Terceira fase do Open Banking começa nesta sexta-feira; entenda

A terceira fase do Open Banking marca a o início da integração ao PIX e deve representar uma alternativa ao cartão de crédito. Saiba mais.

Isabella Proença
Isabella Proença

Nesta sexta-feira, 29, começa a terceira fase da implementação do Open Banking, sistema de compartilhamento de dados financeiros supervisionado pelo Banco Central, que traz como inovação principal a integração ao PIX. A novidade permite que usuários realizem pagamentos por meio de aplicativos que não sejam do banco, como apps de redes sociais ou de varejistas — o que deve aumentar a concorrência entre eles.

Saiba mais informações sobre a nova fase a seguir.

Entenda como vai funcionar a terceira fase do Open Banking

Em um dos cenários mais comuns, o usuário poderá autorizar que suas informações fiquem gravadas no site da empresa para facilitar o pagamento em compras futuras, sem necessidade de recadastramento de dados ou leitura de QR Code para finalizar a transação.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, o consumidor que vincular o PIX aos “serviços de iniciação de transações de pagamento” ficam desobrigados de abrir o aplicativo do banco para pagar suas compras. Isso é válido para plataformas de transporte, de entrega de comida e e-commerces, por exemplo.

Outro bom exemplo é o pagamento pelo WhatsApp. Autorizado recentemente pelo Banco Central (BC) como iniciador de pagamento, o app também poderá ser vinculado ao PIX. O BC diz que a inovação vai possibilitar “o acesso a serviços financeiros de forma mais fácil, célere e por meio de canais mais convenientes para o cliente, preservando a segurança do processo”.

Assim como todas as outras funções do Open Banking, o compartilhamento só é possível com a autorização prévia do cliente, que deve informar a finalidade e o prazo de uso dos dados. Este mesmo mecanismo será estendido para outros tipos de operações em 2022, incluindo TEDs e transferências (em fevereiro), pagamento de boletos (em junho) e pagamentos com débito em conta (em setembro). 

Crédito

Além da integração ao PIX, a terceira fase do open banking começa a instaurar o encaminhamento da proposta de operação de crédito entre instituições financeiras. Na prática, isso significa os clientes poderão solicitar propostas de crédito, como financiamentos e empréstimos, para várias instituições simultaneamente em ambientes eletrônicos, sejam elas financeiras, cooperativas, bancos, etc.

De acordo com o BC, com a fase três finalizada, ficará mais fácil comparar prazos, taxas e outras condições de crédito. A modalidade de encaminhamento de proposta de crédito deve ser implementada no dia 30 de março de 2022.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre a terceira fase do Open Banking? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.