O que é “nome impresso no cartão”? Posso nomear o meu cartão como quiser?

Você sabe o que é nome impresso no cartão? Já ficou com dúvidas ao preencher essa informação? Vamos tirar suas principais dúvidas sobre o assunto!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Se você já fez compras online, provavelmente deve ter se deparado com essa solicitação nos formulários, e ter se perguntado: o que é nome impresso no cartão? Embora pareça simples, esse é um questionamento comum, principalmente por conta das diferentes configurações que cada banco apresenta.

Além disso, a informação é muito importante hoje em dia, com o aumento das compras online e transações que necessitam esse dado. Qualquer errinho pode complicar as compras no cartão, então é bom se informar!

Continua após a publicidade

Por isso, hoje vamos falar sobre o que é nome impresso no cartão, além de comentar também sobre os momentos em que a informação é solicitada.

Confira nosso conteúdo e não tenha mais dúvidas na hora de preencher suas informações!

O que é o nome impresso no cartão?

Se você já se perguntou o que é o nome impresso no cartão, trata-se apenas do nome que consta no seu meio de pagamento com função crédito, da forma como ele foi emitido.

Continua após a publicidade

Muitas pessoas podem confundir esse dado com o nome completo, ou terem dúvidas na hora de preencher algum formulário que conste essa indicação.

icon

Atenção

O nome impresso no cartão pode não ser o seu nome completo. Isso porque é comum que os bancos possuam uma configuração própria para seus produtos, de acordo com alguns fatores específicos.

Alguns fatores são:

  • design do cartão;
  • espaço para impressão do nome;
  • disposição dos dados pessoais.

Dessa forma, no momento de emissão pode haver uma abreviação do nome, feita pela própria instituição.

Em outros casos, o banco pode solicitar que você informe seu primeiro e último nome apenas, ou o nome completo, independentemente do tamanho. Cada requerimento pode constar de uma maneira, fazendo com que os usuários tenham dúvidas sobre o que é nome impresso no cartão.

No entanto, se você tiver dúvidas, basta conferir no seu produto, e ver como o seu nome, ou do titular, foi impresso. Separamos um exemplo para que você entenda melhor:

Continua após a publicidade

Imagem do cartão Inter, cartão de crédito para autônomo

Imaginamos que existem muitas chances dessa titular não se chamar apenas Maria Diniz. No entanto, ao fazer compras online, por exemplo, é o nome que ela deverá indicar no campo “nome impresso no cartão”.

Quando essa informação é solicitada, geralmente?

Geralmente, as pessoas podem se questionar o que é nome impresso no cartão em situações que envolvam compras online. Isso porque os sites solicitam o cadastro do cartão de crédito, e pedem informações como número do cartão, o código de segurança e, claro, o nome impresso.

icon

Atenção

Nesse caso, é importante informar o dado conforme ele consta no cartão que está sendo cadastrado para evitar erros futuros com a validação e finalização da compra.

Outras situações que podem exigir essa solicitação é em assuntos relacionados com o próprio meio de pagamento. Por exemplo, caso você realize um atendimento telefônico ou virtual com uma instituição, e precise confirmar os dados do seu serviço.

Assim, pode ser preciso informar o nome como ele está impresso, em vez do nome completo do titular. Em casos como esse, é importante confirmar a informação diretamente no cartão físico ou virtual para não ter erros.

Continua após a publicidade

Posso colocar um apelido ou outro nome ao solicitar um cartão de crédito?

O processo de cadastro e emissão de um cartão de crédito varia de acordo com a instituição bancária responsável. Algumas podem exigir apenas os documentos do titular e abreviar o nome automaticamente, outras podem pedir o primeiro e último nome apenas.

Nesse caso, o usuário não tem a liberdade de escolher como será o nome impresso no tarjeta de plástico.

Entretanto, muitos bancos estão adotando essa alternativa como forma de proporcionar uma maior autonomia e personalização para o cliente. Por exemplo, bancos digitais como o Nubank e o C6 Bank perguntam ao usuário como ele gostaria que o nome fosse impresso.

No entanto, algumas pessoas não recomendam a inserção de apelidos. Isso acontece porque em alguns tipos de compra, empresas solicitam o cartão de crédito + algum documento de identidade para validar a compra.

Continua após a publicidade

Vou dar um exemplo comum: ao comprar um ingresso de shows online e retirar na bilheteria de forma presencial, muitas empresas solicitam o cartão de crédito do titular da compra junto com o seu documento de identidade. Assim, fazem a validação das informações.

Para não ter nenhum tipo de transtornos e precisar explicar a questão do apelido, é mais interessante usar o nome completo ou abreviado.

Além de reduzir as chances de erros ou falhas na validação dos dados, você também evitará ter dúvidas sobre o que é nome impresso e como consta o seu.

É importante saber o que é nome impresso no cartão?

Pode parecer uma dúvida simples e sem relevância, mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é importante saber o que é nome impresso no cartão. Dessa forma, você não terá mais dúvidas quando se deparar com essa solicitação e poderá informar os dados exatos no formulário.

Isso diminui as chances de erros ou problemas no futuro, especialmente durante compras online, e também permite que você conheça melhor o seu meio de pagamento e como ele funciona.

Quer receber mais novidades sobre o universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para não perder nenhum conteúdo!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.