Saque extraordinário do FGTS é liberado hoje para nascidos em abril

De acordo com o calendário de pagamentos, mais de 3,7 milhões de trabalhadores nascidos em abril podem sacar o FGTS.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A partir desta quarta-feira, 11, cerca de 3,7 milhões de trabalhadores nascidos em abril podem retirar até R$ 1 mil de suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com o saque extraordinário do FGTS. O valor poderá ser movimentado até o dia 15 de dezembro.

Confira abaixo o calendário completo do benefício, divulgado pelo governo e dividido de acordo com o mês de nascimento.

Mês de aniversárioData de recebimento
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

Sobre o saque extraordinário do FGTS

O dinheiro das contas do FGTS só pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria. Entretanto, no dia 18 de março, o governo publicou uma a Medida Provisória 1105/22, liberando o saque extraordinário.

Segundo a Caixa, cerca de 42 milhões de trabalhadores com saldo em contas ativas ou inativas estão aptos a sacar o benefício. Com a medida, o governo liberou cerca de R$ 30 bilhões do fundo. Os recursos que não forem sacados irão retornar ao FGTS. 

Quase 4 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro já tiveram o valor liberado no último dia 20. Esse público representa o maior contingente do saque extraordinário, que seguirá até o dia 15 de junho.

O próximo grupo é o dos trabalhadores nascidos em maio. Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores terão o valor liberado ainda nesta semana, no dia 14. O saldo disponível já pode ser consultado, mas a retirada e a movimentação do valor segue o calendário estabelecido pela Caixa.

Como consultar

Para saber se tem direito ao benefício, bem como valores e datas de pagamento, o trabalhador pode efetuar a consulta por meio site da Caixa, pelo aplicativo do FGTS, disponível para download no Google Play e na App Store e nas agências da Caixa Econômica Federal.

Na consulta por meio do site, é possível saber:

  • se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário do FGTS;
  • consultar a data que o valor será creditado na conta poupança social digital;

Já pelas agências da Caixa e no aplicativo do FGTS, além de saber se tem direito ao benefício e a data que o valor será creditado, também é possível:

  • consultar o valor a ser creditado;
  • informar que não deseja receber o crédito do valor;
  • solicitar o retorno do valor creditado para conta do FGTS;
  • alterar o cadastro para criar a conta poupança social digital.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o saque extraordinário do FGTS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp