Paralisação de montadoras aquece o mercado para quem quer vender carro usado

Ao todo, dez montadoras de carros já paralisaram atividades devido à pandemia. A diminuição de oferta de carros 0km beneficia quem quer vender carro usado.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A escalada da pandemia da Covid-19 tem levado montadoras de carros a paralisarem atividades no Brasil. Nas últimas semanas, dez empresas já anunciaram a pausa nos trabalhos, incluindo Honda, Hyundai, BMW, Nissan, Toyota, Volkswagen e Mercedes-Benz. A diminuição na oferta de carros 0km beneficia quem quer vender carro usado.

Após o baque inicial de 2020, o setor de automóveis seminovos apresentou um crescimento que persiste até agora, mesmo diante da nova onda do novo coronavírus. 

Segundo dados de mercado da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de negociações de automóveis leves usados cresceu 13,78%, se comparado o desempenho de fevereiro de 2021 com o de 2020.

O risco sanitário e a dificuldade em obter matéria prima, ao mesmo tempo, diminuiu os emplacamentos. O número de veículos leves 0km emplacados em fevereiro de 2021 foi 22,42% menor que em 2020.

Entenda como está o mercado no momento para compra e venda de seminovos.

A pandemia no mercado de automóveis

A chegada da pandemia em março do ano passado impactou todos os setores da economia e não foi diferente com o mercado de veículos. Em março de 2020, o número de emplacamentos caiu 23% comparado a 2019. Já a negociação de veículos seminovos caiu 14,69%.

A partir de maio, porém, o cenário começou a mudar. “A gente olhava para os outros países que estavam muito mais avançados [em termos de retomada econômica], eles mostravam recuperação e passamos a acreditar que a recuperação ia ocorrer”, conta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.

A demanda de carros novos cresceu acima do que as montadoras podiam suportar, ainda em meio a políticas de distanciamento social. E, com isso, começou a haver uma maior pressão no mercado de veículos usados.

“Na prática, se você não perdeu o emprego, você não está viajando, tem um custo menor de deslocamento. O brasileiro tem o sonho do carro próprio e viu uma possibilidade de comprar. Tem também vários casos de famílias que por segurança estão privilegiando o transporte individual, a pandemia trouxe um pouco de aversão ao transporte público. Todos os ingredientes estão se refletindo no que a gente está vendo agora”, resume.

Vale a pena vender carro usado agora?

Quem já tem um veículo agora e quer vender, seja para trocar ou para conseguir uma renda extra, deve conseguir ganhar mais dinheiro. Segundo Eduardo, “o usado virou ouro” e a Webmotors já tem visualizado aumentos de 12% a 15% nos preços.

“O 0km está escasso e a previsão para a retomada de abastecimento não está clara. O problema vai além das montadoras, a produção de alguns componentes fundamentais está afetada em escala global, como os semicondutores, os chips eletrônicos”, acrescenta o head of sales do marketplace de seminovos Volanty, Leandro Chacon.

Ele afirma que o fato de a demanda de carros novos ter passado para os usados traz a perspectiva de forte alta no segmento em 2021. Leandro destaca que o principal desafio hoje para as empresas de seminovos hoje é conseguir uma recomposição rápida de estoques.

Para Eduardo, este é um momento para conseguir vender carro usado com um bom preço e de forma rápida, principalmente se o vendedor optar por plataformas virtuais.

“Não precisa baixar tanto o preço para fazer uma venda mais rápida, demanda tá tendo. Para quem tá vendendo carro, esse é o melhor momento. Se for modelos como Honda Civic ou Corolla, o vendedor tem um poder de barganha maior”, aponta.

Ele ressalta que é importante que o vendedor busque plataformas de segurança para anunciar e realizar a venda, para que a transação ocorra de forma tranquila.

E quem quer comprar?

Quem quer comprar carro agora, seja novo ou usado, precisa ter paciência. Com a produção reduzida nas montadoras, Leandro conta que os compradores podem ter que esperar até 4 meses em filas para conseguir obter um veículo 0km, sem falar nos preços altos.

“Nos seminovos, apesar do aumento nos preços, o mercado é muito grande e está aquecido. É possível encontrar carros de excelente qualidade, que já sofreram com a desvalorização inicial do 0km. Em contrapartida, os veículos 0km perdem atratividade com preços ainda mais altos e filas de espera”, sintetiza.

Eduardo indica que esse deve ser um momento de bastante pesquisa para o comprador para que ele consiga encontrar preços melhores. E, encontrada uma oferta atrativa, é necessário rapidez na compra, antes que outro interessado faça uma proposta.

Principais modelos de carro usado em fevereiro, segundo a Fenabrave

PosiçãoModeloNegociações em fevereiro
Gol68.562
Palio42.424
Uno39.711
Celta25.296
Onix22.447
Fox21.733
Corolla20.213
Ka19.595
Fiesta19.392
10ºCorsa19.349

Este conteúdo foi útil? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push para continuar atualizado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp