Começa liberação do saque-aniversário do FGTS 2021 nesta segunda (18)

O saque-aniversário do FGTS 2021 começa hoje e segue até o começo de 2022. Confira a tabela de pagamento e conheça os detalhes.

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes

O pagamento do saque-aniversário do FGTS 2021 começa nesta segunda-feira, 18. Os primeiros beneficiários são os nascidos em janeiro.

A Caixa Econômica Federal repassa o valor. Segundo estimativas do banco, 9,7 milhões de trabalhadores devem receber a quantia após terem optado por essa modalidade.

Continua após a publicidade

Apesar de ter começado agora, o calendário de saques se estende até o ano que vem. Veja como fica, de acordo com o mês de aniversário:

  • janeiro: de janeiro a 31 de março;
  • fevereiro: de fevereiro a 30 de abril;
  • março: de março a 31 de maio;
  • abril: de abril a 30 de junho;
  • maio: de maio a 31 de julho;
  • junho: de junho a 31 de agosto;
  • julho: de julho a 30 de setembro;
  • agosto: de agosto a 29 de outubro;
  • setembro: de setembro a 30 de novembro;
  • outubro: de outubro a 31 de dezembro;
  • novembro: de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022;
  • dezembro: de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.

Como fica claro, o resgate do saque-aniversário do FGTS 2021 pode ocorrer sempre do primeiro dia útil do mês de aniversário do beneficiário até o último dia útil do segundo mês seguinte.

Continua após a publicidade

Para ficar mais fácil, basta seguir a tabela acima. Caso não faça o saque dos valores até o limite, a quantia retorna de forma automática para a conta do FGTS.

Recebimento do saque-aniversário do FGTS 2021

O saque-aniversário do FGTS 2021 é pago a todos os trabalhadores com contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que optaram pela modalidade. A Caixa oferece essa alternativa após anúncio do governo federal.

Caso não tenha feito a solicitação, é possível requerê-la até o último dia útil do mês de nascimento. Por exemplo, se nasceu em março, pode solicitar o resgate até o dia 31 de março.

Dessa forma, o cliente pode solicitar o processo diretamente pela conta corrente da Caixa. O acesso é feito por app ou internet banking.

Continua após a publicidade

Se não for cliente do banco, o beneficiário pode ir até uma agência com a carteira de trabalho e documentos pessoais.

Quem está na lista de desempregados também pode optar pelo saque-aniversário FGTS 2021. Basta ter dinheiro na conta inativa.

Para saber o saldo disponível, é possível acessar o site ou o aplicativo do benefício, disponível para Android e iOS. Observe que cada trabalhador tem mais de uma conta.

A partir do momento que ocorre a adesão ao saque-aniversário, todas as ativas ou inativas seguem as regras. Se passar por uma demissão sem justa causa, o acesso ao valor se mantém proibido por dois anos.

Continua após a publicidade

Mais informações

Depois de sacar todo o valor da conta do FGTS, ela fica inativa se não forem feitos novos depósitos. Com isso, o trabalhador deixa de receber desse canal, mas pode continuar tendo dinheiro de outros lugares.

Por exemplo, caso o trabalhador tenha 5 contas do FGTS e apenas uma delas ficar inativa, ele continuará recebendo das outras 4. Além disso, se abrir uma nova, terá direito ao benefício da mesma forma.

O valor do saque-aniversário do FGTS 2021 corresponde a um percentual do saldo da conta do trabalhador, tendo como base uma tabela de alíquota. Ademais, a depender da quantia, ainda há o acréscimo de uma parcela adicional.

Quer saber mais sobre o pagamento de benefícios? Então, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações push para receber as informações.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.