Senadores retomam suspensão de prova de vida do INSS até o fim do ano

Deputados ainda precisam fazer análise. De março de 2020 a junho de 2021, suspensão de prova de vida estava valendo por conta da pandemia.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O senado derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro e retomou a suspensão da prova de vida do INSS até o fim do ano. Os deputados federais ainda precisam analisar o material para que o veto seja, de fato, derrubado. 

A prova de vida é uma exigência para manutenção do benefício e o não cumprimento leva a sanções que podem chegar à interrupção do pagamento por falta de atualização cadastral. Atualmente, há mais de 7,3 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com informações da Agência Brasil.

Suspensão de prova de vida do INSS: obrigatoriedade da comprovação havia sido retomada em junho deste ano

Em 2020, a exigência da prova de vida do INSS havia sido suspensa por conta da pandemia. Em junho deste ano, porém, foi retomada. Em agosto, o Congresso aprovou a suspensão da comprovação até o fim de dezembro, com a justificativa de que isso era necessário para evitar a contaminação pela Covid-19. No entanto, o texto foi vetado.

Aprovação de Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) abre espaço para o Auxílio Brasil

Também na última segunda-feira, 27, a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 12/21 por deputados federais e senadores promoveu diversas alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em vigor.
Isso abre espaço fiscal para a criação do Auxílio Brasil, o novo programa federal de transferência de renda, em substituição ao Bolsa Família.

O valor de R$ 300 previsto pelo novo benefício, que entra em vigor em novembro, representará um aumento de R$ 111 em relação ao valor médio pago atualmente pelo Bolsa Família. 

Quer continuar acompanhando as notícias sobre a suspensão de prova de vida do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp