Aneel prorroga suspensão do corte de luz para famílias de baixa renda até setembro

Suspensão do corte de luz, que valeria até o dia 30 de junho, seguirá agora até o dia 30 de setembro para 12 milhões de famílias.

Escrito por Cristina Boscolo

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última terça-feira,15, a prorrogação da decisão de suspensão de corte de luz em casas de famílias de baixa renda em caso de falta de pagamento.

A medida, que anteriormente valeria até o dia 30 de junho, seguirá agora até o dia 30 de setembro e vale para cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica no Brasil.

O objetivo da suspensão de corte de luz é amenizar os efeitos da crise provocada pela pandemia da Covid-19 no país – que vive um dos piores momentos da doença atualmente.

Em nota, o diretor da Aneel, Hélvio Guerra, relator do processo, afirmou que “é importante reconhecer que a pandemia afeta de forma mais intensa a parcela mais vulnerável da população, para a qual a fatura de energia representa proporção mais significativa do orçamento familiar, e com isso a resolução traz medidas protetivas que permitem suportar esse período da pandemia com a manutenção de um serviço que é essencial”.

Outras medidas além da suspensão do corte de luz

No começo do ano passado, quando se deu início à pandemia pelo novo coronavírus, a Aneel já havia adotado uma medida semelhante. Na época, porém, essa decisão atendia a todos os consumidores residenciais e também a estabelecimentos de serviços essenciais.

Em julho de 2020, a medida foi prorrogada até o final do mesmo ano – porém, dessa vez, apenas para famílias com baixa renda.

Para compensar a perda acumulada durante os meses de suspensão do corte de luz, a Aneel informou, em março, que permitiria que as distribuidoras de energia deixassem de pagar uma compensação devida a consumidores que sofrem com quedas no fornecimento de energia elétrica superiores ao limite permitido.

Quer saber mais sobre a suspensão do corte de luz e outras informações sobre economia doméstica? Assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp