Saiba qual é o melhor investimento para o 13º salário

Qual o melhor investimento para o 13º salário? Apesar dos gastos elevados de fim do ano, esse dinheiro extra pode ser utilizado para construir patrimônio.

LilianCH
Lilian Calmon

Quem trabalha com carteira assinada sabe que, no final do ano, vai receber um dinheiro extra. Mas, qual é o melhor investimento para o 13º salário?

Em geral, gasta-se mais em dezembro por conta das festas de fim de ano, mas, esse pode ser um bom momento para quem quer começar a investir.

Continua após a publicidade

A primeira parcela, sem qualquer desconto, deve ter caído até o dia 30 de novembro (a menos que o trabalhador tenha decidido antecipar o pagamento ao tirar férias). Já a segunda, com o desconto do Imposto de Renda (IR), cai até o dia 20 de dezembro.

Com informações da Exame.

Melhor investimento para o 13º salário: primeiro passo é quitar dívidas

Caso tenha dívidas, o primeiro passo é quitá-las antes de começar a investir. Isso porque os juros cobrados pela instituição financeira costumam ser mais elevados do que o obtido com o rendimento da maioria das aplicações.

Quem não tem dívidas pode começar a investir montando uma reserva de emergência, que é um capital investido em aplicações com maior segurança e liquidez para cobrir eventuais gastos. Quem não tem uma, pode usar o dinheiro do 13º para isso.

Por exemplo, investidores com perfil conservador e moderado podem optar por investir em ativos de renda fixa, como CDBs e títulos do Tesouro Direto. Eles oferecem segurança, liquidez e possuem custos baixos, muitas vezes sem qualquer taxa da parte do banco ou corretora.

Melhores alternativas de investimento dependem do perfil de cada um

Para quem já tem uma reserva de emergência, as melhores alternativas de investimento também dependerão do perfil de cada um. A mais adequada é aquela que está de acordo com o objetivo financeiro do investidor e no prazo desejado.

Aqueles com perfil mais arrojado podem investir em ativos da renda variável, como ações, fundos de ações ou multimercados. Tais aplicações oferecem maior potencial de retorno, embora a contrapartida seja um risco maior e custos como taxas de administração.

Aproveite e leia também: “13º salário de quem teve contrato suspenso ou salário reduzido: entenda como fica cada caso”.

Gostou deste post? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba todas as novidades em tempo real.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.