Todos os brasileiros já tem acesso às transferências de dinheiro via Whatsapp, diz aplicativo

Na última terça-feira, 29, o Whatsapp divulgou que a transferência de dinheiro está disponível para 100% dos usuários. Veja como funciona.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última terça-feira, 29, o Whatsapp divulgou que a a transferência de dinheiro já está disponível para 100% dos usuários no Brasil.

O novo recurso foi lançado no início do mês de maio, porém, a liberação do serviço para os usuários foi gradual: conforme o acesso era liberado para algumas pessoas e estas faziam pagamentos, os recebedores eram “convidados” automaticamente.

Transferência de dinheiro via WhatsApp

Agora, toda a base de usuários já pode encontrar a opção “pagamento” no aplicativo. De início, as transações só funcionam entre pessoas físicas.

Embora não seja cobrada nenhum tipo de taxa pelas transferências, há um limite para o envio e o recebimento de dinheiro pelo aplicativo:

  • As pessoas só podem enviar até R$ 1.000 por cada transação diária, porém é possível mandar um valor superior, mas em transferências distintas;
  • Cada usuário pode receber até 20 transferências diárias;
  • As transferências são limitadas a R$ 5.000 mensais para cada operação; ou seja, tanto para recebimento quanto para envio.

Para poder utilizar o serviço, é necessário possuir uma conta bancária com cartão de débito, pré-pago ou combinação com as bandeiras Mastercard ou Visa de um dos bancos a seguir:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Itaú,
  • Bradesco;
  • Mercado pago;
  • Next;
  • Nubank;
  • Woop Sicredi;
  • Sicredi.

Vale ressaltar que os cartões de crédito não são válidos para esse tipo de operação.

Como enviar ou receber?

A opção de transferência fica no ícone “+” (iPhone) e no ícone de “clipe de papel” (Android) no campo de mensagens — o mesmo onde estão as opções de enviar um documento, imagem, contato ou localização. [Saiba mais sobre a função]

Veja, a seguir, o passo a passo:

  1. Toque no ícone “+” no iPhone ou no ícone “clipe de papel” no Android e, em seguida, escolha a opção “Pagamento”.
  2. Digite o valor desejado e, se quiser, uma mensagem (opcional).
  3. Toque em “Pagar” e insira o PIN (senha) do Facebook Pay;
  4. A transação aparecerá como se fosse uma mensagem comum na conversa do WhatsApp e a pessoa só precisa aceitar o pagamento. Feito isso, o dinheiro cairá na conta dela.

Quando o serviço for utilizado pela primeira vez, será necessário aceitar os termos de uso, criar uma senha PIN do Facebook Pay, cadastrar um cartão de débito ou pré-pago de uma das instituições parceiras e confirmar o cadastro na plataforma.

Se por algum motivo o contato não estiver habilitado, aparecerá uma notificação solicitando que ele cadastre o cartão no sistema para receber o dinheiro. Há um prazo de até dois dias para que isso seja feito; caso contrário, o valor será restituído.

Para efetuar as transferências no WhatsApp, os usuários precisam ter um número de telefone do Brasil, uma vez que somente transações dentro do território nacional e em moeda local serão aceitas.

O processamento das transações é feito pela Cielo e a ferramenta é habilitada pelo Facebook Pay (serviço da empresa que é dona WhatsApp).

Quer se manter informado sobre a transferência de dinheiro via WhatsApp? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push para não perder nenhuma das notícias que importam para o seu dinheiro. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades

  1. Tamiris Santos

    O meu banco não funciona o meu cartão é elo 😕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp