Qual o momento certo de vender ações? Confira 3 dicas práticas

Para quem investe em renda variável, saber o momento de vender as ações é fundamental. Conheça algumas dicas para colocar em prática na sua carteira.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para quem investe em renda variável, saber o momento certo de vender as ações é determinante para garantir uma boa lucratividade dos ativos. 

E, mesmo que existam tutoriais na internet onde é possível buscar indicações de ações para comprar ou vender, é fundamental que o investidor consiga perceber por conta própria esse tipo de situação. 

Basicamente, a regra geral da renda variável para a compra ou venda de ações é adquirir um ativo na baixa e vender ações na alta para conseguir ter maior lucratividade ao longo do tempo. 

Algumas dicas podem ajudar o investidor a começar a perceber o movimento do mercado e antecipar a decisão de venda para que os resultados sejam ainda melhores. 

Conheça abaixo, algumas dicas de como vender ações de maneira estratégica. 

Com informações do Valor Investe. 

Percepção de como vender ações de maneira estratégica

No momento em que um ativo começa a ser noticiado nos portais de comunicação, geralmente as melhores oportunidades já aconteceram. 

A partir daí, é possível criar uma espécie de “bolha”, quando o papel pode ser até mesmo hiperinflacionado ou desvalorizado, como em casos conhecidos da alta do Bitcoin e da denúncia relacionada à JBS e Joesley Batista em anos anteriores. 

1. Atenção ao balanço financeiro

Antes de tomar a decisão de vender ações, ficar de olho no balanço trimestral divulgado pela empresa é fundamental. 

Esse documento, inclusive, serve como base para fundamentalistas preverem o que acontecerá com os papéis durante o próximo ciclo. 

2. Margem de lucro estimada para vender ações

O investidor precisa ter em mente quanto pretende receber pelos papéis que irá colocar à disposição do mercado financeiro. 

Para isso, é possível consultar relatórios de recomendações para ter uma estimativa de valor e traçar um plano específico. 

Dessa maneira, quando a ação alcançar o preço desejado, é possível ter uma margem de lucro calculada e prevista, com grande potencial de valorização.

3. Saúde da área de atuação da empresa

Além disso, entender como está o segmento da empresa onde o dinheiro está alocado também é um bom termômetro para entender quais são as oportunidades de vender ações com lucro. 

Nos casos de ciclos econômicos, por exemplo, espera-se que uma empresa de vestuário apresente bons resultados em períodos próximos de Natal e Dia das Mães, já que são datas fortes para o mercado. 

Portanto, as expectativas para a economia são fundamentais na tomada de decisão.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar acompanhando tudo o que acontece no universo financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp