NovaDAX é confiável? Entenda como funciona a exchange!

A NovaDAX é uma das corretoras de criptomoedas mais bem conceituadas da atualidade.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Se você está em busca de uma exchange para atuar no mercado de criptomoedas, pode ter se perguntado se a NovaDAX é confiável para investir. Afinal, a empresa é um dos novos nomes que se destacam nesse segmento.

O ramo de criptoativos está se expandindo significativamente, atraindo cada vez mais investidores, por conta das vantagens e das possibilidades de rentabilidade que esses produtos oferecem.

Continua após a publicidade

No entanto, suas operações dependem de uma intermediária especializada, o que pode levar o usuário a analisar algumas companhias em busca da escolha ideal para o seu perfil. Nesse sentido, é comum que muitos questionem a confiabilidade da empresa antes de contratá-la, efetivamente. E é importante realizar essa avaliação, para utilizar o serviço com mais confiança e tranquilidade.

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo especial para te ajudar a definir se a NovaDAX é confiável e se realmente vale a pena investir nessa corretora.

Continua após a publicidade

O que é a NovaDAX?

A NovaDAX é uma corretora que atua especialmente no segmento de criptoativos, também sendo chamada de exchange.

Além de oferecer a estrutura necessária para possibilitar a negociação de criptomoedas, a corretora também trabalha com serviços de conta digital e outras operações, como:

  • compra e venda de ativos digitais;
  • negociação de pares;
  • operações com alavancagem;
  • serviços que colaboram para a construção do ecossistema de criptomoedas.

A corretora iniciou suas atividades no Brasil em 2018, e já apresenta um crescimento considerável no mercado. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Cointrader Monitor, a NovaDAX ficou em segundo lugar na lista de exchanges mais procuradas em fevereiro de 2021.

Além disso, a corretora também movimentou mais de 3,9 bilhões moedas de Bitcoins durante o último semestre, representando pouco mais de R$1 bilhão, segundo cotações da moeda.

Continua após a publicidade

Em termos práticos, suas ferramentas são simples, e envolvem transações via TED, DOC e Pix, o sistema de pagamento mais recente do Banco Central. Essas características podem ajudar o investidor a determinar se a NovaDAX é confiável, mesmo antes de contratar o serviço.

Embora seja uma corretora brasileira, a companhia é controlada por uma holding chinesa.

História da NovaDAX

Muitos investidores buscam saber se a NovaDAX é confiável por conta da sua história de desenvolvimento, uma vez que ela é controlada por um grupo chinês.

A exchange faz parte do catálogo de empresas da Abakus Group, de origem chinesa. O conglomerado atua no setor de tecnologia, com foco em Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning. A empresa foca em soluções para mercados diversificados utilizando tecnologias avançadas.

Por esse motivo, a Abakus Group atraiu a atenção de grandes investidores, chegando a capturar mais de $300 milhões de dólares em uma série de investimentos.

Continua após a publicidade

Além disso, também fundou outras companhias importantes na Ásia, como a Wecash, uma plataforma internacional de crédito, além do seu pilar mais importante no exterior, a Abakus Tech.

Em 2018, uma das integrantes dos sócios-fundadores se tornou responsável por expandir os serviços da companhia no mercado de criptoativos, dando origem à NovaDAX. O país escolhido para começar suas operações foi o Brasil, e, desde então, o grupo controlador investe em tecnologias blockchain que permitem negociações de criptoativos dentro do território.

Posteriormente, a corretora alcançou resultados consideráveis, e expandiu seu domínio ao redor do mundo, com escritórios nos Estados Unidos, Europa e também na China. Assim, é possível concluir que a NovaDAX é confiável, ao menos nesse quesito.

A NovaDAX é confiável e segura?

Por outro lado, alguns usuários ainda podem questionar se a NovaDAX é confiável, mesmo depois de conhecer mais sobre sua história e a controladora que atua por trás da plataforma.

Continua após a publicidade

Nesse caso, é importante avaliar algumas considerações que podem ajudar a definir se a corretora é, de fato, segura para operar no mercado de criptoativos.

Confira alguns aspectos importantes para levar em conta ao analisar a confiabilidade da NovaDAX, e que podem influenciar no serviço:

Segurança no login

Uma vez que o mercado de criptomoedas atua exclusivamente com ativos digitais, que são alocados no perfil e na carteira de cada investidor, existe a necessidade de comprovar a segurança de login na plataforma. Afinal, procedimentos sem segurança aumentam as chances de roubo de informações e também de criptoativos.

Nesse sentido, muitos especialistas consideram que a NovaDAX é confiável, por seu sistema de segurança no login envolve uma série de procedimentos e alternativas confiáveis.

Continua após a publicidade

Inicialmente, a sessão exige a autenticação de dois fatores, com a inclusão da senha pessoal e também de um código enviado para o canal de contato do investidor, como e-mail ou SMS. Dessa forma, aumenta-se a segurança no momento de realizar o login dentro da plataforma.

Enquanto isso, a corretora também realiza o envio de avisos diretamente no celular do usuário ao identificar tentativas de login suspeitas, de modo que o investidor pode acompanhar, em tempo real, atividades desconhecidas na sua conta.

Ainda, a NovaDAX também realiza múltiplas sessões para prevenir fraudes, deslogando o usuário dentro de determinado período, para confirmar sua identidade novamente.

Segurança do ativo

No quesito segurança do ativo, a NovaDAX é confiável, pois apresenta fatores que protegem a criptomoeda dentro da carteira do investidor.

Continua após a publicidade

99% dos ativos digitais são armazenados na chamada “Cold Wallet” multi-assinatura, uma possibilidade offline que guarda os criptoativos em servidores fora da internet. Dessa forma, no caso de divergências ou problemas na plataforma, grande parte deles estarão protegidos dentro dessas carteiras.

Além disso, todas as negociações e ordens executadas entre dois usuários gera um detalhamento enviado para os endereços de e-mail dos envolvidos. Isso garante que os investidores fiquem a par da transação, além de registrar o evento na criptomoeda.

Por fim, a corretora também investiu em licenças de supervisão para o cumprimento do combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, quesitos que ajudam a garantir que a NovaDAX é confiável.

Segurança na tecnologia

Como empresa especializada na área de tecnologia, a NovaDAX é confiável em quesitos de segurança digital. 

Continua após a publicidade

Sua plataforma possui certificação SSL A+, que traz um ambiente seguro e confiável para a realização de transações de ativos digitais. Inclusive, o usuário pode fazer os testes do certificado dentro do próprio site.

Além disso, toda a estrutura e arquitetura do sistema foi desenvolvido por profissionais, com elementos anti-DDoS que previnem ataques externos dentro do servidor.

E, claro, a controladora também investiu em todo o ecossistema blockchain, que garante transações seguras e certificadas com criptomoedas.

Reclame Aqui

Enquanto isso, alguns investidores também analisam a opinião de outros usuários para determinar se a NovaDAX é confiável.

Continua após a publicidade

Nesse caso, vale a pena conferir plataformas de avaliação, que trazem depoimentos e reclamações públicas sobre o serviço, além das réplicas da empresa e das notas atribuídas ao atendimento. Dessa forma, é possível analisar a satisfação de outros clientes, e determinar se a NovaDAX é confiável e segura para investir.

Em um primeiro momento, no Reclame Aqui, principal site de avaliações do Brasil, a média da corretora é de 8.3, considerada ótima. Além disso, também apresenta outros índices positivos, como:

  • 98,6% de reclamações respondidas;
  • 88,8% de soluções encontradas;
  • 77,4% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Parte das reclamações mais recentes envolvem dificuldades em utilizar a plataforma, como a realização de saques, além de inconsistências nas operações de envio e depósito de recursos.

Assim, mesmo que existam alguns apontamentos feitos pelos usuários, as reclamações mais recentes não envolvem fraudes ou outros aspectos que oferecem grande impacto na credibilidade do serviço.

Continua após a publicidade

Com isso, é possível afirmar que a NovaDAX é confiável e segura na opinião dos usuários, além de apresentar médias de avaliação positivas no momento.

Criptomoedas disponíveis na exchange

Além de considerar fatores técnicos para determinar se a NovaDAX é confiável, muitos investidores também buscam conferir os serviços que a plataforma oferece, para tornar sua análise mais completa.

Atualmente, a corretora disponibiliza algumas das criptomoedas mais populares do mercado, incluindo:

Ao todo, são mais de 40 combinações de troca com a moeda real e entre criptomoedas, no modelo cripto-cripto.

Embora o catálogo seja menor do que outras corretoras, a NovaDAX é confiável no quesito serviços, pois trabalha com os principais nomes que se destacam no mercado.

Continua após a publicidade

Além disso, também oferece outros serviços além dos ativos, como conta digital e operações de transação dentro da plataforma.

Taxas e custos da corretora NovaDAX

Outro ponto fundamental na análise para definir se a NovaDAX é confiável são suas taxas e custos, que podem influenciar na experiência do investidor.

Por isso, confira algumas das principais tarifas do serviço:

Abertura de conta digitalGratuito
MensalidadeGratuito
Taxa de operação Executada0,21%
Taxa de operação Executora0,45%
DepósitoSem custo
Saque1,29% + R$ 6,90

Os valores são baseados na conta Standard da corretora, a modalidade mais básica. No entanto, existe a possibilidade de alcançar outras modalidades, como Silver, Gold e Diamond, o que modifica algumas tarifas.

Por esse motivo, é recomendável verificar todas as tarifas diretamente no site da NovaDAX, para confirmar as devidas taxas de cada operação.

Continua após a publicidade

Vantagens e desvantagens de investir com a NovaDAX

Depois de conhecer mais sobre a corretora, investidores também podem definir se a NovaDAX é confiável por meio das suas vantagens e desvantagens.

Dessa forma, além de conferir os diferenciais que destacam a exchange no mercado, também é possível avaliar se os recursos disponíveis podem, de fato, atender ao seu perfil e suas necessidades.

Vantagens da NovaDAX

A princípio, a NovaDAX traz uma série de benefícios para o investidor, com vantagens que destacam sua atuação no Brasil. Confira alguns dos principais pontos:

  • conta digital sem custos de abertura e manutenção;
  • possibilidade de transferência ou armazenamento de criptoativos;
  • possibilidade de fazer compras ou pagar contas com criptomoedas;
  • cartão de débito e crédito pré-pago, bandeira Elo, para uso internacional;
  • segurança garantida para o usuário em todas as operações;
  • grupo controlador da NovaDAX é uma empresa especializada em tecnologias de ponto, com inúmeras soluções nas áreas de inteligência artificial e aprendizagem das máquinas.

Assim, já é possível contar com recursos mais aprimorados no quesito segurança, garantindo que a NovaDAX é confiável para investir.

Continua após a publicidade

Desvantagens da NovaDAX

Por outro lado, antes de tomar uma decisão e definir se a NovaDAX é confiável, é importante que o investidor leve em consideração alguns pontos menos positivos sobre o serviço.

Confira as principais desvantagens da corretora e como isso pode influenciar no seu serviço:

  • taxas da NovaDAX podem reduzir o seu custo-benefício;
  • existem valores mínimos para as transações que envolvem depósitos automáticos e manuais, com cobranças que podem chegar a R$50,00 por operação;
  • a corretora não aceita pagamentos diferenciados, como: transferências por paypal, boleto, cartão de crédito, transferências por outras carteiras digitais, como Mercado Pago e PagSeguro.

Como abrir uma conta na exchange?

Depois de analisar a corretora e decidir que a NovaDAX é confiável, o usuário pode realizar a abertura da sua conta de maneira rápida e simples.

Confira o passo a passo para realizar um cadastro na plataforma:

1. Acesse uma plataforma NovaDAX

O primeiro passo para abrir uma conta NovaDAX é escolher a plataforma de preferência do usuário.

Esse é um dos pontos positivos da corretora, que permite a realização da abertura do cadastro pelo site e também por seu aplicativo, disponível gratuitamente para sistema Android e iOS.

Continua após a publicidade

Em termos de praticidade, a opção de escolher entre a plataforma desktop ou para dispositivos móveis é uma vantagem para o usuário, além de permitir a realização da operação de maneira mais ágil.

Além disso, vale lembrar que a NovaDAX é confiável em ambos os canais, pelo site e pelo aplicativo, que contam com os mesmos certificados de segurança.

2. Preencha o formulário

Depois de escolher sua plataforma de preferência, siga com a abertura da conta clicando na opção indicada em cada alternativa.

Em seguida, basta realizar o preenchimento do formulário de cadastro conforme instruções na tela. Esta etapa é relativamente simples e acessível, com todas as devidas orientações para que o investidor crie seu perfil.

Continua após a publicidade

Será necessário informar dados pessoais do usuário, como nome, CPF e endereços de contato, incluindo e-mail e número de celular. Além disso, também é preciso selecionar o país de origem, uma vez que a corretora opera em diferentes partes do mundo.

No entanto, o procedimento é simples, e cada etapa do formulário conta com as devidas instruções de preenchimento.

3. Valide as informações

Finalmente, a corretora irá solicitar algumas validações de informações, para enviar o perfil para análise e realizar a abertura do cadastro.

A etapa também é simples e rápida, contando com algumas confirmações, como, por exemplo, inclusão de códigos enviados por e-mail e telefone, para atestar a validade dos dados.

Continua após a publicidade

Depois de concluir o cadastro, o usuário já poderá acessar sua conta normalmente, como ocorre em outras plataformas.

Em seguida, também poderá começar a operar dentro da corretora, transferindo recursos e realizando negociações de ativos digitais com toda a segurança garantida pela exchange.

A NovaDAX é confiável? Vale a pena investir na corretora?

Em termos técnicos e práticos, é possível confirmar que a NovaDAX é confiável, e vale a pena considerar a plataforma como uma alternativa de exchange nas suas avaliações.

O serviço é totalmente garantido por certificados de segurança, no site e também no aplicativo, além de uma série de verificações para login, saque e movimentação dos ativos.

Continua após a publicidade

Além disso, seus demais serviços bancários, que incluem conta digital e cartão de crédito, se destacam entre outras corretoras que trabalham exclusivamente com a negociação de criptoativos.

A possibilidade de utilizar as moedas digitais como forma de pagamento é atrativa para os investidores, e, uma vez que a corretora apresenta toda a segurança necessária, é possível utilizar o serviço com mais confiança e tranquilidade.

Existem alguns pontos de atenção que podem influenciar o serviço, como a falta de opções para depósitos e transferências de recursos. No entanto, a empresa está crescendo no mercado, e existem expectativas de outras ferramentas em breve dentro do sistema.

Por esse motivo, podemos concluir que a NovaDAX é confiável e segura para investir, o que torna a corretora uma alternativa interessante para investidores que procuram exchanges para contratar.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.