Vagas temporárias em 2020 ultrapassam 2 milhões

No Brasil, foram criadas mais de 2 milhões de vagas temporárias em 2020 e a tendência é igual para 2020. Entenda como deve ficar.

Escrito por Fabíola Thibes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Brasil registrou a geração de mais de 2 milhões de vagas temporárias em 2020. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e foram surpreendentes devido à pandemia.

A alta chegou a 34,8%, quando comparado a 2019. Em números absolutos, o total de vagas criadas foi de 2.002.920.

Dados totais das vagas temporárias em 2020

O setor que mais impulsionou a criação de vagas temporárias em 2020 foi a indústria. As empresas desse segmento foram responsáveis por 65% das contratações.

O motivo foi atender à demanda de trabalho em áreas como farmacêutica, alimentos, metalúrgica, embalagens, automobilística, mineração, óleo e gás e agronegócio.

Em segundo lugar, veio o setor de serviços, com participação de 25% do total das vagas temporárias 2020. Por fim, veio o comércio, com 10%.

Ademais, o índice médio de contratação com carteira assinada foi de 20% em 2020. Apesar da pandemia, o resultado foi melhor do que a média dos anos anteriores, que ficava em 15%.

Diante desse cenário, o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu, destacou que o trabalho temporário é importante para o Brasil. Ele ainda disse que as vagas surgiram como alternativa para sobrevivência das empresas durante a pandemia.

Dados de vagas temporárias em dezembro de 2020

O último mês do ano foi o melhor para a geração de vagas temporárias em 2020. Somente nesse período, as contratações ultrapassaram em 54,7% a projeção esperada pela Asserttem.

Segundo Abreu, a expectativa era de 97.978 novas vagas em dezembro. No entanto, foram criadas 151.620 empregos temporários. Dessa forma, a alta foi de 6,37% na comparação com o mesmo período de 2019.

Nesse intervalo de tempo, a indústria também foi o motor de contratação temporárias. O resultado foi diferente dos outros anos, quando o destaque era o comércio.

Expectativas para 2021

O trabalho temporário deve continuar em alta em 2021 devido à pandemia, que ainda traz insegurança às empresas, conforme o presidente da Asserttem.

Abreu destaca que as companhias “devem se apoiar na modalidade para garantir maior flexibilidade de gestão e conseguir se manter no mercado”. Essa é uma forma de sentir a economia e evitar gastos exagerados.

Ao mesmo tempo, garante os direitos dos trabalhadores e aumenta a chance dele ser recolocado no futuro. Por isso, é uma relação em que ambos os lados ganham.

Características do trabalho temporário

Essa modalidade prevê contratos com duração máxima de 180 dias, com prorrogação por uma vez por 90 dias. Entre os benefícios garantidos aos trabalhadores estão:

  • jornada de trabalho de até 8 horas diárias;
  • pagamento de hora extra;
  • descanso semanal remunerado;
  • salário equivalente a dos funcionários com carteira assinada;
  • férias proporcionais;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • seguro de acidente do trabalho, quando for o caso;
  • benefícios e serviços da Previdência Social;
  • anotação na carteira de trabalho na condição de temporário.

Achou interessante ver esses dados e quer ver outros? Então, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações push para receber nossas atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp