Receita paga 339 milhões de restituição do IRPF aos contribuintes nesta segunda

Receita paga 339 milhões de restituição hoje. Esse não é o primeiro lote residual do IR, mas vai contemplar, ao todo, 198.967 contribuintes.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

A Receita paga 339 milhões de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) nesta segunda-feira, 30. Esse é mais um lote residual, para quase 199 mil contribuintes, um total de 198.967 titulares de CPF.

Dessa forma, quem ainda não recebeu a restituição no calendário oficial ou nos lotes residuais anteriores pode receber neste lote..

Continua após a publicidade

Os canais para consulta são o site da Receita Federal, na função de consulta da Restituição, ou no telefone 146.

Como fazer a consulta ao lote da restituição do IRPF?

Para fazer a consulta, o contribuinte deve informar o CPF, data de nascimento e o ano do exercício que deseja consultar.

Pelo site ainda é preciso fazer uma confirmação por código, garantindo que a consulta não está sendo realizada por um robô.

Informações disponíveis na consulta

Se o contribuinte ainda não recebeu o pagamento, pode receber a informação que vai receber o valor nesse lote, que já está na fila para o pagamento ou que existem inconsistências que precisam de regularização.

Para a regularização, o e-CAC é o canal mais recomendado. Nele, a função “Meu Imposto de Renda” deve ser utilizada.

Já o caso da restituição estar liberada, porém, ainda não provisionada para depósito, o contribuinte deve procurar outros canais, ou seja, os telefones da Central de Atendimento:

  • Capitais, 4004-0001;
  • demais localidades, 0800-729-0001;
  • atendimento para deficientes auditivos, 0800-729-0088

Nesses números é possível fazer o agendamento do depósito, confirmar os dados bancários e ficar sabendo quando o crédito será liberado.

Esse não é o primeiro lote residual do IR. A Receita paga 339 milhões de restituição hoje, mas já fez outros depósitos em datas anteriores.

Vale lembrar que o valor permanece disponível para saque na conta do contribuinte por 12 meses. Caso não faça o saque, depósito retorna aos cofres públicos.

Dessa maneira, o contribuinte que perder o prazo terá que fazer um pedido de pagamento pelo Portal e-CAC.

Quer continuar acompanhando notícias sobre a restituição do IRPF? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber outras notícias e dicas no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.