O que é o Picpay e como funciona: análise completa das suas vantagens e funcionalidades

O PicPay oferece muitas facilidades que podem ser usadas no seu cotidiano, deixando sua vida mais simples e ainda te devolvendo valores por isso.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Carteira de pagamentos, já ouviu falar? E, sobre e-wallets ou carteiras digitais? Talvez. O mais provável porém, é que você já tenha visto em e-commerces, postos de gasolina, lojas, restaurantes e afins, adesivos que informam que o estabelecimento aceita Picpay, PayPal, Mercado Pago etc, não é mesmo?

As carteiras digitais concentram soluções de pagamento, mas trazem outras funcionalidades de contas digitais, crédito e até rentabilidade acima da poupança. Dentre as mais conhecidas, é claro, está o Picpay.

Para que você conheça todas as suas vantagens, entenda o que é o Picpay e como funciona, preparamos um review completo da carteira digital. Confira.

O que é PicPay?

O PicPay surgiu como uma “rede social de pagamentos”, que estimulava as pessoas a fazerem pagamentos e recebimentos por ela.

Com uma sistemática simples e rápida, para usar a funcionalidade de pagamentos, basta adicionar a pessoa a que você deseja enviar um valor, digitar quanto, um cartão de crédito válido e inserir a senha.

Processo bem mais tranquilo do que uma transferência bancária, por exemplo.

Na verdade, o PicPay é uma fintech, ou seja, uma empresa focada em atender o mercado financeiro com soluções tecnológicas diferenciadas.

Hoje, com mais de 20 milhões de usuários, a plataforma está crescendo cada vez mais, mesmo em meio à crise econômica.

E lançou mais soluções financeiras.

Atualmente, além de pagamentos, transferências e compras, o PicPay permite que seus usuários solicitem seu cartão de débito e crédito e façam empréstimos na plataforma.

Aplicativo PicPay

Ficou curioso para testar todas essas funcionalidades? Baixe o aplicativo no Google Play ou Apple Store.

Picpay é seguro?

É tão difícil ganhar dinheiro que quando se trata de aplicativos de pagamentos muitos ficam com um “pé atrás” com medo de golpes ou de ter seu dinheiro roubado de alguma forma.

Por isso, devo dizer: o PicPay é seguro e confiável sim.

Primeiro, porque é uma empresa que já atua no mercado há 8 anos, sendo, atualmente, o maior aplicativo de pagamentos do Brasil em número de usuários e transações.

Segundo, devido ao fato de ser uma fintech controlada por um banco respeitável e igualmente sólido, o Banco Original.

Outro ponto que podemos citar é a segurança nas transações, já que o PicPay nunca foi acusado de vazamento de dados ou qualquer tipo de perda financeira por seus usuários, qualificando seu sistema de segurança de dados como bom.

PicPay: Reclame Aqui

Outro parâmetro que pode ser usado para avaliar a confiabilidade e segurança de uma empresa é a nota da mesma no Reclame Aqui, além de outros dados mostrados neste site.

Nesse sentido, a qualificação do PicPay no Reclame Aqui é de 7,3/10, o que é considerado como “Bom” para as métricas do site.

Algo que podemos destacar como positivo é o índice de 70% de usuários que voltariam a fazer negócio no aplicativo, ou seja, provavelmente os problemas foram resolvidos de forma eficiente.

Isso é o que se espera de uma boa empresa, não que ela seja perfeita, mas que resolva os empecilhos de forma rápida e assertiva.

Como funciona o PicPay?

Depois do nosso passeio pelo histórico e confiabilidade do aplicativo de pagamentos PicPay, vamos agora explicar na prática como ele funciona e quais são as principais funcionalidades que o compõem.

Bom, primeiro é preciso que você realize seu cadastro. O processo é bem simples, veja a seguir:

1. Baixe o aplicativo (Android / iOS).

2. Abra o app, escolha “Cadastrar” na tela inicial.

3. As telas seguintes serão pedindo seu nome e telefone, como mostrado abaixo.

tela do app pic pay para mostrar como se cadastrar
tela do app pic pay para mostrar como se cadastrar

4. Depois, será enviado um código via SMS para o número cadastrado, para certificar que ele é mesmo seu.

5. Nesta etapa, será pedido um endereço de e-mail válido. Insira o dado e clique em “Avançar”;

6. Agora, é hora de criar uma senha de 4 dígitos. Crie uma senha forte, pois ela será pedida como validação nas ações realizadas dentro do PicPay.

7. Na tela posterior, insira seu CPF e data de nascimento para continuar o cadastro.

8. Hora de escolher seu nome de usuário, que vai ser pelo qual seus amigos vão te procurar, já que estamos falando de uma rede social também.

As próximas telas são mostrando algumas configurações da conta, como buscar amigos pelos contatos do celular e cadastrar um cartão de crédito.

Vale a pena ressaltar que não é obrigatório informar os dados de um cartão para concluir o cadastro, até porque você pode usar o PicPay só para receber pagamentos.

Como receber pelo PicPay?

Existem pelo menos 2 maneiras de receber pelo PicPay:

  1. Gerando um boleto para pagamento;
  2. Cobrando através do PicPay.

Como gerar um boleto no PicPay

Para gerar um boleto pelo aplicativo, siga as sequências das telas:

tela do app picpay para mostrar como gerar boleto

Escolha a opção “Carteira”, mostrada no menu inferior da tela inicial do aplicativo, como mostrado na imagem acima.

tela do app picpay para mostrar como gerar boleto

Depois, clique em “Adicionar”, como apontado na imagem anterior. Agora, escolha a opção “Boleto Bancário” mostrada abaixo e informe o valor.

tela do app picpay para mostrar como gerar boleto

Tá feito, após o prazo de até 2 dias úteis, o valor estará na sua carteira digital PicPay.

Receber pagamento e cobranças no PicPay

No menu superior, destacado na tela inicial, encontra-se a opção “Cobrar”.

tela do app picpay para mostrar como gerar uma cobrança

Clicando no ícone marcado na imagem, a seguinte página abrirá:

tela do app picpay para mostrar como gerar cobrança

Essas são as três formas possíveis de cobrar pelo PicPay.

Uma função interessante é a de dividir conta com os amigos, apresentada como primeira opção na imagem acima.

Assim, é possível dividir contas de restaurantes, supermercados, gastos de casas compartilhadas, tudo de uma maneira simples e prática no PicPay.

Muitos acreditam que o surgimento de aplicativos de pagamento veio para acabar com calotes e, sabendo usar direitinho, esta pode vir a ser a sua realidade!

Como ganhar dinheiro no PicPay?

Além das mostradas no tópico anterior, existem outras maneiras de ganhar dinheiro com o PicPay, confira a seguir.

Código promocional PicPay

A indicação do app para amigos através do código promocional, gerado individualmente para cada usuário, é a primeira maneira de ganhar dinheiro de verdade com o PicPay.

Se você ainda não usa o aplicativo, baixe na Google Play ou na Apple Store e siga os seguintes passos para ganhar R$ 10,00 já no seu primeiro pagamento com cartão de crédito:

  1. Na tela inicial do app, vá até “Ajustes”;
  2. Depois, procure por promoções e clique em “Usar código promocional”;
  3. Por fim, copie e cole o código 1GEDFT.

Pronto, assim que realizar o primeiro pagamento utilizando um cartão de crédito, seja para um amigo, boleto ou outro, já ganhará 10 reais de volta na sua conta Pic Pay.

Cashback

Outra funcionalidade que o PicPay possui e possibilita que seus usuários ganhem dinheiro com este aplicativo é o cashback.

O mesmo é oferecido aos usuários com periodicidades diferentes, no entanto, o PicPay chega a devolver até 40% de valores pagos e recargas feitas no aplicativo.

Dica: fique sempre atento às notificações e aproveite!

No ícone na forma de um percentual, apontado na imagem abaixo, também aparecem promoções de dinheiro de volta, fique atento.

tela do app picpay mostrando o ícone promoções

Receber pagamentos com cartão de crédito sem taxa nem aluguel de maquininha

Há outra forma de ganhar dinheiro com o PicPay, usando-o para receber por serviços ou produtos vendidos.

A melhor parte é não ter que pagar as taxas cobradas pelas operadoras de maquininhas de cartão de crédito, nem precisar comprá-las ou alugá-las.

Pague contas com o cartão de crédito e acumule pontos ou cashback

A última, mas não menos importante, forma de ganhar dinheiro com o PicPay é o pagamento de contas com o cartão de crédito.

Mas como ganho dinheiro se estou pagando?!

Há duas maneiras principais: cashback e programa de pontos.

Alguns cartões, como o cartão Méliuz, oferecem dinheiro de volta em todas as compras pagas com ele.

Assim, contas de água, luz, dentre outras, podem render cashback!

Pagando com o saldo do PicPay, você também ganha dinheiro de volta, 5% do valor pago.

O mesmo ocorre com outros cartões que possuem programa de pontos como o Nubank Rewards que permitem que o cliente “apague” gastos a cada “x reais” gastos na fatura.

Se quiser aprender outras maneiras de ganhar dinheiro leia também: Como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada? Veja 57 formas!

Como usar o PicPay?

Mostramos até agora, basicamente, como receber pelo app, vamos explorar as outras possibilidades de transações!

Pagar boleto no PicPay

Como dito acima, é possível ganhar cashback em pagamentos, mas como fazê-los? Bem, primeiro é preciso ter saldo no aplicativo ou um cartão cadastrado.

tela do app picpay para mostrar como pagar boleto

A tela mostrada acima é a inicial do PicPay. Escolha a opção destacada, “Pagar conta”, e defina se deseja scannear o código de barras ou informá-lo manualmente.

O diferencial de pagar suas contas com este aplicativo é a possibilidade de parcelar no cartão de crédito se você estiver muito apertado em um momento específico, mas cuidado para que esta prática não vire uma”bola de neve”.

Até porque, os juros cobrados não são pequenos.

Usar essa possibilidade pode ser benéfica em alguns momentos, como no que estamos vivenciando, que às vezes os valores podem demorar a chegar, como os do auxílio e FGTS emergenciais.

PicPay Store

Dentro do aplicativo existe uma loja onde é possível recarregar o celular, comprar créditos do Uber, dentre outras coisas, até vale-presente você pode encontrar no PicPay.

Por exemplo, se você quiser, pode contratar o serviço da Netflix ou Sky Pré-pago direto pelo app.

Pagar com PicPay em estabelecimentos

Outra forma de pagar com o PicPay é usá-lo em estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento, a qual é feita através da leitura do QR Code gerado em maquininhas da Cielo e Getnet.

Para isso, basta, na página inicial, escolher a opção “Pagar nas maquininhas” e escanear o QR code gerado na compra.

Simples, não é mesmo? E, pagando com o saldo da carteira PicPay, você ganha 5% de volta!

PicPay Card: cartão de crédito

A fintech lançou seu cartão de crédito no começo deste ano.

A bandeira é Mastercard, além de ser internacional e sem anuidade.

Outra novidade são os cashbacks (dinheiro de volta) prometidos pelo PicPay com o uso do cartão.

Por enquanto, para solicitar o seu é preciso entrar em uma fila de espera, pois ele ainda não está sendo produzido em larga escala.

Empréstimo PicPay

A partir da metade de 2020, a PicPay começará a oferecer crédito para pessoa física.

As primeiras operações da novidade, que está em fase de ajustes de prazos, taxas e demais condições, foram realizadas ainda em maio.

A primeira parceria para entrada no segmento é com o banco Original, que controla a startup.

Mas, não só isso; a fintech já negocia com outros parceiros interessados em ceder crédito pessoal.

Ainda não foi definido o volume de recursos que será cedido.

Rendimento no PicPay

Como já foi explicado, o PicPay é uma carteira digital, por isso, você pode deixar seu dinheiro nela até precisar usá-lo.

O interessante é que enquanto ele está lá “parado”, automaticamente está rendendo 100% do CDI.

Isso é mais do que a poupança e pode não ser um grande rendimento, mas pense bem, se ele estivesse na sua carteira física, apenas a inflação o estaria atingindo. Na virtual, ele está se valorizando, mesmo que pouco.

O PicPay é uma alternativa para deixar sua reserva de emergência, contanto que você tenha autocontrole para não gastá-la. Diferentemente de contas digitais, como o Nubank, que possui uma opção “guardar dinheiro”, na qual os valores são separados da conta principal e “escondidos” em uma parte específica do app, no PicPay não há esta possibilidade, deixando o saldo na tela inicial, o que pode despertar seu desejo de gastá-lo!

PicPay Empresas

Até agora focamos no PicPay para pessoas físicas, mas existe uma parte do aplicativo voltado para empresas, tanto para microempresas como para as maiores.

Para acessar estas possibilidades, entre no menu “Ajustes” e veja a opção “Para o meu negócio”, como destacado na figura a seguir.

tela do picpay mostrando como acessar os produtos para empresas

PicPay: taxas

Para usar a plataforma, não há cobrança de taxas para pessoas físicas. As únicas cobradas são as de parcelamento no cartão.

No entanto, há um limite de R$ 800,00 para pagamento de contas com o cartão de crédito cadastrado. Assim, passando deste valor, o aplicativo cobra uma taxa por transação.

As cobranças dependem do tipo de conta. Na conta comum, chamada “pessoal”, as tarifas e limites são os mostrados abaixo:

Conta Pessoal
ServiçoValor
Pagamento de boletos com cartão de crédito2,99% do valor do boleto
Receber pagamentos via cartão de créditoGrátis até R$ 800,00/mês
Pagar outros usuários com cartão de créditoGrátis até R$ 800,00/mês

Já na conta “Pro”, o usuário não paga mensalidade nem adesão, mas sofre a incidência de uma taxa fixa de 2,99% sobre os valores que receber.

A parte boa é que você só paga quando recebe. Se passar um mês sem vender ou vender pouco, pagará apenas a taxa sobre estes valores.

Conta PRO
ServiçoValor
Pagamento de boletos com cartão de crédito2,99% do valor do boleto
Receber pagamentos via cartão de crédito2,99% por transação
Pagar outros usuários com cartão de créditoGrátis até R$ 800,00/mês

Maquininha PicPay?

Vale salientar que o PicPay não trabalha com maquininhas de cartão de crédito.

No entanto, ele é aceito para pagamento via QR code gerado por maquininhas Cielo e Getnet.

Para pagar através das maquininhas, acesse o ícone destacado no canto superior esquerdo da figura a seguir:

tela picpay para mostrar como pagar com qr code

Agora, aponte para a maquininha que deve estar com o QR code gerado pelo lojista na tela.

Escolha se deseja pagar com o cartão ou saldo PicPay no seu celular e pressione “Pagar”.

Bem prático, não é mesmo?

Curiosidades

Já desvendamos quase todas as funcionalidades do aplicativo PicPay, mas existem algumas dúvidas frequentes que desejamos abordar também, vamos a elas.

Como o PicPay lucra?

Bem, esta é uma dúvida bem pertinente, já que boa parte dos serviços da fintech são gratuitos. Mas não se esqueça que nem todos o são!

Existem as contas PRO e a vertente empresas, que dão um bom lucro para o aplicativo.

Outra forma é a taxa de venda pelo cartão de crédito.

Uma parte do valor pago com cartões dentro da plataforma fica para o PicPay, que funciona como um “atravessador” do dinheiro, ganhando uma parcela.

Conta universitária, como funciona?

Bem, a conta universitária é oferecida para estudantes de ensino superior de graduação ou pós-graduação.

O diferencial é que ela tem campanhas de cashbacks diferentes das oferecidas para o público em geral.

O PicPay afirma que, como uma maneira de ajudar os estudantes, disponibiliza promoções e dinheiro de volta de forma diferenciada e em percentuais maiores.

Para ter uma conta universitária, você pode solicitar ao aplicativo a mudança da sua, mas com as devidas comprovações.

Pode, ainda, ser convidado por alguém que tem uma (novamente lembrando que haverá um pedido de comprovação) e o app pode te convidar por e-mail.

Como cancelar pagamento no PicPay?

Na central de ajuda do PicPay, a startup disponibiliza um formulário de estorno de operação.

Contudo, informa que o papel do app é facilitar as transações, uma vez feito, o usuário que recebeu errado tem o poder de estornar o valor.

Funciona parecido com a política de cartão de crédito. Se você compra algo e se arrepende, apenas a loja pode estornar, certo?

Aqui funciona do mesmo jeito, mas em todo caso o PicPay se compromete a tentar resolver o problema se a primeira via (pedir estorno diretamente para o recebedor) não tiver sido bem-sucedida.

Qual o telefone do PicPay?

O PicPay não possui central de atendimento telefônico, seu Serviço de Atendimento ao Consumidor é feito pelo aplicativo no menu “Ajustes”, opção “Dúvidas frequentes”.

Quem desejar um contato direto com a fintech pode cadastrar uma reclamação no Reclame Aqui. Como dissemos, eles são bem eficientes em resolver problemas por lá!

Conclusão

O PicPay oferece muitas facilidades que podem ser usadas no seu cotidiano, deixando sua vida mais simples e ainda te devolvendo valores por isso.

Não à toa, ele entrou em uma lista que fizemos recentemente sobre as melhores fintechs brasileiras.

Agora, se você quer mesmo mudar sua vida financeira, também deve começar a usar urgentemente um bom aplicativo para controlar as finanças ou uma planilha.

Não sabe qual a melhor opção nesse sentido? Então, veja agora mesmo nossas listas com os melhores apps de controle financeiro e planilhas.

Referências do artigo
  1. JORGE RONAN

    Cadê meu comentário?
    Eu tinha publicado ele aqui.
    Que fiz um depósito via ted no picpay dia 04/06 e até hoje não creditaram.
    Sumiram com o dinheiro.
    Tem muita gente reclamando da mesma situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp