Agências do INSS terão supervisão no retorno do atendimento presencial

Entenda como será o retorno supervisionado nas agências do INSS, que começa a partir desta quarta-feira, 1.

Isabella Proença
Isabella Proença

A partir desta quarta-feira, 1, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passarão a contar com uma supervisão periódica no retorno do atendimento presencial.

No dia 13 de agosto, foi publicada a portaria que prevê a implementação do serviço Supervisão das APS – Retorno Gradual e Seguro, mas só entra em vigor a partir de hoje.

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Supervisão no retorno do atendimento presencial INSS

O primeiro ciclo de supervisão deve ocorrer entre os dias 1º e 31 de outubro. As medidas serão bimestrais, durante o período de 30 dias cada.

Enquanto houver pandemia, os funcionários do INSS irão atuar, durante o horário de atendimento, verificando os fluxos e os procedimentos realizados pelos segurados e servidores.

No começo da pandemia, em março de 2020, todos os serviços presenciais do INSS foram suspensos.

A ação foi tomada considerando os fatores de risco ao público atendido, composto de forma geral por pessoas portadoras de alguma doença e idosos.

De lá pra cá, alguns serviços presenciais têm sido retomados aos poucos, apesar de ser necessário sempre agendar com antecedência.

O agendamento pode ser feito pela central telefônica 135, mas quem não conseguir agendar pelo telefone pode fazê-lo na agência da Previdência Social mais próxima.

Serviços disponíveis para atendimento presencial

Em julho, foram incluídos os seguintes 12 serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante agendamento prévio:

  • Apresentação de contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
  • Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
  • Órgão mantenedor inválido, impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
  • Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais (maiores de 80 anos de idade, deficientes auditivos ou visuais);
  • Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos;
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado à falha operacional não vinculada à análise do direito. 

Os outros serviços que já estavam disponíveis para agendamento do atendimento presencial são:

  • Perícia médica;
  • Cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais);
  • Serviço social;
  • Reabilitação profissional;
  • Justificação administrativa;
  • Justificação judicial;
  • Atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios;
  • Entrega de documentos por convocação;
  • Realização de Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco);
  • Retirada de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135.

No entanto, o próprio INSS incentiva os cidadãos a buscarem os canais de atendimento virtuais por meio da plataforma Meu INSS, em que alguns desses serviços também estão disponíveis.

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