O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021 deve ser pago nesta sexta-feira, 30, de acordo com a Receita Federal. O crédito é relativo ao ano-base 2020, e vale para quem enviou a declaração até o dia 18 de junho.
Segundo a Receita Federal, 5.068.229 contribuintes receberão R$ 5,8 bilhões — desse total, R$ 354.326.718,95 vão para o pagamento de contribuintes prioritários, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos, 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos, 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além de professores, têm prioridade para receber o reembolso.
Como saber se devo receber a restituição do terceiro lote?
Para saber se a sua restituição do Imposto de Renda está disponível, é possível realizar uma consulta por meio do site da Receita Federal. Veja como consultar informações mais detalhadas
- Web: Meu Imposto de Renda (Portal e-CAC)
- Aplicativo móvel: Meu Imposto de Renda (App Store)
- Aplicativo móvel: Meu Imposto de Renda (Google Play)
Se o contribuinte identificar alguma pendência na sua declaração do IRPF, é possível realizar a retificação e corrigir as informações equivocadas.
Vale lembrar que quando a declaração apresenta inconsistência (em caso de malha fina), a restituição só é liberada após as informações serem corrigidas pelo contribuinte ou em caso de comprovação de que a declaração está correta.
Quando ocorrerão as próximas restituições?
Os próximos lotes de restituição do IRPF 2021 já têm data para acontecer. Confira o calendário de pagamento:
4º lote: 31 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.
Quer saber acompanhar todas as notícias sobre o Imposto de Renda sem dificuldades? Então, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações! Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.