Senadores retomam suspensão de prova de vida do INSS até o fim do ano

Deputados ainda precisam fazer análise. De março de 2020 a junho de 2021, suspensão de prova de vida estava valendo por conta da pandemia.

LilianCH
Lilian Calmon

O senado derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro e retomou a suspensão da prova de vida do INSS até o fim do ano. Os deputados federais ainda precisam analisar o material para que o veto seja, de fato, derrubado. 

A prova de vida é uma exigência para manutenção do benefício e o não cumprimento leva a sanções que podem chegar à interrupção do pagamento por falta de atualização cadastral. Atualmente, há mais de 7,3 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Continua após a publicidade

Com informações da Agência Brasil.

Suspensão de prova de vida do INSS: obrigatoriedade da comprovação havia sido retomada em junho deste ano

Em 2020, a exigência da prova de vida do INSS havia sido suspensa por conta da pandemia. Em junho deste ano, porém, foi retomada. Em agosto, o Congresso aprovou a suspensão da comprovação até o fim de dezembro, com a justificativa de que isso era necessário para evitar a contaminação pela Covid-19. No entanto, o texto foi vetado.

Aprovação de Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) abre espaço para o Auxílio Brasil

Também na última segunda-feira, 27, a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 12/21 por deputados federais e senadores promoveu diversas alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em vigor.
Isso abre espaço fiscal para a criação do Auxílio Brasil, o novo programa federal de transferência de renda, em substituição ao Bolsa Família.

O valor de R$ 300 previsto pelo novo benefício, que entra em vigor em novembro, representará um aumento de R$ 111 em relação ao valor médio pago atualmente pelo Bolsa Família. 

Quer continuar acompanhando as notícias sobre a suspensão de prova de vida do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.