Taxa média de empréstimo pessoal tem alta de 0,48% em agosto; entenda

De acordo com o Procon-SP, a taxa média de empréstimo pessoal aumentou 0,48% em relação a julho, mas não houve alteração no cheque especial.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


No dia 2 de agosto, o Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP realizou uma pesquisa que aponta um crescimento na taxa média de empréstimo pessoal. São 0,48 pontos percentuais a mais em relação ao mês de julho.

O levantamento envolveu as seguintes instituições bancárias: Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Safra, Banco do Brasil e Itaú. Não houve alteração no valor do cheque especial.

Mais informações a seguir.

Taxa média de empréstimo pessoal pesquisada nos bancos foi de 6,32%

A taxa média de empréstimo pessoal pesquisada nos bancos foi de 6,32% ao mês, o que representa um acréscimo de 0,03 pontos percentuais em relação à taxa média referente ao mês de julho, que foi de 6,29%, resultando em uma variação positiva de 0,48%.

A Caixa Econômica Federal foi a única instituição bancária que modificou sua taxa, que subiu de 3,89% para 4,05% ao mês, representando um acréscimo de 0,16 pontos percentuais, ou seja, variação positiva de 4,11%. Já no cheque especial, a taxa média dos bancos envolvidos na pesquisa foi de 7,96% ao mês, sem nenhuma alteração. A taxa permanece a mesma desde fevereiro deste ano.

Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal são necessários

O Procon-SP chama a atenção para este momento em que várias famílias se encontram endividadas e recomenda que, se o consumidor precisar recorrer a um empréstimo, sempre avalie previamente as condições com o objetivo de saber se será possível honrar o contrato firmado com o credor.

Além disso, também é importante pesquisar a fundo sobre os prazos de pagamento e as taxas de juros firmadas em contrato para entender se a oferta de crédito é de fato vantajosa para sua situação.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre a taxa média de empréstimo pessoal? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp