O uso de canais eletrônicos para realização de serviços bancários pode deixar a vida mais prática. No entanto, tem hora que os bancos parecem querer dificultar o que poderia ser muito simples. Um dos grandes problemas é a linguagem financeira, cheia de siglas e terminologias específicas. Muitas vezes, esses termos não conhecidos pelo cidadão comum, dificultando bastante a efetivação de uma transação.
Um exemplo bem comum é o uso das siglas COMPE e ISPB pelo Banco do Brasil para a realização de TED. Sem saber o que elas significam, o cliente tem dificuldades para fazer sua transferência, ainda que, na maior parte das vezes, essa informação não interferia na operação.
Continua após a publicidade
Recentemente, recebemos comentários de dois leitores relatando outro problema na hora de fazer uma TED ou DOC pelo Itaú. Veja:
Bom dia. Não consegui fazer um TED do Itaú para o Banco do Brasil. Pediu o DAC e eu não sei o que colocar.
Eu preciso fazer um DOC do banco Itaú pra Caixa e pediu um numero DAC. Como faço da saber esse número?
Preenchi os dados da agência e conta mas pede o DAC. O que seria isso? Quero fazer um TED para o Banco do Brasil.
É justamente por isso que gostamos dos comentários dos leitores. A partir deles, podemos buscar mais informações e tornar o blog cada vez mais útil. Como esse problema com o DAC parece ser frequente, resolvemos escrever um artigo para tentar esclarecer o que deve ser usado nesse campo.
O que é DAC?
A sigla DAC se refere ao Dígito de Auto Conferência. Essa explicação pode dizer pouco, mas, na verdade, a sigla é usada em diferentes situações. O uso do DAC como dígito verificador é mais comum na composição do número de um boleto bancário. Em relação aos dados que precisamos para fazer uma TED, o DAC pode se referir ao dígito da conta bancária ou da agência.
Então, se na hora de fazer uma TED ou um DOC o banco solicitar o DAC, você deverá completar o campo com o dígito da conta ou da agência, ou seja, com o número que vem depois do hífen. Veja:
- Se o número da agência for 3510-2, por exemplo, o DAC é o número 2;
- Se o número da conta for 25218-4, por exemplo, o DAC será o número 4.
Na prática, o que você precisa saber é que o DAC corresponde ao dígito e que, portanto, será necessário saber essa informação quando os dados da conta forem passados.
Dicas Importantes
A melhor forma de evitar problemas ao fazer um TED ou DOC é ter em mãos todos os dados de quem irá receber o dinheiro. Antes de fazer a solicitação de transferência, confira se essas informações estão realmente corretas, pois qualquer erro impedirá a realização da transação.
O DAC da conta e da agência pode ser consultado no cartão de banco de quem irá receber a TED. Caso você não tenha como encontrar esse número, peça para a pessoa conferir quais são os números que aparecem depois do hífen ou da barra. Nem sempre é necessário informar o dígito, mas se o banco exigir, informe o dado.
Continua após a Publicidade
Fiz uma transferência e após a mesma descobri que digitei um número a mais e no aplicativo diz que posso editar os dados…quando fui editar ou seja retirar o o número a mais da conta estão me pedindo o DAC.
Bom dia,
Meu problema é com boleto bancário.
Digito todos os números no final aparece a mensagem que falta o dac.
Você utilizou o número verificador, após o hífen?
O q escrever no campo histórico?
Qual banco?
Pode ser para armazenar uma informação particular sua.
Continua após a publicidade
Minha agência nao tem nenhum numero e hifem o q eu faco. Pois nao consigo receber uma TED
Não é necessário dígito de agência para receber um TED, apenas da conta.
Fui pagar uma conta de celular da claro ,e deu DAC inválido,liguei na operadora e passaram outro código de barras,deu inválido novamente,liguei de novo me passaram outro código de barras e deu DAC inválido novamente,agora não sei o que fazer,tentei pagar no caixa eletrônico, será que é isso.
Jesuína, infelizmente, não sabemos como resolver este problema.
O melhor era esclarecer junto a empresa e o banco.
explicação muito bem dada, parabéns !!!!
Continua após a publicidade
Mesmo colocando o dac não consigo cadastrar a conta pra fazer o ted o q eu faço ?
Ryana, assim fica difícil para ajudarmos. O melhor é entrar em contato com o banco.
E se tanto a conta como a agência possuem esse dígito após o hífen, qual deles eu coloco?
Por exemplo, as contas do BB tem a seguinte característica: Agência XXXX-1 e CC XXXXXX-7. Eu coloco 1 ou 7 no DAC?
Em TEDs, utiliza-se o verificador da conta.