Segunda parcela do 13º do INSS: Pagamento começa hoje para quem recebe mais de 1 salário mínimo

Segunda parcela do 13º do INSS será paga junto com o benefício referente ao mês de maio, entre os dias 1 e 7 de junho.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar, nesta quarta-feira (01), a segunda parcela do 13º terceiro para aposentados e pensionistas que recebem mais de 1 salário mínimo. Os pagamentos serão realizados até o dia 7 de junho, seguindo o número final do NIS dos beneficiários.

Segundo o Instituto, mais de 31 milhões de cidadãos devem ser beneficiados com as duas parcelas do 13º. Saiba quem tem direito ao benefício:

  • aposentados;
  • pensionistas;
  • beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. 

Dessa forma, não tem direito à gratificação quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia.

Calendário de pagamentos da segunda parcela do 13º do INSS

O calendário de pagamentos do benefício foi anunciado em março e as datas seguem o número final do benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece após o traço no cartão:

Final do benefícioData do pagamento
1 e 61 de junho
2 e 72 de junho
3 e 83 de junho
4 e 96 de junho
5 e 07 de junho

Valor do 13º do INSS

Os pagamentos do 13º do INSS são feitos em duas parcelas, sendo que a segunda corresponde à metade do valor do benefício mensal. Desta parcela, no entanto, será descontado o Imposto de Renda (a quem se aplica).

Como consultar o benefício

Os beneficiários podem consultar o 13º do INSS através dos seguintes canais:

  • Portal Meu INSS.
  • Central de atendimento pelo telefone 135: a ligação é gratuita, com atendimento de segunda a sábado, de 7h às 22h, através da informação do número do CPF e outros dados cadastrais.
  • Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre o pagamento da segunda parcela do 13º do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp