Trabalho temporário: saiba como conseguir emprego nesse final de ano

Muitas empresas abrem vagas de trabalho temporário no final do ano. Saiba como se encaixar nas expectativas do mercado para essa época, segundo especialista.

Escrito por Júlia Ennes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Devido às datas sazonais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, muitas empresas abrem vagas de trabalho temporário agora no final do ano. Diante da crise econômica e da alta taxa de desemprego que o Brasil vem enfrentando, essa pode ser uma boa oportunidade para aqueles que estão em busca de trabalho.

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), entre os meses de outubro, novembro e dezembro, 565 mil vagas temporárias devem ser disponibilizadas. Isso significa um crescimento de cerca de 20% no último trimestre em relação ao mesmo período de 2020.

O iDinheiro conversou com Érika Linhares, especialista em comportamento dentro das organizações e fundadora da B-Have, para saber quais as expectativas do mercado para trabalhos temporários e como se dar bem nesse tipo de vaga. Confira a seguir.

Como funciona um trabalho temporário?

O trabalho temporário é um tipo de contratação que busca somente atender à demanda complementar de serviços ou à necessidade de substituição temporária de funcionários permanentes. O formato está previsto pela Lei Federal 6.019/74 e Decreto nº 10.060/2019.

Por isso, a duração do contrato de trabalho máxima é de 180 dias, com a possibilidade de ser prorrogado uma única vez por até 90 dias corridos

O prazo é contado de forma corrida, independentemente da prestação de serviço ocorrer em dias consecutivos ou não. Ou seja, considerando a contagem também dos intervalos contratuais, e não apenas considerando só os dias efetivamente trabalhados.

Por onde procurar vagas temporárias?

Segundo a executiva especialista em soft skills, Érika Linhares, a melhor área para se procurar empregos temporários, neste final de ano, é a área comercial. Isso porque surgem mais demandas no varejo, devido a Black Friday e as vendas de Natal.

Além disso, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas de restrição, Linhares aponta para um crescimento de vagas na área de turismo e serviços. “Depois dessa pandemia, em que as pessoas ficaram muito presas dentro de casa, acredito que a área do turismo pode aumentar muito nesse final do ano. Porque as pessoas vão começar a sair, vão começar a viajar e participar de eventos. Então, acho que é um recomeço para essa área também”, afirma.

A pesquisa da ASSERTTEM mostra ainda que 60% das contratações temporárias deste último trimestre serão impulsionadas pela Indústria, seguido de 25% pelo setor de Serviços e 15% pelo Comércio.

Qual o perfil de profissional que as empresas buscam nessa época?

Linhares afirma que existe um perfil de trabalhador que as empresas querem nesse final de ano. Ela aponta três características que podem ajudar na contração: rápida adaptação, bom trabalho em equipe e capacidade de solução de problemas. 

“Primeiro, um perfil comercial, aguerrido, que vai se adaptar rápido, porque como é um trabalho temporário a pessoa tem que se adaptar e começar a produzir rápido. Uma outra habilidade bem-vinda é a de trabalhar bem em equipe, porque você vai entrar numa equipe que já está formada. Além disso, é importante a capacidade de resolução de problemas.”, explica.

No entanto, uma vantagem das vagas temporárias é que raramente elas exigem experiência. Se você está começando a entrar no mercado de trabalho agora, essa pode ser uma boa opção.

Um trabalho temporário pode ser o começo de uma carreira

Segundo Érika, empregos temporários são uma boa oportunidade de ganhar dinheiro, principalmente, em uma época em que muita gente não está conseguindo um emprego fixo. Mas, também são oportunidades para o trabalhador se mostrar para o mercado.

“Esses trabalhos nascem temporários, mas se você tem uma boa produtividade, uma boa atuação, pode ser que as empresas te aproveitem no futuro. Então, não entre com a cabeça de ‘é temporário, então, vou fazer o trabalho mais ou menos’;  entre pensando ‘é temporário, mas vou dar o meu melhor e quem sabe vira um emprego fixo’”, aconselha Linhares.

Sendo assim, apesar dos contratos de trabalho temporário terem um prazo máximo, se o empregador perceber que você tem potencial, o temporário pode virar um trabalho efetivo.

Saiba mais sobre Érika Linhares

Érika Linhares ingressou no mercado informal trabalhando como sacoleira, aos 15 anos, na Rua 25 de Março, em São Paulo. Cursando Pedagogia, começou como vendedora de um loja da TIM e conquistou espaço até atingir o cargo de Diretora Nacional de Vendas da empresa.

Hoje é fundadora da escola de educação corporativa B-Have e autora do livro “Gente Feliz Não Enche o Saco”, que aborda técnicas para conquistar sucesso na carreira.

Quer continuar acompanhando notícias que impactam o seu bolso? Assine a newsletter do iDinheiro e se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp