Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

O banco pode se negar a abrir uma conta salário?

A Conta Salário é usada para facilitar o pagamento dos funcionários de uma empresa. Mas será que o banco pode se negar a abrir uma conta salário? E se o funcionário tiver o nome sujo? Saiba tudo neste artigo!

flaviomariano
Flávio Mariano Produto

A Conta Salário é usada para facilitar o pagamento dos funcionários de uma empresa. Através dela, os funcionários podem receber de forma mais ágil e segura, sem cobranças de taxas ou qualquer tipo de tarifa, ao contrário de uma conta corrente, que tem taxa de manutenção.

Este tipo de conta é aberta pelo próprio empregador, em nome de seu empregado. Normalmente, a empresa fornece uma carta ao novo funcionário, para que ele mesmo faça a abertura da conta em uma agência estipulada pela empresa. Assim, o banco tem a possibilidade de ganhar novos clientes, enquanto o empregador facilita seus pagamentos, dando mais segurança ao seu funcionário.

Continua após a publicidade

Mas, e se ao chegar no banco, a abertura da conta for negada? Isso pode acontecer? O banco pode se negar a fazer a abertura de uma conta salário? É o que veremos a seguir.

Abertura de Conta Negada

Como foi dito anteriormente, a empresa entrega uma carta para o seu funcionário, solicitando ao banco que abra a conta salário. Se a carta foi entregue, é porque a empresa já fez um contrato com o banco, para que todos os seus funcionários recebam o salário através da mesma agência. Logo, o banco não pode se negar a abrir a conta salário de qualquer funcionário desta empresa, que esteja portando a carta de solicitação.

E se o Empregado Tem o Nome Sujo?

Essa é uma dúvida frequente entre os trabalhadores: Será que posso abrir uma conta salário, mesmo com o nome sujo? A resposta é sim! Mesmo que o novo funcionário tenha o nome sujo em algum dos órgãos de proteção ao crédito, ele poderá abrir uma conta salário, já que este tipo de conta não fornece nenhum tipo de crédito aos seus clientes.

A conta salário é usada exclusivamente para o depósito do remunerado mensal dos trabalhadores, e não pode ser usada para outros tipos de depósitos, assim como não dá direito ao uso de cheques, cartões de crédito ou empréstimos. Por isso, não há nenhum tipo de risco para o banco em abrir uma conta salário para alguém com nome sujo na praça.

conta-salario
O banco pode se negar a abrir uma conta salário?

Mesmo nesta situação, o banco não pode se negar a abrir a conta salário.

E se o Empregado Tiver Dívidas com o Banco? Poderá ser Descontado?

Outra dúvida comum é quando a dívida é exatamente com o banco escolhido pela empresa. Nesses casos, o empregado fica com medo do banco descontar o valor da dívida de seu salário. Mas essa é uma prática proibida. Os bancos não podem descontar valores de dívidas diretamente de contas salário, a não ser que seja um acordo entre banco e cliente, onde o titular autorize o desconto mensal em seu salário. O acordo precisa ser formal, através de um contrato, para que essa prática seja legal.

E continuando a responder a pergunta do post, mesmo nesta situação, o banco não pode se negar a abrir a conta para o trabalhador nem mesmo a portabilidade de salário.

Se em qualquer um desses casos, o banco se negar a fazer a abertura da conta salário, o correto é registrar um Boletim de Ocorrência Policial. Depois de registrado o BO, registre uma reclamação no site do Banco Central e no PROCON de sua cidade.

Caso não seja resolvido, procure seus direitos na justiça.

Continua após a Publicidade

115 comentários

  1. Fui no Itaú me fizeram pagar uma dívida e eu paguei, falaram pra mim que eu não podia abrir a conta salário até eu pagar e pra eu esperar 5 Dias pra eu abrir a conta salário.

  2. Maiara S.

    Olá,
    Abri uma conta salário no banco Santander, mas já estou em uma nova empresa, não encerrei a conta salário e estão me cobrando taxas. Liguei no banco e fui presencialmente e me disseram que eles abriram uma conta salário E uma conta corrente no mesmo dia. Sendo que eu não fui informada disso e recebi um cartão de débito apenas para usar para a conta salário. Disseram que o convenio da empresa era assim… Mas não me informaram isso em nenhum momento.
    Eles podem fazer isso?

  3. Koryne Lima

    Atualmente sou correntista do banco Santander e o pacote da conta é alto para o valor que recebo de salário, entrei em contato com o banco solicitando a alteração da conta para uma conta salário ou conta básica regulamentada pelo Bacen e a gerente da minha conta alegou que não pode realizar nenhuma das alterações visto que o pacote contratado da empresa com o banco é apenas para conta corrente. Está certo isso?

  4. Continua após a publicidade

  5. RAFAELA ROCHA

    Boa noite. Meu CPF está pendente de regularização, recebi uma proposta de emprego e querem uma conta salário. Com o CPF pendente de regularização vão conseguir abrir a conta salário?

  6. Vinicius Pereira

    Tenho uma conta bloqueada e encerrada no Itaú por fraude , consigo abrir uma conta corrente?

  7. Gleison

    A empresa me pediu pra abrir uma conta salario no banco santander, so q no nome da minja mae ela e regristrada com um nome só, e no sistema deles n esta aceitando, sendo q me deram 48 hrs ser resolvido e ja passoi mais de 1 semana e nd foi resolvido, sendo q minha mae tem todos os documentos originais e certidao de nascimento com um nome só,, no final de tudo acabei perdendo o emprego por incompetência do banco santandee, e agr o que fazer pra ter meus direitos?

  8. Continua após a publicidade

  9. Juliana Coutinho

    Boa tarde. Gostaria de saber se essa carta que a empresa dá ao empregado tem que constar a data da admissão e o valor do salário? Pois fui ao Banco do Brasil com essa carta da empresa, mas não consta esses dados e então o banco rejeitou a minha abertura de conta.

  10. Sabrina

    A empresa me pediu para eu abrir uma conta salário, mas não me deu nenhuma carta para a mesma seja feita. E ainda quer que eu pague o exame admissional e disse que para eu assinar o contrato não era necessário o comprovante de conta aberta. Isso é possível?

  11. Carolina Ribeiro

    Estou com uma dívida no banco Itaú ( empréstimo e cartao, no meio desse caos de pandemia)
    Acontece que consegui um emprego, e eles pediram para eu abrir uma conta salário, a onde eu tenho essa divida.
    ( a empresa me forneceu uma carta com esse pedido, onde no qual eles tem vínculo)
    só q eles me disseram q só consigo abrir, se parte desse salário for para pagar a tal dívida ( tem isso no contrato) como nao estava de acordo nao assinei, e nao pude abrir a conta. ( me deixando sem opção de escolha)
    Como devo agir?
    Ja li sobre o contrato de adesao, nesse meu caso, existe alguma brecha na qual eu possa reverter isso?
    Pois acabar perdendo o emprego por causa disso.
    Obrigada!

  12. Continua após a publicidade

  13. Juliana

    Boa noite
    Estou encaminhando a pensão para o meu pai e o governo do RS obrigou que ele abra uma conta corrente individual no Banrisul. Meu pai já tem conta na CEF e no Itaú.
    O Estado pode definir o banco em que ele vai receber a pensão? Neste caso não vale a lei da portabilidade?
    Fomos no Banrisul e pedi que fosse aberta conta salário, mas eles alegaram que o banco não trabalha com conta salário e já estavam com os documentos prontos para abrir conta corrente. O banco pode se negar a abrir conta salário neste caso?
    Resolvemos assinar a documentação e não deixaram a gente ler o contrato, pois alegaram que outras pessoas estavam aguardando atendimento.
    Alguns documentos cheguei a visualizar e disse que meu pai não iria assinar, pois era uma prática abusiva de venda casada. Fui informada pelo gerente que a conta somente seria aberta com a assinatura de toda a documentação, o que foi feito pelo meu pai.
    Ao final, solicitei a cópia do contrato firmado e o gerente informou que não poderia entregá-la pois o documento está sob sigilo bancário.
    Gostaria de orientações sobre este assunto, já que pretende procurar meus direitos.
    Obrigada

  14. Thiago Rezende

    Oi, boa tarde.
    Devido à cesta de serviço em minha conta corrente no Bradesco, decidi pedir a portabilidade para o Nubank, acontece que, após a portabilidade pretendo encerrar minha conta corrente no Bradesco, e pedir para a empresa abrir uma conta salário no Bradesco, será que existe algum impedimento?
    O Bradesco pode se negar a abrir a conta salário em meu nome?
    Não tenho nenhuma dívida com o Bradesco.

  15. Everaldo

    Bom dia, paguei uma dívida do BB (de 15 anos atrás) junto a Ativos, que ficou em 350,00, lhe pergunto: o BB não vendeu a dívida para a Ativos?
    O BB pode cobrar de novo a mesma dúvida?
    Porque acho que fui lesado.
    Obrigado.

  16. Felipe Guerrero

    tenho uma ação do banco contra minha pessoa, eles desfizeram minha conta.por “desinteresse.comercial”, mas a empresa tem convenio c o banco, posso abrir uma conta salario?

  17. Daniele

    Boa tarde
    Gostaria de saber se é legal o banco colocar a cláusula de eu concordo com desconto em minha CONTA SALÁRIO?
    Pois eu assinei o contrato, caso contrário não conseguiria abrir a conta.
    O que faço?

  18. José Augusto

    Bom dia, quando fui entregar a relação de documentos para adimissao na empresa, me perguntaram se eu tinha conta corrente no banco do Brasil , disse que não, me deram uma carta com meus dados para ir até uma agência do Banco do Brasil, onde tinha uma observação, não é conta salário. Tive que abrir uma conta corrente .todo mês pago uma tarifa de 42,00.quero saber se esse procedimento da empresa é correta, ou não. Desde já agradeço.

  19. Samara

    Qual a lei ou resolução que diz que os bancos são obrigados a abrir conta salário mesmo com restrição no nome ou dívida com o banco?

  20. Luciana Bruzantin

    Bom dia. O Banco pode me coagir fazer acordo de dívida existente pra eu poder abrir conta salário ou isso é arbitrário?

  21. Juliana

    O banco se negou a abrir uma conta salário por tenho dívida no mesmo banco.
    O que devo fazer?

  22. Gabriel vinicius

    Boa tarde, tenho um conta salário em aberto no bradesco de outra empresa, fui mandado embora mais a conta salário não foi fechada!
    Estou ingressando em outra empresa e a mesma tem contrato com Bradesco, será que posso abrir outra conta salário na mesma instituição do banco Bradesco?

  23. Pedrina

    Pedrina
    O banco está se negando a me fornecer o cartão da conta salário ,sendo que já tenho a conta aberta,dizendo que preciso abrir uma conta corrente. É correto?

  24. Anderson

    Ola tenho uma duvida pois eu tenho uma divida de cheque especial uma agencia do banco Itau e recebo em outra agencia mais também do banco Itaú .
    A agência que recebo meu pagamento pela conta corrente corre o risco de ser cobrado a divida de outra conta?

  25. francisco

    fui hoje em um banco com a carta da empresa para abrir uma conta salario mais o banco se recusou e o gerente propôs que abri uma conta corrente .
    o que devo fazer?

  26. Téo Santana

    O empregador pode fimar contrato com o banco só pra abrir conta corrente?
    Grato

  27. Leandro Martins

    Bom dia!

    Ao solicitar abertura de conta salário no Banco do Brasil, fui informado de que primeiro deveria abrir uma CONTA CORRENTE para depois de, pelo menos, 30 dias solicitar a alteração para CONTA SALÁRIO, pois se tratava de regulamento, dessa forma, a instituição ficou me cobrando taxas e pacotes de serviços. Gostaria de saber se essa obrigatoriedade é legal e, caso não seja, como faço para acionar o banco na justiça.

  28. Ligia

    Boa noite… posso abrir conta salario para meus funcionarios q nao sao registrados?

  29. Fabricia

    Há muitos anos atrás tive que abrir uma conta salário, na época foi aberta conta salário e corrente, acabou que eu sair da empresa e não cancelei. Não consta restrição em meu cpf em nada relacionado a esse banco. Hoje preciso abrir uma conta salario no mesmo banco e eles não estão conseguindo abrir devido não conseguir cancelar a minha conta anterior. Eles podem fazer isso? Me negar abrir uma conta salário devido não está comseguindo cancelada à conta anterior?

  30. Fernando

    Estou pra entrar em uma empresa ela faz conta salário para os funcionários porém tem uma irregularidade no CPF por não ter declarado.por esse motivo posso não conseguir abrir a conta salário ?

  31. Mirian Francisca

    Boa tarde eu gostaria de saber se o banco pode se negar a abrir conta salário p mim simplesmente pq já tive conta nele 3 vezes porém foram encerradas assim q sai da empresa.

  32. Olá ,recebi a carta para abertura de conta salário em um determinado banco, possuo dívidas com o banco há anos atrás; eles podem me obrigar a pagar as dívidas antes de abrir mesmo sem a minha autorização? A conta salário dá direito a sacar o dinheiro através de cartões? Grato

  33. Tenho uma dívida de empréstimo com o BRB da qual tinha uma conta corrente com eles. Comecei a trabalhar numa empresa q me pediu a abertura da conta salário para receber o pagamento pelo BRB. Eles podem descontar esse empréstimo da conta salário? Já q é do msm banco.

  34. Wellington

    Boa tarde!o banco cancelou minha conta corrente por motivos de desinteresse comercial tem como eu abrir uma conta salário no mesmo banco com a carta da empresa?

  35. Ana Oliveira

    Se a empresa não fizer essa carta solicitando a abertura de conta salário então o funcionário tem que abrir conta corrente para receber seu salário?

  36. Ricardo

    O minha empresa tem contrato com o itau só que eles abriram uma conta corrente para mim ao invés de conta salário. Se eu pedir portabilidade eu continuo a pagar as tarifas da conta corrente que a empresa deposita o meu salário?

  37. Márcia

    Oi tenho uma dívida com o banco Santander em conta corrente recente…e precisso uma conta salário no mesmo banco não estou conseguindo o que eu faço? pois não posso perder meu emprego..

  38. Cristina

    Tenho um debito na Caixa e a empresa onde estou agora pediu para abrir uma conta salario / poupança para deposito do salario no banco Bradesco , porem o bradesco se nega a abrir a conta salario. A empresa nao tem contrato com o banco Bradesco e nao forneceu a carta para abertura da conta salario. Eu tenho direito a conta mesmo assim ?

  39. Leandro

    Na abertura da conta salário, fui informado que o Banco não realizava apenas a abertura da conta salário, seria necessário abrir a conta correnta também.

    Quando o meu pagamento é depositado na conta salário, sou obrigado a transferir para a conta corrente para poder realizar o saque, é quando é descontado a tarifa da conta corrente.

    Gostaria de saber se o Banco pode me obrigar a manter a conta corrente no momento em que eu for cancelar?

  40. Ubeládia

    Pessoal ,
    meu marido tem uma conta-corrente com valores em haver de cartões de credito, foi feita a renegociação através de uma ligação, acontece que ele tem uma conta salario do mesmo grupo mas em outra agencia, ele possui a portabilidade para outra instituição, e fizeram um desconto de 30% do salário , sem aviso prévio e sem a autorização dele, ele foi na agencia da conta salário e lhe disseram que a divida puxa pelo CPF e que ele fez uma negociação através de contato telefônico, mas em nenhum momento ele autorizou a penhora da conta salário , e o gerente informou que não pode fazer nada e a penhora será mensal.

    está correto ?

  41. Wemyson

    Bom dia.
    Minha dúvida é a seguinte
    Recebo por cartão salário a mais de um ano e esse mês a caixa econômica bloqueou meu cartão alegando que tenho que abrir uma conta com eles p poder receber meu salário. Pode isso? É legal ou eles estão agindo de má fé?

  42. Jaqueline

    Fui ao bando para criar a conta salário com a carta em mãos, e não permitiram q fizesse, alegando que não fazem esse tipo de conta para q empresa que está me empregando. Todos os funcionários da empresa possuem a conta salário nesse banco, como eles podem não abrem esse tipo de conta?)

  43. Italo rafhael

    Boa tarde,fui abrir conta salário com carta da empresa, pois ela faz o pagamento só pelo Santander, sou negativado no Santander, a gerente me falou que saiu uma lei que mesmo na conta salário o banco iria me descontar até 30% do meu salário caso eu não fizesse um acordo com eles, essa informação da nova lei procede? Ou é alguma pressão pra eu pagar?

  44. Daniel Trindade

    fui abrir uma conta salário no banco banrisul e tenho uma pendencia antiga com eles. só que eles não abriram a conta salário. e eu com medo de perder a vaga na empresa aceitei a conta corrente e vao descontar a divida por mes de mim. nao sabia dessas informações.o que devo fazer?

  45. Josemir Doneda

    Tive um problema com o banco e entrei judicialmente, fiz uma proposta de pagamento e o banco aceitou, paguei a divida, agora preciso abrir uma conta salário neste mesmo banco, ele pode se negar a abrir esta conta.

  46. Letícia Palmira

    E se o banco não tem convênio com o banco? Ele pode negar a abrir a conta?

  47. VANDERLEI JOAO

    Boa tarde , fiz um consignado , mas sai da empresa e não paguei.
    Vou voltar para a mesma empresa É o banco é o mesmo.
    Eles podem descontar esse consignado da nova conta salário?

  48. Maria Marta

    Bom dia ,
    Estou com um protesto em meu nome , fui com a carta da empresa para abrir a conta salário , e me foi negada , dizendo que eu estava com um restritivo , e que não era possível abrir . E que até poderia ser aberta a conta , mas o salário seria bloqueado , e pra eu receber , a empresa teria que fazer uma ordem de pagamento . Isso procede ?

  49. Alisson

    Bom dia! Gostaria de uma informação. Fui encaminhado pela empresa com uma carta para abrir uma conta salário, chegando ao banco o sistema esta indisponível desde sexta feira dia 02.03.2018 e não consegui abrir a conta. Agora posso perder a vaga por não poder abrir a conta. Como pode um banco cono Santander não dá uma solução ao usuário. Como devo proceder?

  50. Fabio A.

    eu abri uma conta salario e dias depois bem antes da chegada do cartão recebi um contrato de seguro LIS sendo que eu não solicitei o mesmo, gostaria de saber como prossegui pra cancelar ja que eu não solicitei nada disso obg.

    att,
    fabio

  51. Marcelo

    “Os bancos não podem descontar valores de dívidas diretamente de contas salário, a não ser que seja um acordo entre banco e cliente, onde o titular autorize o desconto mensal em seu salário. O acordo precisa ser formal, através de um contrato, para que essa prática seja legal”

    Todos os bancos hoje em dia, so abrem a conta salário se vc assinar o contrato informando que o banco poderá fazer debitos mensais de 30% do seu salário se caso tiver divida em aberto com eles. Ou vc assina esse contrato ou vc nao abre a conta? Pode reclamar com o Banco Central, com o Presidente, que o Banco não ira abrir. Aconselho a voce alterar a informaçao acima. Fica parecendo que quando abrimos uma conta salario, o querido banco te da duas opçoes, debitar os 30% ou nao abrir a conta, sendo que na verdade so existe uma opçao. DEBITAR OS 30% CASO TENHA DIVIDA! NÃO EXISTE DUAS OPCOES DE CONTRATOS!

  52. Boa tarde meu esposo tem uma divida no Itau porem ele conseguiu emprego e a empresa deu uma carta pra ele abrir uma conta salario e o banco se negou a abrir dizendo que ele tera que pagar a divida e receber pela conta corrente … isso pode ?

  53. Marcos

    Aqui eu gostaria de saber. Eu recebia no santander fiz um empréstimo no Banco Santander empréstimo pessoal unificado com proteção. Só fiz portabilidade pra receber no Banco do Brasil. Aí no contrato diz que vai desconta em conta corrente e salário…isso eles pode fazer?….quantos %eles pode.descontar do meu salario?

  54. renato

    a caixa economica federal esta se negando a abri uma conta juridica nao tenho nem uma restriçao quero saber se posso proçessa o banco por isso

  55. Adriano

    conta salario não da direito a cartão para receber nos caixas eletrônicos

  56. Miqueias Rodrigues

    Tenho uma divida no bb negociando com ativos fica 350,00 em pagamento unico mas fui informado que nao posso mas abrir conta nesse banco
    se ja estou com meu nome limpo na praça ficou restrito nesse banco bb? essa informacao foi passada pelo atendente da ativos

  57. Aline

    Gente já entrei em contato com banco central dos mesmo informaram que dependo do tipo de dívida adquirida com o banco, está pode sim ser descontada da conta salário.

  58. Fernando Domingues

    Fui a instituição indicada pela empresa para abrir conta salário e devido a pendência nesta instituição fui informado pelo funcionário do banco que eu primeiro devo resolver as pendência para depois abir a conta, o que devo fazer? é legal? liguei para o banco central e fui informado que se constar no contrato que em caso de restrição de funcionário não abrirá a conta, neste caso como proceder?.

  59. Benedito Assis

    Sou cliente do Banco do Brasil a mais de trinta anos , recebo meu salrio como fucionario do estado , estou reformado pela Policia MIlitar e recetemente estou trabalhando em outra função e recebo um cheque salario , Queria saber se com esse novo salario posso realizar emprestimo consignado mesmo estando com parcelas atrasada de ourto emprestimo… Obg

  60. Kleber Luzetti

    Mas a Cláudia pode abrir uma conta corrente com o rol dos serviços essenciais, dessa maneira ela não irá ter que pagar tarifa de manutenção ou cesta, vale apena conferir, lembrando que os bancos muitas vezes se negam, mas essa determinação é de resolução do BACEN, fica a dica.

  61. Ana Claudia

    Boa Tarde
    Já possuo uma conta salario aberta por uma empresa aonde não trabalho mais,
    por orientação de um funcionário do banco não encerrei a conta.
    Hoje recebo auxilio doença pelo inss e o banco não aceitou fazer deposito nesta conta, no caso o Itaú.
    Disseram que tenho que abrir uma conta corrente para receber o beneficio.
    O banco realmente não é obrigado a me pagar pelo cartão salário neste caso.
    Desde já agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.