Vacinação contra Covid-19: governo tenta adquirir até 10 milhões de doses emergenciais da AstraZeneca

Até 10 milhões de doses emergenciais da AstraZeneca devem ser compradas. Governo tem outras vacinas em mente para a campanha de vacinação.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O governo tenta adquirir até 10 milhões de doses emergenciais da AstraZeneca. Na última semana de dezembro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, negociou com o CEO global da farmacêutica. No entanto, por conta da indisponibilidade do produto, apenas 20% do pedido foi atendido.

Auxiliares envolvidos na negociação afirmaram que, qualquer quantidade cedida será comprada pelo Brasil. Isso porque há um receio de que a vacinação seja interrompida após a aplicação das 2 milhões de doses já garantidas.

Com informações da Veja.

Doses emergenciais da AstraZeneca: Saúde tem 354 milhões de doses garantidas até o fim do ano

O Ministério da Saúde já tem 354 milhões de doses garantidas até o fim de 2021. Elas geraram um desembolso, já pago, de quase R$ 3 bilhões. 

A principal aposta brasileira está na parceria entre a Fiocruz e a AstraZeneca, que pode render 254 milhões de doses da vacina também até o fim do ano. Como são necessárias duas aplicações por pessoa, o volume seria suficiente para mais da metade da população.

Outra aposta está na vacina CoronaVac, que apresentou 78% de eficácia nos testes feitos em mais de 13 mil pessoas no país. O governo quer adquirir 100 milhões dessas doses. 

Há também negociações para a compra de vacinas dos EUA, Rússia e Índia.

Imposto de importação de seringas e agulha é zerado até 30 de junho

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, zerou o imposto de importação de seringas e agulhas até 30 de junho, que era de 16%. Ao todo, 303 produtos estão com tarifa zerada para o combate à pandemia.

Na última segunda-feira, 4, o Ministério requisitou a fabricantes instalados no país as seringas e agulhas de estoques excedentes para a futura campanha de vacinação.

Aproveite e leia também: “Valorização com a vacina na bolsa: saiba quais são as principais empresas”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre as vacinas contra Covid-19? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp