Vacinação contra Covid-19: governo tenta adquirir até 10 milhões de doses emergenciais da AstraZeneca

Lilian Calmon
Lilian Calmon
seringa representando doses emergenciais da AstraZeneca
Até 10 milhões de doses emergenciais da AstraZeneca devem ser compradas. Governo tem outras vacinas em mente para a campanha de vacinação.

O governo tenta adquirir até 10 milhões de doses emergenciais da AstraZeneca. Na última semana de dezembro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, negociou com o CEO global da farmacêutica. No entanto, por conta da indisponibilidade do produto, apenas 20% do pedido foi atendido.

Auxiliares envolvidos na negociação afirmaram que, qualquer quantidade cedida será comprada pelo Brasil. Isso porque há um receio de que a vacinação seja interrompida após a aplicação das 2 milhões de doses já garantidas.

Continua após a publicidade

Com informações da Veja.

Doses emergenciais da AstraZeneca: Saúde tem 354 milhões de doses garantidas até o fim do ano

O Ministério da Saúde já tem 354 milhões de doses garantidas até o fim de 2021. Elas geraram um desembolso, já pago, de quase R$ 3 bilhões. 

A principal aposta brasileira está na parceria entre a Fiocruz e a AstraZeneca, que pode render 254 milhões de doses da vacina também até o fim do ano. Como são necessárias duas aplicações por pessoa, o volume seria suficiente para mais da metade da população.

Outra aposta está na vacina CoronaVac, que apresentou 78% de eficácia nos testes feitos em mais de 13 mil pessoas no país. O governo quer adquirir 100 milhões dessas doses. 

Há também negociações para a compra de vacinas dos EUA, Rússia e Índia.

Imposto de importação de seringas e agulha é zerado até 30 de junho

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, zerou o imposto de importação de seringas e agulhas até 30 de junho, que era de 16%. Ao todo, 303 produtos estão com tarifa zerada para o combate à pandemia.

Na última segunda-feira, 4, o Ministério requisitou a fabricantes instalados no país as seringas e agulhas de estoques excedentes para a futura campanha de vacinação.

Aproveite e leia também: “Valorização com a vacina na bolsa: saiba quais são as principais empresas”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre as vacinas contra Covid-19? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push. 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.