IRPF 2021: Receita paga terceiro lote nesta sexta; veja como consultar valores

Restituição do terceiro lote será paga a 5 milhões de contribuintes, que receberão diretamente na conta bancária informada na declaração

Escrito por Ana Júlia Ramos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021 deve ser pago nesta sexta-feira, 30, de acordo com a Receita Federal. O crédito é relativo ao ano-base 2020, e vale para quem enviou a declaração até o dia 18 de junho.

Segundo a Receita Federal, 5.068.229 contribuintes receberão R$ 5,8 bilhões — desse total, R$ 354.326.718,95 vão para o pagamento de contribuintes prioritários, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos, 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos, 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além de professores, têm prioridade para receber o reembolso. 

Como saber se devo receber a restituição do terceiro lote?

Para saber se a sua restituição do Imposto de Renda está disponível, é possível realizar uma consulta por meio do site da Receita Federal. Veja como consultar informações mais detalhadas

Se o contribuinte identificar alguma pendência na sua declaração do IRPF, é possível realizar a retificação e corrigir as informações equivocadas.

Vale lembrar que quando a declaração apresenta inconsistência (em caso de malha fina), a restituição só é liberada após as informações serem corrigidas pelo contribuinte ou em caso de comprovação de que a declaração está correta.

Quando ocorrerão as próximas restituições?

Os próximos lotes de restituição do IRPF 2021 já têm data para acontecer. Confira o calendário de pagamento:

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Quer saber acompanhar todas as notícias sobre o Imposto de Renda sem dificuldades? Então, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações! Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp