prazos de duração, muitas vezes alcançando meses ou anos.

Nesse caso, não existe a intenção de lucrar em um período curto de tempo. Por esse motivo, é o segmento onde investidores comuns e iniciantes costumam atuar. Além disso, também oferece um risco menor que as demais modalidades.

Continua após a publicidade

Os profissionais que atuam nessa trade são chamados position traders, e podem negociar possuindo menos experiência que os demais especialistas, já que “seguram sua posição” por muito tempo, o que diminui consideravelmente os riscos da operação.

Muitas vezes, a position trade pode ser sinônimo de buy and hold, uma expressão em inglês para “comprar e segurar”. No entanto, esse segmento refere-se à negociações que podem durar décadas, sem a intenção de lucrar em períodos menores de tempo. O holder é, em si, o investidor que visa crescer junto com a empresa na qual investe.

Position trade em resumo
O que é:operações de compra e venda que duram meses ou anos
Quem faz:position trader
Período das operações:alguns meses ou anos
Nível de risco:baixo

icon

Cada tipo de trade exige diferentes habilidades do especialista, por isso, conhecer seus detalhes é fundamental para definir qual combina mais com o seu perfil de risco. O recomendável é sempre começar por operações mais longas, onde as variações diárias de preços não fazem tanta diferença. Aos poucos, você pode evoluir na sua estratégia, conforme ganha experiência e conhecimento.

Como ser trader?

Continua após a publicidade

Depois de entender o que é trader e como funciona o trade, muitos investidores podem se interessar por essa categoria. Afinal, trata-se de uma modalidade com possibilidade de altos rendimentos em um período curto de tempo.

No entanto, ser um trader é uma profissão. Dessa forma, ela exige tempo, dedicação e estudos, além de treinamentos constantes para se manter atualizado no mercado.

Além disso, o perfil do trader deve apresentar determinadas habilidades, que permitem que ele possa acompanhar a bolsa de valores e identificar boas oportunidades. De forma geral, acredita-se que um profissional de trade necessite de, pelo menos, dois anos de experiência e estudos até se tornar apto para atuar no mercado imediato de ações.

A princípio, não é necessário ter certificação para operar como trader de forma individual. Entretanto, caso o profissional tenha interesse em trabalhar em corretoras ou se tornar um especialista público, é fundamental apresentar certificados específicos, como o CNPI-T.

De modo geral, o primeiro passo para se tornar um trader é procurar mais sobre a modalidade. Prática e uma percepção mais apurada são fundamentais nesse segmento. Posteriormente, também é recomendável buscar orientações com autoridades no assunto, e se manter atualizado sobre o mercado de ações e suas movimentações.

Continua após a publicidade

Ser trader dá muito dinheiro?

É comum que investidores procurem sobre o que é trader e como se tornar um por conta da possibilidade de ter bons rendimentos. No entanto, para ganhar dinheiro com trading, é preciso ser um especialista, com prática e habilidades superiores no segmento.

Isso porque o trade é uma das práticas financeiras com os riscos mais elevados, que podem acarretar em perdas de capital. Ainda, uma parcela relativamente pequena de profissionais realmente consegue uma boa lucratividade com o trade.

De acordo com o portal Valor Investe, cerca de 5% de day traders faturam montantes superiores a R$10 mil. Ao mesmo tempo, 54% apresentaram resultados negativos. Ou seja, perderam dinheiro no período de avaliação.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é necessária uma atenção especial para esse assunto. Antes de se tornar um trader, é recomendável que o interessado procure cursos e treinamentos, de preferência ministrados por analistas CNPI certificados.

Além disso, mesmo atuando como trader, o especialista poderá levar um longo período para começar a faturar quantias significativas. Assim, além de experiência e conhecimento, também é importante ter paciência e esforço.

É preciso saber o que é trader para investir no mercado de ações?

Investir na bolsa de valores é uma das alternativas para pessoas que buscam diversificar sua carteira de aplicações.

Mesmo sendo um investimento recomendável para determinados perfis, ainda é possível conhecer mais sobre a modalidade e seus segmentos. Dessa forma, aprender sobre alguns termos básicos, como o trade, permite que o investidor possa avaliar essa opção com maior propriedade e segurança.

Posteriormente, se optar por investir no mercado de ações, inevitavelmente acabará se deparando com esses conceitos. Assim, saber o que é trader e outros termos relacionados é um dos primeiros passos para se tornar um especialista.

Além disso, existem diversos tipos de traders, que podem combinar mais ou menos com seu perfil de risco.

Em resumo, vale a pena aprender sobre esses conceitos do universo financeiro, principalmente antes de começar a investir. Com isso, você poderá ter uma atuação mais segura, e aumentar as chances de multiplicar seu patrimônio operando com mais conhecimentos no mercado.

Sugestões de leitura:

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.