O número de fintechs no Brasil cresceu 28% desde o ano passado. Segundo levantamento da Radar Fintechlab, número saltou de 604 em junho do ano passado para 771 em agosto deste ano.

Ao todo, foram abertas 258 empresas e 92 fecharam. O segmento com maior prevalência é o de pagamentos, incluindo adquirentes de maquininhas, empresas de cartão, companhias que oferecem cashback e contas de pagamentos, conhecidas como “carteiras digitais”.

Continua após a publicidade:

Informações são do Valor Investe. 

Número de fintechs no Brasil cresce

O principal segmento de fintechs no Brasil é pagamentos. Segundo levantamento, existem 190 fintechs do tipo no país, tendo sido criadas 77 e fechadas 32 no período analisado.

Segundo Fábio Gonsalez, cofundador do FintechLab, essas companhias têm tanta relevância porque é possível, por exemplo, que um empreendedor encontre um nicho específico de consumidor ou até mesmo de empresas que precisem de alguma solução de pagamento.

“Esse empreendedor consegue pensar em diferentes soluções que podem atender a diferentes pessoas. E é mais simples de criar algo do que montar um banco, por exemplo”, diz.

Gestão financeira e empréstimos

Fintechs de gestão financeira ocupam o segundo lugar no ranking. No período analisado surgiram 44 novas companhias, enquanto sete foram fechadas; a soma total dá 122 fintechs desse segmento.

“Gestão financeira cresceu em relação ao ano passado e continua relevante. E isso é um diagnóstico da necessidade que temos, principalmente para pequenos empreendedores, para que eles façam uma gestão de caixa de forma mais eficiente”, afirma Gonsalez.

O segmento de empréstimos ocupa a terceira colocação. Foram 39 novas empresas contra 17 que fecharam, totalizando 114. “No campo de empréstimos existe uma sofisticação do ponto de vista dos algoritmos, da escolha dos tomadores de crédito e isso mantém a relevância desse setor. Ele é rentável, e ele conta com conhecimento e tecnologia interessantes do mercado, então tende a continuar bem”, pontua.

Ranking do número de fintechs de cada segmento

TipoQuantidadeParticipação
Pagamentos19028%
Gestão financeira12218%
Emprestimos11417%
Investimentos599%
Cryptocurrency558%
Seguros284%
Funding264%
TechFin223%
Multisserviços223%
Negociação de dívidas213%
Bancos Digitais172%
Câmbios e Remessas132%
Total689

E você, quer continuar acompanhando outras notícias sobre fintechs? Então, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações do Push.

Publicidade